O IBICT – Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e tecnologia lança mais um portal destinado a apoiar iniciativas brasileiras para inclusão sociodigital.  O portal tem como parceiros instituições e empresas como: OI, CNPQ, FINEP, RNP, SBPC e UNESCO.

Segundo informações obtidas no portal onde serão disponibilizados acervos diversos sobre o tema – http://inclusao.ibict.br
a inciativa terá a missão de “Ser um canal para a coleta, sistematização e disseminação de informações sobre Inclusão Digital no Brasil.”   e o portal foi concebido para:  servir como um  “canal de interação que tem como objetivo agregar e sistematizar em um grande banco de dados na Internet, unidades de informação com valor para gestores, estudiosos e interessados no acompanhamento das influências da tecnologia no processo de desenvolvimento humano, social e econômico no Brasil.

A construção deste portal foi motivada pelo compromisso de popularização e disseminação do conhecimento sobre inclusão digital no Brasil, bem como para dar maior visibilidade às ações empreendidas pelo conjunto de atores do setor público, prioritariamente, no combate à exclusão social no país. No entanto, também estão contempladas neste portal iniciativas de outros setores.

Mediante tal cenário a necessidade de reunir as informações sobre a inclusão digital no Brasil em um portal aponta para o amadurecimento e consolidação do conjunto das iniciativas em curso e de sua relevância social.

As informações apresentadas neste portal não constituem um georeferenciamento da área em sentido estrito, mas refletem uma visão panorâmica da área de inclusão digital por meio de contornos de mapas (regiões, estados e cidades) e de sua evolução.

O caminho de navegação no portal pretende possibilitar ao usuário esta visão panorâmica. A estrutura de organização das informações está dividida da seguinte maneira: Mapa do Portal, Página Principal, Sobre o Portal, Mapa de Inclusão Digital, Aprendizagem Informacional, Fontes de Pesquisa, Legislação, Busca, Acessibilidade, Perguntas Freqüentes, Fale conosco, Fórum, Produtos e Serviços.

Este portal pretende ser um canal para a coleta, sistematização e disseminação de informações sobre o tema no Brasil.

A oferta de informações deste portal é direcionada aos que pretendem tornar realidade um estágio de desenvolvimento social e econômico caracterizado pela capacidade da sociedade de obter e compartilhar recursos de informação e tecnologia de maneira rápida e segura.”

Por Dori, em 07/05/2008

No Responses to “”