Registros das reuniões semanais realizadas durante o semestre 2015.1
Reunião de 23/04/2015
Presentes na Reunião: Sule, Danilo, Roberta, Cassia, Salete, Karina, Julio, Euler, Cinthia, Ana Elisa, Luan, Raphaele, Edvaldo, Quesia, Gabriel, Harlei, Laise, Karina, Roberta
– Apresentação de Raphaelle da pesquisa de mestrado: Nas redes do romance: a literatura na era digital e a formação do leitor litarário
– Raphaelle retoma para o grupo o objetivo e as questões de pesquisa, e organizou sua apresentação, trazendo para o grupo em quais aspectos a pesquisa avançou;
– O objetivo geral da pesquisa compreender de que maneiras os usos das tecnologias digitais móveis nas práticas de leitura do genêro romance.
– Raphaele socializa com o grupo a estrutura da pesquisa, e os capitulos produzidos;
– A etapa atual da pesquisa Raphaele está sistematizando as informações, e categorizando as informações produzidas na pesquisa de campo; A categorização está sendo realizada buscando a construção do texto da dissertação, respondendo as questões de pesquisa;
– Parecer de Julio: Julio destaca sobre a escrita de Raphaele, traz alguns contribuições indicando para pensar o obejtivo geral e as questões de pesquisa.
– Discussão do grupo sobre o termo “coleta de dados”, considerando, principalmente os argumentos da pesquisa qualitativa.
– Outro ponto abordado foi com relação ao objetivo geral, principalmente, quando aparece no texto letramento digital e literário;
Edvaldo convida o grupo ler a revista da BrasKen, que está discutindo temas relacionados às tecnologias.
Reunião de 09/04/2015
Presentes na Reunião: Sule, Danilo, Giulia, Ivet, Roberta, Cassia, Salete, Karina, Yuri, André, Quesia, Gabriel, Harlei
Pontos da reunião:
- Sistema educacional cubano
1.Proposta de utilizarmos e plataforma piratepad.net para elaborar os registros das reuniões de modo colaborativo.
2. Apresentação de Ivet Regalado sobre a educação de Cuba
Ivet apresentou para o grupo sobre o mecanismo de educação superior em cuba, sendo este um momento de troca para o grupo:
– Histórico da educação de Cuba dos anos 1959 até os dias atuais;
– Em 53 anos de história – de 1959 a 2012 em cuba teve uma massificação do ensino superior. Sendo o ensino superior uma política de estado;
– Marcante politica de alfabetização (1961) para ampliação da escolarização e erradicação do analfabetismo através de campanha nacional;
– Em Cuba há um comprometimento de identidade com seu país;
– Em Cuba há dois ministério de educação – um para educação superior e outro para educação geral (pré-escolar; primário; médio e especial);
– Sistema Nacional de educação de Cuba – Pré-escolar -> Primária -> Secundária -> Bachhiler -> Técnico profissional superior -> educação superior;
– Hoje em Cuba existem muitos centros de investigação ligados às universidades;
– A universidade centraliza o ensino, já a pesquisa e a extensão ficam sob responsabilidade dos centros de investigação;
– A partir de 2001 foi desenvolvida outras estratégias para o ensino superior: a exemplo criação de sedes universitárias municipais; a criação da educação a distância; implementação de programa nacional para extensão universitária e implementação de programas para o desenvolvimento local sustentável a partir de resultados científicos;
– Em Cuba existe uma universidade da terceira idade.
2. Debate com o grupo considerando as condições educacionais de Cuba e do Brasil;