[PÁGINA EM CONSTRUÇÃO – alguns links podem estar “quebrados”]
Produção colaborativa e descentralizada de imagens e sons para a educação básica: criação e implantação da RIPE – Rede de Intercámbio de Produção Educativa
Período: jul.2008 a jul.2009
Coordenação: Nelson Pretto e Maria Helena Bonilla
Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação superando as tecnologias educacionais
A pesquisa tem por objetivo investigar como a academia brasileira tem percebido as políticas públicas em implantação nos últimos anos, focando nosso olhar investigativo para algo que, pelo que observamos na primeira etapa, passa despercebido por aqueles que elaboram e executam as políticas públicas brasileiras: o que indicam as pesquisas feitas por mestrandos e doutorandos dos inúmeros programas de pós-graduação espalhados por quase todos os estados do Brasil, no campo de interseção da educação com as tecnologias de informação e comunicação.
Projeto apoiado pelo CNPQ/Bolsa de Produtividade (sic!) em Pesquisa – processo número 306645/2006-8
Inicio 03/2007 – Término: 02/2010
Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)
Bolsista de IC/CNPq: Dart Araújo
Bolsista de IC/CNPq:Adna Lima
Conhecimento e tecnologia livre na educação
A pesquisa integra as ações do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) oe considera como pressuposto básico as novas possibilidades trazidas pelo movimento global de produção colaborativa de conhecimentos livres e sua potencialidade para uma (radical) transformação da educação. Esse projeto considera que a intensificação do uso de software livre e ampliação dos projetos que buscam pensar na produção colaborativa em regime de peer-to-peer de materiais culturais possam contribuir com a educação, com professores e alunos sendo produtores de culturas e de conhecimentos e não apenas consumidores de informações. O objetivo da pesquisa é identificar as experiências de produção de recursos abertos culturais e de divulgação científica, especificamente as experiências de produção peer-to-peer de materiais didáticos; as iniciativas em torno dos arquivos abertos, em especial a experiência dos Open Journal System (Revista da FACED); e, o papel do IBICT no desenvolvimento de uma política pública brasileira para a área.
Período: ago/2009 a jul/2010
Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)
Bolsista de IC/CNPq:Daniel Pinheiro
Narrativas digitais na formação docente
Período: ago/2009 a jul/2010
A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC(www.gec.faced.ufba.br) e tem como objetivo identificar e analisar os usos, as possibilidades e os limites de novos gêneros narrativos na rede, graus de letramento digital e as práticas de narração em ambientes virtuais desenvolvidos por professores no Programa de Formação continuada de professores para o Município de Irecê – BA, seus hábitos como ciberleitores e ciberautores; os modos de construção, reorganização e assimiliação de novos referenciais cognitivos dos processos de leitura/escrita de textos em formato eletrônico, bem como a cultura e os comportamentos oportunizados por essas experiências. É objetivo também investigar se as narrativas desses professores, em ambientes como os já citados, propiciam novas experiências e dinâmicas gramaticais flexíveis. Refletir de que maneiras a escola deve lidar com a informalidade dos escritos nos ambientes digitais. Um dos aspectos que tem sido objeto de intensa investigação está relacionado às novas possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais para a educação, por isso a pesquisa terá como campo de investigação a lista de discussão e o blog utilizados pelo Programa de Formação continuada de professores para o Município de Irecê – BA.
Coordenação: Edvaldo Couto
Bolsistas PIBIC:
Raquel Maciel Paulo dos Anjos
Leila Silva de Souza
Professores em rede: uso das tecnologias digitais no contexto da iniciação à docência na UFBA
Período: ago/2009 a jul. 2010
A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC(www.gec.faced.ufba.br) e tem como objetivo examinar o uso dado as tecnologias da informação e comunicação nas práticas de iniciação à docência realizadas numa micro-rede de cinco escolas públicas de Salvador(Colégio Manoel Devoto,Colégio Central,Colégio Luís Viana Filho,Colégio Manoel Novaes e Colégio Odorico Tavares), identificando as condições de acesso às TIC e caracterizando suas demandas disponíveis para os estudantes de licenciatura ,tanto na escola quanto na universidade para análise e acompanhamento do tipo de uso feito pelos professores experientes ( atuantes na escola e na universidade) e das intervenções que visam interação entre esses professores e os estudantes de iniciação à docência.Trata-se de uma pesquisa qualitativa,orientada pela pesquisa-ação e desenvolvida a partir das técnicas de observação participante, análise de documentos, intervenções e entrevistas.Esse projeto dará continuidade ao exame dos processos de formação de professores da Educação Básica na universidade pública, analisando os desafios postos para essa prática diante do uso das tecnologias da informação e comunicação em paralelo às mudanças culturais potencializadas pela sua presença na sociedade.
Coordenação: Alessandra Assis
Bolsista PIBIC: Rosielle Santos