Gestão e Práticas Pedagógicas no âmbito do programa UCA: Desafios e estratégias à consolidação de uma política pública para educação básica
Resumo: O Programa Um Computador por Aluno – UCA, que se encontra em sua fase piloto, em implantação em 300 escolas públicas brasileiras, oportuniza a inserção dos laptops educacionais nas práticas pedagógicas. A complexidade desse processo de inserção requer que uma equipe de pesquisadores, oriundos de diferentes instituições de ensino superior, investigue os desafios e as estratégias que possibilitam a sua consolidação nas escolas públicas de educação básica dos estados de Santa Catarina e da Bahia, com ênfase na gestão e nas práticas pedagógicas. Para tanto, esta pesquisa, que tem como fonte de inspiração a etnopesquisa crítica, será desenvolvida nas escolas participantes do piloto do Programa UCA em SC e na BA, a partir de três focos investigativos: a articulação entre os gestores do Programa (nas 21 escolas envolvidas); as práticas pedagógicas instauradas nas escolas a partir da inserção dos laptops (estudo de caso em 4 escolas: 2 em SC e 2 na BA); e apoio à criação de uma Rede Colaborativa de Aprendizagem entre os participantes da pesquisa (nas 4 escolas participantes do estudo de caso). A partir dela, procuraremos elaborar subsídios para redefinição e/ou ampliação dos programas e projetos de inserção das tecnologias na educação, assim como contribuir para as ações pertinentes à construção e desenvolvimento de políticas públicas que visem a oferta de uma educação pública e de qualidade.
Palavras Chave: laptop educacional – Programa UCA – gestão – práticas pedagógicas – políticas públicas – rede colaborativa
Período: out/2011 a set/2013
Coordenação: Maria Helena Silveira Bonilla
Bolsistas: Joseilda Sampaio de Souza (Sule Sampaio)?
Tecnologias da informação e comunicação e formação de professores no contexto do campo: possibilidades de transformação da realidade social
O Brasil enfrenta um contexto de desigualdades, sendo que o campo expressa parte deste descaso como por exemplo nos âmbitos das políticas públicas, no desenvolvimento científico e tecnológico, infra-estrutura, além da própria educação. Buscando atender essas demandas foi criado na UFBA, o Curso de Licenciatura Plena em Educação do Campo. Este investe na formação dos professores que atuam nas escolas do campo, reconhecendo as especificidades desse contexto, e oportunizando a apropriação de saberes e recursos científicos e tecnológicos necessários para a transformação dessa realidade. Para contemplar os objetivos e diretrizes do curso, este projeto visa investigar o trato com os ambientes e as questões tecnológicas da sociedade contemporânea no currículo de formação de professores do campo. Assim, buscaremos articular as questões referentes às TIC, no que diz respeito às suas relações com a Sociedade e a Ciência, às suas linguagens e códigos e às suas potencialidades para as novas formas de produção do conhecimento em rede, às demais dinâmicas curriculares, integrando ações de ensino, pesquisa e extensão. Pretende-se, através de sucessivas aproximações dos contextos específicos dos cursistas, além de ações de ensino e intervenções nas comunidades, implementar linguagens e tecnologias como estruturantes no processo de formação de educadores para atuação na Educação Básica em escolas do campo.
Inicio: agosto de 2008 a março de 2011
Coordenação: Maria Helena Bonilla e Adriane L. Halmann
Bolsistas: Tânia Torres (ago2009-atual)
Marildes Caldeira (dez2009 -atual)
Sérgio Sganzerlla (dez2008-jul2009)
Projeto executado em parceria com o Grupo de Pesquisa Lepel
Órgão de fomento: Secad
Pólo de Referência de Formação e Pesquisa em Educação do Campo da FACED/UFBA
Este projeto nasce demandas notadas no contexto da educação do campo na Bahia, como a necessidade de estrutura física e condições objetivas que possam constituir espaços específicos para o desenvolvimento dos programas de formação e pesquisa em Educação do Campo em sintonia com as necessidades de organização curricular por áreas do conhecimento nas escolas do campo, bem como a necessidade de construir alternativas de organização do trabalho escolar e pedagógico que permitam expansão da educação básica no e do campo, com a rapidez e a qualidade exigida pela dinâmica social em que seus sujeitos se inserem e tendo em vista a articulação intrínseca entre educação e a realidade específica das populações do campo. Sendo assim, este projeto visa, principalmente, propiciar o desenvolvimento/execução dos programas de formação de professores do campo em parceria com o MEC de forma integrada e articulada na UFBA com diferente áreas do conhecimento; ampliar e qualificar os processos de formação de professores da educação do campo por meio da incorporação de novas tecnologias que tenha impacto na melhoria da oferta da educação do campo nas redes de ensino.
Inicio: 01/2010 – Término previsto: 03/2011
Coordenação: Maria Helena Bonilla e Adriane L. Halmann
Bolsistas: Bruno Gonsalves (jan 2010 a jul 2010)
Luciana Oliveira (jan 2010 a jul 2010)
Washington Oliveira (jan 2010 a jul 2010)
Vânia Karoline Viana dos Santos (set 2010 a mar 2011)
Vitor Matheus Oliveira de Menezes (set 2010 a dez 2010)
Rafael Santos de Araujo (set 2010 a out 2010)
Colaboradores: Bruno Gonsalves (ago 2010 a mar 2011)
Rodrigo Yuri Dantas Fernandes
Projeto executado em parceria com o Grupo de Pesquisa Lepel
Órgão de fomento: