Movimentos colaborativos na educação
Resumo:
Esta pesquisa busca compreender de que forma a produção colaborativa e o compartilhamento, presente de forma intensa em diversas áreas do conhecimento, podem contribuir para uma melhor compreensão dos desafios educacionais e de que forma essas práticas e posturas podem estimular uma mudança (radical) no papel dos professores (e dos alunos), contribuindo para que os mesmos deixem de assumir a função de meros consumidores de informações para se constituírem em a(u)tores do processo, com intensificação da perspectiva de produção de culturas e conhecimentos no interior da escola e universidade. Serão estudadas as licenças criativas, os arquivos abertos e as novas formas de produzir e sistematizar o conhecimento, para além do instituído, incorporando para a educação a discussão contemporânea sobre as novas formas de produção de conhecimento. Serão alisadas as experiências de produção peer-to-peer de materiais didáticos, com foco na produção e circulação de produções videográficas, as iniciativas em torno dos arquivos abertos, em especial a experiência do Open Journal System e o papel do IBICT no desenvolvimento de uma política pública brasileira para a área, associado à investigação sobre os limites de produção de recursos educacionais abertos e os movimentos em torno das necessários mudanças nos marcos legais para abrigar estas novas maneiras de se produzir e fazer circular os conhecimentos e as culturas
Palavras Chave:
Período: ago/2010 a jul/2011
Coordenação: Nelson De Luca Pretto
Bolsistas PIBIC:
Aurélio Adnauer Heckert
Yuri Rocha Correa
Hilberto Melo e Costa
Pierre Lévy: cibercultura e educações
Resumo:
São muitos os autores e conceitos que tentam esboçar o retrato da vida contemporânea e os desafios que nela enfrentamos diariamente. Pierre Lévy foi um dos pioneiros nos estudos da vida e da educação na cibercultura. Por meio de seus estudos e escritos conceitos como os de cibercultura, ciberespaço, interatividade, hipertexto, hipercorpo, comunidades virtuais, tecnologias da inteligência, inteligência coletiva, antropologia do ciberespaço, conexão planetária, desmaterialização e virtualização, inclusão digital, cidades inteligentes, contextos partilhados, imaginário tecnológico, mapa conceitual, noosfera, dentre outros, passaram a fazer de muitos discursos e das análises sobre a vida atual, com especial destaque no campo da educação. Diante do exposto, o objetivo da pesquisa é identificar e analisar nos escritos de Pierre Lévy os conceitos e as articulações das diversas narrativas tecnológicas que tecem as redes entre educação e cibercultura. Trata-se de uma pesquisa teórica com a finalidade de mapear e aprofundar tais análises conceituais relacionadas com os novos modos de fazer educações. Esse estudo teórico é importante na fundamentação e formação intelectual dos alunos de graduação que se preparam para ser professores, pesquisadores e para viverem intensamente a era das conexões integradas. É também objetivo da pesquisa incentivar e desenvolver o hábito de estudos, centrado em leituras atentas e criteriosas que investiguem e aprofundem os conceitos, que mergulhem profundamente nas idéias e teorias de um determinado autor, evitando as análises e usos conceituais superficiais e rasteiros..
Palavras Chave:
Período: ago/2010 a jul/2011
Coordenação: Edvaldo Souza Couto
Bolsistas PIBIC:
Claudiane Dantas Conceição
Lidio dos Santos Filho
Débora de Jesus Nascimento