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O III Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo integra-se às ações de pesquisa, ensino e extensão de nossos grupos Educação Comunicação e Tecnologias - GEC (PPGE e MPED/FACED/UFBA) e Mídia-Educação e Comunicação Educacional - COMUNIC (PPGE/CED/COMUNIC/UFSC) centradas no commons o que implica a criação e o compartilhamento do conhecimento com a sociedade. Trata-se de uma ação aberta de criação e produção científica e cultural que envolve simultaneamente a formação dos/as envolvidos - equipe executora, convidados e  participantes -  e a sociedade em geral. Dá continuidade a um projeto interinstitucional e internacional de pesquisa e de comunicação científica, desenvolvido entre os anos de 2018 e 2022, sob a liderança das Universidades Federais da Bahia (UFBA) e de Santa Catarina (UFSC), em conjunto com a Universidade de Barcelona (Espanha), que dinamizou uma rede significativa de pesquisadores com diferentes experiências no campo da ciência, da educação e da criação, com um forte vínculo com a educação básica. O evento tem por objetivos:

- fortalecer o vínculo entre essas instituições e a sociedade, alargando a rede com a integração de pesquisadores de outros países da América Latina, região formada por países que compartilham história e atravessam situações políticas e sociais bastante similares (desde as origens coloniais até os atuais processos de restaurações conservadoras)

- possibilitar a troca de conhecimentos e saberes entre a universidade, as escolas da educação básica e os movimentos da sociedade civil

- fortalecer a produção colaborativa entre grupos de pesquisa na articulação ciência-cultura-educação-criação.

- estimular a formação inicial e continuada dos estudantes de graduação, pós-graduação e professores da educação básica.

. Como todas as atividades de nosso grupo, temos uma forte pegada na comunicação científica. Assim, através da articulação com os sistema midiáticos serão realizadas peças para ampla divulgação das temáticas associadas ao evento, a saber, educação, tecnologias digitais, ativismo, cultura livre, ética hacker, soberania digital, entre outras, seja nos meios analógicos, seja nos digitais. O PORQUE DO EVENTO Desde a crise global dada pela pandemia, vivenciamos a imersão abrupta da vida cotidiana nas tecnologias digitais, o que nos conectou em momento de insegurança sanitária, mas também acirrou as desigualdades sociais postas pelos limites de acesso e letramento digital de parte da população. Esse cenário trouxe também um crescimento significativo da inserção das plataformas digitais na educação, com antigos/novos problemas para a educação. Este tema veio para o epicentro do debate sobre os problemas nacionais, e passou a estar presente nas propostas de enfrentamento à crise, para o desenvolvimento social, econômico, científico, político e cultural. E a criação dessas propostas depende de um forte debate entre especialistas, nacionais e internacionais, e com a sociedade, oportunidade em que se compreende melhor os fenômenos, novos conhecimentos são gerados, novas parcerias se estabelecem para a elaboração de projetos colaborativos e soluções adequadas às realidades especificas. Daí a importância da realização deste evento, com foco na soberania digital, tema que requer ações acadêmicas, políticas e comunicação pública envolvendo professores, gestores e responsáveis pelas políticas públicas, os que estão nos espaços da escola e nos locais de decisão, assim como, também, os que estão em formação nas universidades, de maneira a fortalecer o pensar coletivo, criativo, aberto, livre e ativista para a educação com (ou sem) tecnologias. Com isso, acreditamos contribuir para a superação de nossa histórica dependência dos países ditos desenvolvidos. Somente com soberania digital podemos criar as condições necessárias para o desenvolvimento e a criação nos campos da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia. Deste modo, consideramos relevante este evento para ampliar as discussões relacionadas à educação, ao ativismo e a soberania digital em uma perspectiva global-local.

El III Seminario Internacional Conexión Escuela-Mundo forma parte de las actividades de investigación, docencia y extensión de nuestros grupos Educación, Comunicación y Tecnologías - GEC (PPGE y MPED/FACED/UFBA) y Medios-Educación y Comunicación Educativa - COMUNIC (PPGE/CED/ COMUNIC/UFSC) centradas en los bienes comunes, lo que implica la creación y el intercambio de conocimientos con la sociedad. Se trata de una acción abierta de creación y producción científica y cultural que implica simultáneamente la formación de los implicados -equipo ejecutor, invitados y participantes- y de la sociedad en general. Continúa un proyecto interinstitucional e internacional de investigación y comunicación científica, desarrollado entre 2018 y 2022, bajo el liderazgo de la Universidad Federal de Bahía (UFBA) y de la Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC), junto con la Universidad de Barcelona (España), que creó una significativa red de investigadores con diferentes experiencias en el campo de la ciencia, la educación y la creación, con fuerte vínculo con la educación básica.

El evento tiene como objetivos:

- fortalecer el vínculo entre estas instituciones y la sociedad, ampliando la red con la integración de investigadores de otros países de América Latina, una región conformada por países que comparten historia y atraviesan situaciones políticas y sociales muy similares (desde orígenes coloniales hasta procesos actuales de restauraciones conservadoras)

- permitir el intercambio de conocimientos entre la universidad, las escuelas de educación básica y los movimientos de la sociedad civil

- fortalecer la producción colaborativa entre grupos de investigación en la articulación ciencia-cultura-educación-creación

- fomentar la formación inicial y continua de estudiantes de bachiller y posgrado y docentes de la educación básica.

Como todas las actividades de nuestro grupo, tenemos un fuerte enfoque en la comunicación científica. Así, a través de la articulación con el sistema mediático, se producirán piezas para dar amplia difusión a los temas asociados al evento, a saber, educación, tecnologías digitales, activismo, cultura libre, ética hacker, soberanía digital, entre otros, ya sea en medios analógicos o en formato digital.

POR QUÉ EL EVENTO

Desde la crisis global provocada por la pandemia, hemos experimentado la abrupta inmersión de la vida cotidiana en las tecnologías digitales, que nos conectaron en un momento de inseguridad sanitaria, pero también exacerbaron las desigualdades sociales planteadas por las limitaciones al acceso y a la alfabetización digital de parte de la población. Este escenario también trajo un crecimiento significativo en la inserción de plataformas digitales en la educación, con viejos/nuevos problemas para la educación. Este tema llegó al epicentro del debate sobre los problemas nacionales, y se hizo presente en las propuestas para enfrentar la crisis, para el desarrollo social, económico, científico, político y cultural. La creación de estas propuestas depende de un fuerte debate entre expertos, nacionales e internacionales, y con la sociedad, una oportunidad en la que se comprenden mejor los fenómenos, se generan nuevos conocimientos, se establecen nuevas alianzas para la elaboración de proyectos colaborativos y soluciones adecuadas para las realidades específicas. De ahí la importancia de la realización de este evento, centrado en la soberanía digital, tema que requiere acciones académicas, políticas y de comunicación pública que involucren a docentes, gestores y responsables de políticas públicas, quienes están en los espacios escolares y lugares de toma de decisiones, así como, también , quienes se forman en las universidades, con el fin de fortalecer el pensamiento colectivo, creativo, abierto, libre y activista para la educación con (o sin) tecnologías. Con esto creemos que contribuiremos a superar nuestra dependencia histórica de los llamados países desarrollados.

Sólo con soberanía digital podremos crear las condiciones necesarias para el desarrollo y la creación en los campos de la Educación, la Cultura, la Ciencia y la Tecnología. Por ello, consideramos relevante este evento para ampliar las discusiones relacionadas con la educación, el activismo y la soberanía digital desde una perspectiva global-local.

Esse evento de 2024 foi antecedido de dois outros eventos internacionais que aconteceram ao longo da pesquisa “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadores para a formação cidadã” (apoio CNPq – processo #440065/2017-8), os quais possibilitaram encontros com a comunidade acadêmica, grupos de pesquisa, graduandos, pós-graduandos e profissionais da educação básica. Foram momentos de trocas e compartilhamentos que favoreceram a interlocução entre o ensino, a pesquisa e a extensão, bem como a avaliação de percursos da investigação científica em andamento à época. Os I e II Seminários aconteceram, respectivamente, na UFSC, nos anos de 2018 e 2022 (o evento de 2020, na Bahia, não foi realizado em função da pandemia da Covid-19). Na primeira edição, em 2018, a programação contemplou atividades abertas ao público, em que pesquisadores do Brasil e exterior compartilharam suas reflexões sobre as interseções entre a educação, tecnologias e direitos humanos. foco foi olhar a educação em direitos humanos a partir da perspectiva da ética hacker, centrada nos princípios da colaboração, compartilhamento, descentralização e do cuidado com o outro, buscando contribuir com a construção de um mundo melhor.

Na edição de 2022, no mesmo formato do anterior, o foco principal foi o debate em torno dos caminhos investigativos que revelaram algumas experiências inovadoras na pesquisa em educação, concebidas como metodologias ativistas da ação hacker na escola com experiências criativas na aproximação universidade-escola. Essas duas edições foram organizadas pelos grupos de pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias (GEC/UFBA), Mídia-Educação e Comunicação Educacional (COMUNIC/UFSC), tendo a parceria do Laboratório de Mídia Interativa da Universidade de Barcelona (LMI/UB). A edição deste ano acontecerá na UFBA, organizada pelo GEC, que comemora 30 anos de existência, com a participação dos mesmos e de novos parceiros, como o IFBA, IFBahiano, UESC, UFSB, UFS, Instituto Oyá, IFSP, Universidade de Mondragon/Espanha, UNPA, IAEN, UCT, UNAM entre outros.

Este evento de 2024 fue precedido por otros dos eventos internacionales que tuvieron lugar en el marco de la investigación “Conexión Escuela-Mundo: espacios innovadores para la formación ciudadana” (apoyo CNPq – proceso #440065/2017-8), que permitieron encuentros con la comunidad académica, colectivos, estudiantes de bachillerato, posgrado y profesionales de la educación básica. Fueron momentos de intercambio y participación que favorecieron el diálogo entre docencia, investigación y extensión, así como la evaluación de los caminos de investigación científica en curso en ese momento. Los Seminarios I y II tuvieron lugar en la UFSC, respectivamente, en 2018 y 2022 (el evento de 2020, en Bahía, no se realizó debido a la pandemia de Covid-19). En la primera edición, en 2018, el programa incluyó actividades abiertas al público, en las que investigadores de Brasil y del extranjero compartieron sus reflexiones sobre las intersecciones entre educación, tecnologías y derechos humanos. El foco fue mirar la educación en derechos humanos desde la perspectiva de la ética hacker, centrada en los principios de colaboración, intercambio, descentralización y cuidado de los demás, buscando contribuir a la construcción de un mundo mejor.

En la edición 2022, en el mismo formato que la anterior, el foco principal fue el debate en torno a los caminos investigativos que revelaron algunas experiencias innovadoras en investigación educativa, concebidas como metodologías activistas de acción hacker en la escuela con experiencias creativas de aproximación entre universidad-escuela. Estas dos ediciones fueron organizadas por los grupos de investigación Educación, Comunicación y Tecnologías (GEC/UFBA), Medios-Educación y Comunicación Educativa (COMUNIC/UFSC), en colaboración con el Laboratorio de Medios Interactivos de la Universidad de Barcelona (LMI/UB). La edición de este año tendrá lugar en la UFBA, organizada por el GEC, que celebra 30 años de existencia, con la participación de esos colaboradores y de nuevos, como IFBA, IFBahiano, UESC, UFSB, UFS, Instituto Oyá, IFSP, Universidad de Mondragón/ España, UNPA, IAEN, UCT, UNAM entre otros.

Período de inscrição: 01 de junho a 16 de outubro de 2024

Período de submissão de trabalhos: até 15 de julho de 2024

Período de avaliação dos trabalhos submetidos: 22 de julho até 20 de agosto de 2024

Data de divulgação dos trabalhos aprovados: 30 de agosto de 2024
Data do evento: 07 a 18 de outubro de 2024

Período para submissão dos trabalhos apresentados, para comporem os anais do evento: 21 de outubro a 10 de novembro de 2024.

Periodo de inscripción: 1 de junio al 16 de octubre de 2024

Periodo de envío de trabajos: hasta el 15 de julio de 2024

Periodo de evaluación de trabajos recibidos: 22 de julio al 20 de agosto de 2024

Fecha de divulgación de los trabajos aprobados: 30 de agosto de 2024
Fecha del evento: 7 al 18 de octubre de 2024

Plazo de envío de los trabajos presentados, para formar parte de los anales del evento: 21 de octubre al 10 de noviembre de 2024

As inscrições e submissões são gratuitas. Como o sistema que a UFBA usa (GERE) é muito antigo, caso dê erro, tente mais de uma vez, troque de navegador, e tente recarregar a página. Desculpa por isso, mas esse é um dos pontos a serem debatidos em nosso evento.

Orientações gerais

  1. Para socialização e divulgação de trabalhos no evento, serão aceitos textos nas modalidades Resultado de Pesquisa e Relato de Experiência
  2. Os interessados deverão submeter texto no formato de Resumo Expandido
  3. Serão aceitos trabalhos em língua portuguesa e espanhola
  4. Os trabalhos devem ser totalmente originais e não terem sido comunicados em outros eventos ou publicações.
  5. Cada pessoa inscrita poderá submeter apenas um Resumo como autor/a. Fica liberada a quantidade de submissão de trabalho em co-autoria.
  6. Serão aceitos trabalhos com o máximo de três autores
  7. A submissão do Resumo está atrelada à inscrição do/a autor/a, que é gratuita, e deverá ser feita através do site http://www.3conexaoescola-mundo.ufba.br
  8. O Resumo deverá ser salvo em .DOC e anexado pelo/a autor/a principal na página do evento.
  9. O/a autor/a deverá indicar o campo de interesse: 1) Educação e tecnologias digitais, 2) Ativismo digital, 3) Soberania Digital para a submissão de sua comunicação no evento, conforme opções que constam na página de apresentação do evento.
  10. É de inteira responsabilidade do(a) autor(a), no momento da submissão, incluir todas as informações solicitadas pelo sistema, não sendo permitida, posteriormente, a inclusão de qualquer dado ou alteração no texto enviado.
  11. A seleção de trabalhos será realizada por meio da análise do Resumo pela Comissão Científica do evento, conforme critérios pré-definidos.
  12. Os Resumos selecionados e apresentados deverão ser ressubmetidos no site, com identificação dos autores e instituição, e correções indicadas pelos avaliadores, caso haja, para serem publicados em Anais Eletrônicos, em link disponibilizado na página do evento, após o seu encerramento.
  13. Ao submeter o trabalho, autores/as e coautores/as concordam com a divulgação dos textos nos anais e/ou nas plataformas digitais utilizadas para socialização do evento.

Edição e elementos do texto

  1. Título do trabalho em maiúscula, negrito, com alinhamento centralizado, com fonte Liberation Sans/Arial, tamanho 14.
  2. Nome do(s) autor(es) ou qualquer tipo de identificação de autoria deverão ser omitidos, inclusive nas propriedades do arquivo.
  3. Referências no formato autor/data conforme Normas da ABNT vigentes.
  4. Margens esquerda e superior: 3 cm.
  5. Margens direita e inferior: 2 cm.
  6. Fonte: Liberation Sans/Arial, tamanho 12.
  7. Espaçamento entre linhas: 1,5.
  8. O arquivo deve ser salvo em .DOC
  9. O nome do arquivo deve ser as quatro primeiras palavras do título do trabalho.
  10. O arquivo deve ser produzido de acordo com o template indicado.
  11. Notas de rodapé podem ser utilizadas quando forem estritamente necessárias para elucidação de uma explicação ou fonte de informação. As notas de rodapé devem estar em fonte Liberation Sans/Arial, tamanho 10.
  12. Tabelas, gráficos e figuras, no corpo do texto, devem ser numeradas e conter a descrição do seu conteúdo em sua parte superior. Abaixo, deve-se indicar as fontes. As legendas precisam constar em fonte Liberation Sans/Arial, tamanho 11.

Orientações para a elaboração do Resumo Expandido

  1. O Resumo Expandido deverá ter entre 4 (quatro) e 6 (seis) páginas, incluindo referências.
  2. O texto deverá ser organizado em fluxo contínuo (sem tópicos).
  3. O Relato de Resultados de Pesquisa deverá ser composto de: problematização, objetivos, metodologia, resultados parciais ou finais (caso já existam), conclusões, referências (apresentadas de acordo com as Normas da ABNT vigentes). Baixe o template AQUI
  4. O Relato de Experiência deverá apresentar: contextualização da experiência, objetivos, reflexão crítico-teórica sobre a prática, conclusões, referências (apresentadas de acordo com as Normas da ABNT vigentes). Baixe o template AQUI

Critérios gerais de avaliação dos trabalhos

Os Resumos Expandidos serão avaliados pela Comissão Científica do evento mediante os seguintes critérios:
  1. Formatação em consonância com as orientações e normas do evento e da ABNT vigentes.
  2. Vinculação com o campo de interesse indicado pelo autor.
  3. Relevância do trabalho para ampliação das reflexões teórico-práticas de acordo com a temática.
  4. Organização das ideias e correções ortográfica e gramatical do texto.
  5. Referencial bibliográfico atualizado e pertinente à temática abordada.

Critérios específicos para avaliação de Relatos de Resultados de Pesquisa:

  1. Coerência, coesão e profundidade conceitual na argumentação da problemática em pauta no texto.
  2. Consistência e rigor na abordagem teórico-metodológica e na argumentação.
  3. Resultados parciais ou conclusivos de pesquisa em andamento ou concluída.

Critérios específicos para avaliação de Relatos de Experiência:

  1. Coerência e coesão na argumentação que relata o contexto da experiência.
  2. Reflexão crítica fundamentada sobre a prática vivenciada.

ATENÇÃO: A revisão linguística e ortográfica são de responsabilidade exclusiva dos autores.

Orientações para apresentação dos trabalhos aprovados no evento

  1. As apresentações de trabalhos ocorrerão na sessão de comunicações, em formato presencial. A projeção de slides é opcional.
  2. O tempo de apresentação será de até 15 min.
  3. As apreciações e discussões serão realizadas com base no campo de interesse indicado no ato da submissão.
  4. As apresentações ocorrerão de acordo com a programação do evento

Anais

Os trabalhos aprovados e apresentados no Seminário deverão ser RESSUBMETIDOS no sistema, atendendo o indicado pelos avaliadores e também com identificação das autorias, conforme template a ser divulgado oportunamente, para que possam compor os anais do evento.

La inscripción y envío de trabajos es GRATUITO. Como el sistema que utiliza la UFBA (GERE) es muy antiguo, si hay algún error, intente más de una vez, cambie de navegador e intente recargar la página. Lo sentimos, pero este es uno de los puntos a discutir en nuestro evento.

Orientaciones generales

  1. Para socialización y divulgación de los trabajos en el evento, serán aprobados textos en las modalidades Resultados de Investigación y Relato de Experiencias.
  2. Los interesados deben presentar el texto en el formato de Resumen Expandido.
  3. Serán aprobados trabajos en portugués y español.
  4. Los trabajos deben ser totalmente originales. Para ello, no deben haber sido presentados en otros eventos o publicados.
  5. Cada persona inscrita puede presentar un Resumen como autor(a). En términos de co-autoría, inexiste restricción en el número de trabajos que pueden ser presentados.
  6. Serán aceptados trabajos con un máximo de tres (03) autores.
  7. El Resumen debe ser enviado por el autor principal a través de la página-web del evento: http://www.3conexaoescola-mundo.ufba.br
  8. El Resumen debe ser registrado en formato .DOC por el autor principal.
  9. El/la autor(a) deberá indicar el campo de interés para la presentación del trabajo, según las opciones temáticas disponibles en la página-web del evento. Las opciones son: 1) Educación y tecnologías digitales; 2) Activismo digital y 3) Soberanía digital.
  10. Al momento de enviar el trabajo, es de exclusiva responsabilidad del autor(a) incluir todos los datos solicitados por el sistema, quedando inhabilitada la inclusión de cualquier otra información o modificación en el texto a posteriori.
  11. La aprobación de los trabajos será realizada por medio del análisis del Resumen por parte de la Comisión Científica del evento.
  12. Los resúmenes aprobados y presentados deben ser enviados, una segunda vez, através de la página del evento para su publicación. Deben incluir los datos de identificación de los autores, vínculo institucional, así como las sugerencias y correcciones indicadas por los evaluadores.
  13. Los trabajos serán publicados en Anales electrónicos. Los links de acceso serán publicados en la página del evento.
  14. Al enviar los trabajos para su evaluación, los autores/co-autores concuerdan con la divulgación de los textos en los anales y/o en las plataformas digitales utilizadas en la socialización del evento.

Edición y componentes del texto

  1. Título del trabajo en mayúscula, negrita, fuente Liberation Sans/Arial tamaño 14, centralizado.
  2. El nombre del autor, co-autores o cualquier tipo de identificación del texto debe ser omitido, inclusive, en las propiedades del archivo.
  3. Referencias en el formato autor/data siguiendo las normas ABNT vigentes.
  4. Márgenes izquierdo y superior 3cm; márgenes derecho e inferior 2cm.
  5. Fuente: Liberation Sans/Arial, tamaño 12; 1.5 de Interlineado.
  6. El archivo debe ser enviado en .DOC.
  7. El nombre del archivo debe estar compuesto por las cuatro (04) primeras palabras del título del trabajo.
  8. El archivo debe ser presentado en la plantilla indicada.
  9. Notas de pie de página pueden ser utilizadas en casos estrictamente necesarios para fines explicativos o de identificación de la fuente de información. Formatear en fuente Liberation Sans/Arial, tamaño 10.
  10. Tablas, gráficos y figuras en el cuerpo del texto, deben ser enumeradas y presentar la descripción del contenido en la parte superior. En la parte inferior del recurso se deben indicar las fuentes. Formatear en fuente Liberation Sans/Arial, tamaño 10.

Orientaciones para la elaboración del Resumen Expandido

  1. La extensión del Resumen Expandido será entre cuatro (4) y seis (6) páginas, incluidas las referencias.
  2. El texto debe ser organizado en flujo continuo, sin tópicos o sub-tópicos.
  3. La modalidad Resultados de Investigación se debe organizar tomando en consideración: problematización, objetivos, metodología, resultados parciales o finales (caso existan), conclusiones, referencias (cumpliendo las pautas de las Normas ABNT vigentes). Descarga la plantilla AQUÍ
  4. La modalidad Relato de Experiencias se debe organizar tomando en consideración: contextualización de la experiencia, objetivos, reflexión crítico-pedagógica sobre la práctica, conclusiones, referencias (cumpliendo las pautas de las Normas ABNT vigentes). Descarga la plantilla AQUÍ

Criterios generales en la evaluación de los trabajos

Los resúmenes expandidos serán evaluados por la Comisión Científica del evento mediante los siguientes criterios:
  1. Formato en correspondencia con las orientaciones y normas del evento y de la ABNT (vigentes).
  2. Vinculación con el campo de interés indicado por el autor.
  3. Relevancia del trabajo para la ampliación de las reflexiones teórico-prácticas de la temática.
  4. Organización de las ideas y corrección ortográfica y gramatical del texto.
  5. Referencias bibliográficas actualizadas y pertinentes con la temática abordada.

Criterios específicos en la evaluación de los Resultados de Investigación:

  1. Coherencia, cohesión y rigor conceptual en la argumentación de la problemática.
  2. Consistencia y rigor teórico-metodológico.
  3. Resultados parciales o conclusivos de investigación en curso o finalizada.

Criterios específicos en la evaluación de los Relatos de Experiencias:

  1. Coherencia, cohesión y rigor conceptual en el relato del contexto de la experiencia.
  2. Reflexión crítica fundamentada en la práctica vivida.

Atención: La revisión lingüística y ortográfica del texto son de exclusiva responsabilidad de los autores.

Orientación para la presentación de los trabajos aprobados en el evento

  1. La presentación de los trabajos acontecerá de forma presencial. La proyección de diapositivas es opcional.
  2. El tiempo de presentación será 15 minutos máximo.
  3. Las apreciaciones y discusiones serán efectuadas en base al campo de interés indicado al momento del envío del trabajo.
  4. Las presentaciones se realizarán según la programación del evento.

Anales

Os trabalhos aprovados e apresentados no Seminário deverão ser RESSUBMETIDOS no sistema, atendendo o indicado pelos avaliadores e também com identificação das autorias, conforme template a ser divulgado oportunamente, para que possam compor os anais do evento.

CONVIDADAS(OS)

PROGRAMAÇÃO INTERNACIONAL

Dia 15.10.2024

TERÇA-FEIRA

AUDITÓRIO I

09:00 às 12:30 h

Defesa de tese de doutorado de ROGER ABURTO VILLALTA (PGEDU/UFBA):

Ciberactivismo: la imagen como táctica para la formación ciudadana en línea

Banca:

Maria Helena Silveira Bonilla (orientadora) - UFBA

Isabel Colucci Coelho (UFSC)

Amaia Arroyo Sagasta (Mondragon)

Alexandre de Oliveira Fernandes (IFBA)

Lucila Didier (UNSL)

Silvina Carmen Casablancas (UNLu e FLACSO)

Karina Moreira Menezes (UFBA)

AUDITÓRIO RAUL CHAVES

13:00 às 14:00 h

Credenciamento e Recepção aos inscritos - entrega de materiais do seminário

Abertura do stand I do CGI com publicações e banners sobre o CGI e suas ações

14:00 às 18:00 h

Abertura - vídeo de boas vindas

Boas vindas anti-racista, com Livia Maria Santana e Sant’anna Vaz - Promotora Ministério Público da Bahia e escritora

O hacker Galileu Galilei, a partir de Bertold Brecht

direção de Gordo Neto. [intervenção científico-cultural]

Homenagem ao dia das professoras e dos professores com SINPRO, APLB-Bahia e APUB

Allysson Mustafa, presidente do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (Sinpro-Bahia)

Rui Oliveira, presidente da Associação dos Professores Licenciados da Bahia (APLB)

Representante da Associação dos Professores Universitários da Bahia (APUB)

Breve fala das autoridades

Reitor da UFBA

Reitoria do IFBA

Manoel Barral Neto - Presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB)

Maria Marighella - Presidenta da Funarte

Representação da UNICEF

Julio Rocha - Diretor da Faculdade de Direito

Carollina Lima - Associação Nacional de História

Maribel Silva - Diretora do ICEIA

Nanci Franco - Diretora da FACED

Cesar Leiro - coordenador do Pgedu/Faced/UFBA

Marlene dos Santos - Coordenadora do PPGCLIP/Faced/UFBA

Representação da ANPG Bahia

Nelson Pretto - Coordenador do evento

Diálogo: Delírios Utópicos

Lívia Maria Santana e Sant´Anna Vaz (Escritora e Promotora MP) e Antonio Lafuente (CSIC/Espanha) conversam com Nelson Pretto (FACED/UFBA)

Dia 16.10.2024

QUARTA-FEIRA

AUDITÓRIO RAUL CHAVES

9:00 h

Documentário sobre os 30 anos do GEC

9:15 às 10:45 h

Mesa I:  Rede pela Soberania digital: desafios de sempre

Beatriz Beá Tibiriça  - Coletivo Digital/SP

Flavia Levefre - Nupef/SP

Uirá Porã -  Ativista/Ceará

Sérgio Amadeu da Silveira - UFABC

Vinicius Ramos - UFSC - coordenação

10:45 às 11:00 h

Comidinhas e bebidinhas

AUDITÓRIO RAUL CHAVES

11:00 às 12:30 h

Mesa II: - O PSL Bahia, o ativismo digital e a internet no Brasil 

Aurélio Heckert - ativista e pioneiro do SL na Bahia

Alexandre (Alê) Costa Barbosa - Unicef

Daniela Feitosa - pesquisadora grupo de pesquisa SEED

Mônica de Sá Dantas Paz -  STI/UFBA

Rodrigo Almeida, professor IFBaiano

Valessio Brito - ativista

Sandro Andrade - professor IFBA

Maria Helena Bonilla - Coordenação

12:30 h

O menino da internet: a história de Aaron Swartz

Sinopse: A história do ativista de internet e pioneiro de programação Aaron Swartz a partir de sua adolescência, seu envolvimento com o RSS, a fundação do Reddit, e seu crescente interesse na defesa política relacionada a Cultura Livre. O filme ainda explora sua prisão, as táticas da acusação a fundamentar seus supostos crimes.

Curadoria: Saladearte Cinema

HALL DO TÉRREO E DO 1º ANDAR

14:00 h

Instalação com produções do GEC

Stand II do CGI com publicações e banners sobre o CGI e suas ações

14:30 às 16:00 h

AUDITÓRIO I

Conferência dialogada: Políticas Públicas de TI e a educação

Edmea Santos - UFRRJ

Daniel Queiroz Lopes - UFRGS

Isabel Coloucci - UFSC

Rafael Evangelista - UNICAMP

Sergio Amadeu da Silveira - UFABC

Coordenadora: Marlene dos Santos - Faced/MPED/UFBA

AUDITÓRIO II

14:30 - 16:00 h

Debate I: Mulheres hackers em ação na educação

Bea Tibiriça - Coletivo Digital/SP

Geisa Santos - UFBA e Raul Hacker Clube.

Mariana Gomes -  Plataforma Conexão Malunga

Mônica de Sá Dantas Paz -  STI/UFBA

Coordenação: Salete Noro (UFBA)

AUDITÓRIO ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

14:30 às 16:00 h

Debate II: Culto à inovação

Eduard Aibar - Universidade Aberta da Catalunya

Thiane Neves Barros - Coalizão Tecnopolíticas Pan-Amazônicas e CEDENPA

Elizabete Moura - UFBA

Luis Augusto Lopes - IFBA e CRH

Coordenação: Daniel Pinheiro - UFSB

16:00 às 16:15 h

Comidinhas e bebidinhas

SALAS DA FACED E ADMINISTRAÇÃO

16:15 às 18:30 h

Dia 17.10.2024

QUINTA-FEIRA

HALL DO TÉRREO E DO 1º ANDAR

8:00 às 9:00 h 

Exposição das produções do GEC

Salão de pôsteres, mostra de livros e de fotografias, e instalação com todos os pesquisadores que ajudaram a construir o GEC.

AUDITÓRIO I

9:00 às 10:30 h

Mesa Redonda III: Pesquisa em TIC e Educação: educação aberta

Andrea Lapa – UFSC e CUNY/Nova Iorque/EUA

Marina Bazzo - UFSC

Simone Lucena - UFS

Coordenação: Sule Sampaio - UFS

AUDITÓRIO II

9:00 às 10:30 h

Mesa Redonda IV: Pesquisa em TIC e Educação: redes e conexões

Gabriel Cevallos - IAEN

Katya Braghini - PUC/SP

Maria Helena Bonilla - UFBA

Silvina Casablancas - Universidad Nacional de Luján (UNLu) y Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO Argentina)

Coordenação: Kelly Alves - UFBA/GEC e MEHED

AUDITÓRIO DA FACULDADE DE CIÊNCIA CONTÁBEIS

09:00 às 10:30 h

Mesa Redonda V: A inteligência artificial e a plataformização da educação

Adriano Bruno - Unirio

Amaia Arroyo Sagasta - Universidade de Mondragon/Espanha

Henrique Parra - UNIFESP

Tânia Hetkowski - Uneb e SBPC Regional Bahia

Coordenação - Daniel Pinheiro UFSB/CPF 

AUDITÓRIO ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO

09:00 às 10:30 h

Mesa Redonda VI: Escolarização Aberta com Tecnologias Digitais: aproximando currículo, escola e sociedade

Karine Pinheiro de Souza - UFCA

Marcio Vieira de Souza - UFSC

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida - PUC/SP

Sônia Maria da Conceição Pinto - UNEB

Coordenação: Miriam Struchiner - UFRJ

HALL DO TÉRREO E DO 1º ANDAR

10:30 às 10:45 h

Comidinhas e bebidinhas

SALAS DA FACED, ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

10:45 às 12:30 h

12:30 h

Filme: Feministas: O Que Elas Estavam Pensando?

Sinopse
Um álbum de fotos da década de 1970 captura o despertar de mulheres deixando para trás restrições culturais impostas sobre elas desde sua infância e abraçando a si mesmas por inteiro. A diretora Johanna Demetrakas revisita essas fotos e as histórias de vida das mulheres retratadas nelas, refletindo sobre as mudanças culturais que aconteceram desde então e a ainda presente necessidade de mudança.

14:30 às 19:00 h.

Papo sobre Cultura Digital e cultura livre com Discotecagem de IJ ana dumas (Carrinho Brau)

Maria Marighela - Presidenta da Funarte

DJ Gabão

Ana Dumas - ativista da cultura

Cláudio Manoel Duarte (líder do grupo de pesquisa LinkLivre, Professor na UFRB e produtor audiovisual, coordenador dos Cursos FICs MinC e UFRB)

Karla Brunet - UFBA

Fabrício Cumming - Acervo da Laje

Rose Lima - produtora cultural, TCA e Casa Rosa

Goli Guerreiro - antropóloga

Giselly Lima - UFBA

Fabricio Brito - Periferia Brasileira das Letras e Grupo Pombagem

Pola Ribeiro - cineasta, Diretor do MAD

Coordenação: Messias Bandeira (UFBA - IHAC e Digitália)

19:00 às 22:00 h

Lançamento de livros impressos e ebooks:

“Conexão Escola-mundo: uma rede em processo”, de Nelson Pretto, Andrea Lapa, Mariona Grane Oro, EDUFBA.

“Conexão Escola-Mundo: espaços inovadoras para a formação cidadã’, organizado por Nelson Pretto e Andrea Lapa, EDUFBA.

"Em Tramas" de Andrea Lapa, EDUFBA

 

“Redecult Form@ção: práticas pedagógicas e autorias docentes com as culturas digitais”, organizado por Gilson Pereira dos Santos Júnior, Sandra Víginia  Correia de Andrade Santos e Simone Lucena, Editora da UFS.

"A Justiça é uma Mulher Negra". Lívia Sant'Anna Vaz e Chiara Ramos. Editora: Letramento.

"Cotas Raciais". Lívia Sant'Anna Vaz. Editora: Jandaíra.

"Abayomi: O Reluzir dos Encontros Preciosos". Lívia Sant'Anna Vaz e Chiara Ramos.  Ilustração: Bárbara Quintino. Editora: Yellowfante.

Apresentação do livro “Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados”, por Rafael Evangelista - Unicamp e CGI.br

Discotecagem com IJ Aninha Dumas - Carrinho Braw acompanhado de um coquetel de lançamento dos livros e de celebração do evento.

Dia 18.10.2024

SEXTA-FEIRA

AUDITÓRIO RAUL CHAVES

9:00 às 11:30 h

Hackathons, hacklabs, espaços makers, cozinha cívica: prototipar laboratórios cidadãos no ambiente escolar e fora dele

Intervenções de

Quenia Gouveia - Núcleo de tecnologia do MTST

Alexandre Aguado - IFSP

Thaiane Machado  - Gaveta do Pensamento

Tiffany Odara - Yalorixá do terreiro Oya Matamba, ativista, escritora.

Valessio Brito - Jacobina

Debora Abdala - Onda Digital/UFBA

Debora Campelo - Projeto Ayomide - Instituto Odara

Maria Carolina - ADM-UFBA

Raul Hacker Club

Paulett Furacão - Coletivo LGBTQIIANP Laleska D'' Capri.

Iuri Rubin - Maria Felipa Hacker Club - IAT/SEC Bahia

Jefferson Texeira Maciel - SEC Irecê

Síntese provocadora de Antonio Lafuente (CSIC/Espanha)

Coordenação - Karina Menezes - FACED/UFBA 

12:30 h

Citizenfour

Sinopse:
Laura Pointras, por alguns anos (pós 11 de setembro de 2011) pesquisa sobre a segurança nacional e passa a receber e-mails anônimos, assinados sob o pseudônimo de "citizen four". As mensagens falam sobre documentos secretos do governos estadunidense. Em junho de 2013, Laura Poitras vai a Hong Kong encontrar-se com o remetente dos e-mails, Edward Snowden.

AUDITÓRIO RAUL CHAVES

14:30 às 17:00 h

Educação, Ativismo e Soberania digital: atravessamentos e possibilidades

Uirá Porã - ativista /Ceará

Rafael Evangelista - Unicamp e CGI

Bea Tibiriça - Coletivo Digital/SP

Alexandre (Alê) Barbosa - Unicef

Geo Saura - Universidade de Barcelona

Henrique Parra - Unifesp

Nelson Pretto - coordenação

CAMPUS CANELA DA UFBA

17:00 h

Arrastão da Soberania Digital - da Faculdade de Direito para a FACED

Mobilização com carrinho sonoro de Messias B. Figueiredo (IFBA), motorista do Nanotrix

Desconferência livre de encerramento

tempo livre para falar de 2 min

Coordenação de Augusto Cesar Leiro -Pgedu/Faced/UFBA

PROGRAMAÇÃO REGIONAL

CLIQUE NAS DATAS PARA VER COMPLETO
HAGA UN CLIC EN LAS FECHAS PARA LA PROGRAMACIÓN COMPLETA

Universidade de Santa Cruz (UESC)

08.10.2024 - TERÇA-FEIRA

DLA e DCIE com apoio da Pró-Reitoria de Extensão

Roda de conversa "Inteligência Artificial e Educação".
Priscila Gonsales - Instituto Educadigital/SP
Claudio Luis de Camargo Penteado, professor titular da UFABC
Coordenação Rita Argolo/DLA/Editus e Lívia Coelho/DCIE

Oficina de Audiobook
Apoio: Projeto de extensão Livros Sonoros
Prof. Antônio Figueiredo
Monitora: Júlia Falcão
15 vagas

O público alvo é a comunidade acadêmica da Uesc, escolas da Educação Básica e demais interessados. As inscrições acontecem de 05 de setembro a 04 de outubro através do formulário online.
Maiores Informações: dcie@uesc.br

Oficina de Podcast
Apoio: Projeto de extensão Rádio UESC
Prof.ª Priscila Chéquer
Monitores: estagiários da Rádio UESC
15 vagas

O público alvo é a comunidade acadêmica da Uesc, escolas da Educação Básica e demais interessados. As inscrições acontecem de 05 de setembro a 04 de outubro através do formulário online.
Maiores Informações: dcie@uesc.br

Oficina de Audiovisual
Apoio: Projeto de extensão Prisma - Educação para a diversidade e TV UESC
Prof.ª Betânia Barreto
Monitores: Brian Ferreira, Gabriel Carvalho e Dri Carvalho
20 vagas

O público alvo é a comunidade acadêmica da Uesc, escolas da Educação Básica e demais interessados. As inscrições acontecem de 05 de setembro a 04 de outubro através do formulário online.
Maiores Informações: dcie@uesc.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFBaiano)

08.10.2024 - TERÇA-FEIRA

Campus Itapetinga

Alfredo Portugal – comunicador popular e doutorando em educação UFBA

Uriel Jose Castellanos Aguirre – professora do IFBaiano - Ingrid Michelle Coelho Sampaio Felix – professora do IFBaiano

09.10.2024 - QUARTA-FEIRA

Edenilson Fabiano da Silva Souza – estudante IFBaiano Itapetinga
Israel Freire dos Santos – estudante IFBaiano Itapetinga
Almerinda de Araujo Gomes Rocha – estudante IFBaiano Itapetinga
Andressa Sousa Viana – estudante IFBaiano Itapetinga
Mediador: Uriel Castellanos. professor IFBA Itapetinga

Cinema: Exibição do Documentário Ciência à Deriva: O desmonte da ciência brasileira.

26 min.

Mediação Uriel José Castellanos Aguirre/IFBaiano.

10.10.2024 - QUINTA-FEIRA

Uriel Jose Castellanos Aguirre – professora do IFBaiano
Ingrid Michelle Coelho Sampaio Felix – professora do IFBaiano

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

10.10.2024 - QUINTA-FEIRA

Campus Paulo Freire (CPF)

Janaína Diniz - Professora da UEMG, Doutoranda em Educação UFMG, integrante da iniciativa
Educação Vigiada. (participação remota/on-line)
Josalba Vieira - Ex-Diretora do Colégio de Aplicação da UFSC, integrou o Projeto Conexão
Escola Mundo. (participação remota/on-line)
Yuri Wanderley - Professor de Computação Aplicada à Educação do IFBA - Campus Jacobina.
Doutor e Mestre em Educação e Especialista em Cibercultura.
Daniel Pinheiro - coordenador local do evento (mediação)

REALIZAÇÃO

Universidade Federal da Bahia – UFBA

Faculdade de Educação

Programa de Pós-graduação em Educação

Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias

Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas

Academia de Ciências da Bahia

Universidade Federal da Bahia – UFSC

INSTITUIÇÕES PARCEIRAS

Universidad de Barcelona – Catalunha, Espanha

Instituto Federal Baiano (Campus Itapetinga)

Universidade Federal do Sul da Bahia/Campus Paulo Freire

Universidade Federal de Sergipe – UFS

Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC

Instituto Federal do Espírito Santo – IFES

COMITÊ CIENTÍFICO

Antonio Lafuente – CSIC – Espanha

Antonio Bartolomé Pina – Universidade de Barcelona

Paulo Dias – UAB Portugal

Mariona Grané – Universidade de Barcelona

Lucia Amante – UAB Portugal

Bento Silva – Universidade do Minho

Verónica Sofia Ficoseco – Universidad
Nacional de la Patagonia Austral – Unidad Académica San Julián – Argentina

Georgina Ivet Durán Jiménez – Universidad Católica de Temuco – Chile

Gabriel Francisco Cevallos Martinez- Instituto de Altos Estudios Nacionales IAEN – Universidad de Posgrado del Estado – Equador

José Benjamín Lujano López – Facultade de Economía y do Posgrado de Economía – Universidad Nacional Autónoma de México

Marina Bazzo de Espíndola – UFSC

Isabel Colucci Coelho- UFSC

Tel Amiel – UNB

Sérgio Amadeu da Silveira – UFABC

Edméa Oliveira dos Santos – UFRRJ

Sule Sampaio (Joseilda Sampaio de Souza) – UFS

Alexandre Garcia Aguado – IFSP

Henrique Zoqui Martins Parra – UFSP

Doriedson Almeida – UFOPA

Daniel Queiroz Lopes – UFRGS

Andreia Lapa – UFSC

Monica Fantin – UFSC

Daniel Silva Pinheiro – UFSB

Uriel José Castellanos Aguirre- IFBahiano

Nelson De Luca Pretto – UFBA

Maria Helena Silveira Bonilla – UFBA

Salete de Fátima Noro Cordeiro – UFBA

Karina Moreira Menezes – UFBA

Kelly Ludkiewicz Alves – UFBA

Katia Morosov Alonso – UFMT

COMISSÃO ORGANIZADORA

Nelson De Luca Pretto – UFBA – Coordenação

Maria Helena Silveira Bonila – UFBA – Coordenação

Salete de Fátima Noro Cordeiro – UFBA – Coordenação

Alfredo Luiz Menezes Portugal Castro – UFBA

Ana Luiza Santos de Braga – CEEPIA/UFBA

Andreia Machado Castiglioni de Araújo – UFBA

Anna Izabel Santos Mariano Muniz – UFBA

Carlos Henrique Morellato – Ifes/-UFBA

Daniel Silva Pinheiro – UFSB

Helena Avanzo – UFBA

Indiana dos Santos Alves de Souza – UFBA

Jamile Gondim Pires de Almeida – UFBA

Jaqueline de Jesus dos Santos Britto – UFBA

Joseilda Sampaio de Souza (Sule) – UFS

Juldair Delpupo Ifes/-UFBA

Juliana Massini Sanches Matos

Karina Moreira Menezes – UFBA

Kelly Ludkiewicz Alves – UFBA

Laura Vanessa Pereira Benjamim – UFBA

Levi dos Anjos Vieira – UFBA

Luan Veloso – UFBA

Mãe Nívia – InstitUto OyáMarisa Wimbo Segunda – UFBA

Maribel Costa Silva – CEEPIA

Samuel Torezani Montovani Ifes/UFBA

Tasso Lapa Dourado – UFBA

Uriel José Castellanos Aguirre – IFBaiano/Itapetinga

Ana Cristina Gonçalves da Cruz – UFBA

Cleonilton da Silva Souza – UFBA

Bruno Gonsalves – UFBA

 

HOTEIS COM DESCONTO (PERÍODO – 15 A 18/10/2024)

HOTEL SOL VICTORIA MARINA

Av. Sete de Setembro, 2068, Vitoria, Salvador, Bahia

Link para site do hotel

Tarifas c/ café da manhã

SGL R$ 240,00 / DBL R$ 290,00 / TRL R$ 377,00

** valores com descontos para a UFBA

Contato: Sra. Fabiola Xavier – 99664-0818 / 99970-6190 – reservassvm@solexpress.com.br

 

HOTEL BAHIA DO SOL

Av. Sete de Setembro, 2009, Vitoria, Salvador, Bahia

Tarifas c/ café da manhã

SGL R$ 294,98 / DBL R$ 330,88

** Foi gerado o código: 15102024 para os participantes do evento com reservas feitas diretamente no site do hotel: https://www.bahiadosol.com.br/ inserindo código no local indicado.

Contato: Camila – (71) 99719-1155

 

POUSADA PEDRA DA CONCHA

R. Nelson Galo, 125 – Rio Vermelho, Salvador, Bahia

Tarifas c/ café da manhã

SGL R$ 200,00 / DBL R$ 250,00 / TRP R$ 320,00

**Pacote 06 diárias – entrada 13/10 – saída 19/10

*** Valores com desconto, praticados para os participantes do evento mediante confirmação e pagamento de 30% valor

Contato: (71) 9951- 1293 – (71)3248-5552 / 99975-2980  reservas@danielarsolpark@gmail.com

 

HOTEL CATHARINA PARAGUAÇU

R. João Gomes, 128 – Rio Vermelho, Salvador, Bahia

Tarifas c/café da manhã

SGL R$ 317,00 / DBL R$ 332,00

** valores com desconto, praticados para os participantes do evento

Contato: Sra. Sheila contato@hotelcatarinaparaguaçu.com.br

 

IBIS SALVADOR RIO VERMELHO

Rua Fonte Do Boi 215, Rio Vermelho, Salvador, Bahia

Tarifas c/ café da manhã

SGL Standard R$ 283,00 +5% de ISS / DBL Standard R$ 343,00 +5% de ISS

** Valido para: 12 a 19/10/2024

*** tarifas com desconto para os participantes utilizando o link criado para o evento até o dia 01/10/2024.: Clique aqui

*** Cada reserva deverá conter um cartão de crédito para garantia (titular ou acompanhante) e o devido pagamento poderá ser realizado no check-in.

Contato: Eric Reis – (71) 3172-9235 / 3172-4100 – Eric.Reis@accor.com

 

WISH HOTEL DA BAHIA

Av. Sete de Setembro, 1537 – Campo Grande – Salvador, Bahia

Tarifas c/ café da manhã

DBL R$ 537,00

**10% de desconto para participantes do evento para reserva online no site: https://www.grupowish.com/ ou por e-mail: reservas@grupowish.com, aplicando o código: DESCONTOSEMINARIO

Contato: Sra. Aline Gomes (11) 3730-4095 – 0800 600 80 88

 

GRANDE HOTEL DA BARRA

Rua Forte São Diogo, 02 – Porto da Barra, Salvador Bahia

Tarifas c/ café da manhã – Período de 13/10 a 20/10/2024

8% de desconto para reserva online no site.  reservas@grandehoteldabarra.com.br

** Foi gerado o código: SEMINARIOCONEXAO2024, para os participantes do evento.

**Clicar no botão RESERVAR, indicar o período da hospedagem e quantidade de pessoas, preencher o campo código, escolher a categoria do apartamento e seguir o passo-a-passo do site. **As reservas são feitas exclusivamente com cartão de crédito, o cartão cadastrado é para garantia da reserva e o pagamento é feito pelo cliente diretamente no hotel, no check-in.

Contato: Sra. Milena – (71)2106-8600

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