O Papel das Tecnologias livres
Coordenador: Nelson De Luca Pretto
Resumo do Projeto: (máximo: 300 palavras)
O projeto busca investigar a importância dos chamados conhecimentos livres, suportados pelas tecnologias livres, para a difusão do conhecimento científico e suas relações com a educação. Mais do que isso, em função da perspectiva plural para a educação que propugnamos e desenvolvemos teoricamente – por isso estamos denominando de educações – a presença desses movimentos configura-se num importante objeto de pesquisa para o nosso grupo. Associado a isso, pesquisa em andamento por nós coordenada (CNPq) investiga as políticas públicas de cultura, telecomunicações, ciência e tecnologia e suas relações com as políticas para a educação e, nesse sentido, essa pesquisa é parte integrante e articulada dessa outra. Sendo assim, estará aqui sendo estudado o movimento de software livre, a implantação de uma política de democratização do acesso ao conhecimento, seja através da banda larga como da implantação de serviços de armazenamento e divulgação de revistas acadêmicas (SEER/IBICT), associado à discussão sobre a liberdade de criação e os movimentos de licenciamento livre de conteúdos e softwares, como o Creative Commons. Associado a isso, a pesquisa se desenvolverá, de acordo com os princípio metodológicos que adotamos no grupo de pesquisa associado a um forte viés de comunicação, compreendendo ações de intervenção, de tal forma, a poder, de forma concomitante, divulgar os resultado aqui chegados através da rádio e tv web, das páginas do grupo de pesquisa e da interação com os professores e estudantes do sistema público de educação que estão conosco envolvidos a partir de outros projetos de pesquisa. Para nós, portanto, investigar e socializar são duas dimensões indissociáveis.
Palavras Chave (3 palavras separadas por vírgula)
Tecnologias livres, educação e comunicação, difusão do conhecimento
Objetivo(s) e justificativa(s): (máximo: 500 palavras)
O desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação tem trazido, como observamos nas pesquisas do nosso grupo, radicais modificações na forma como se vem produzindo os conhecimentos, conceitos, valores, saberes e de como as relações entre as pessoas e as máquinas se (re)significam, impulsionadas pela presença das tecnologias da informação e comunicação. Vivemos a chamada sociedade em rede (CASTELLS, 1999), estejamos ou não conectados à internet. A chamada inclusão digital tem demandado esforços diversos tais como o movimento do software livre e as discussões em torno dos direitos autorais e da propriedade privada dos conhecimentos produzidos socialmente. Em todas essas situações, o papel reservado à educação é sempre posto em cheque uma vez que a escola, e a universidade, continuam trabalhando a partir de lógicas lineares de transmissão de informação, que denominamos de escola broadcasting (PRETTO, 2006). As atuais políticas de conexão das escolas em banda larga tem demandado das mesmas uma profunda reflexão sobre o que fazer a partir dessa nova realidade que começa a se instalar em 56,9 mil escolas públicas de educação básica (plano até 2010), beneficiando 37,1 milhões de estudantes (86% da rede pública). De acordo com o MEC, 40% das escolas terão a conexão instalada até 2008. São inúmeras as potencialidades trazidas para a educação por essa conectividade e, nesse sentido, torna-se necessário aprofundar a investigação sobre o que estamos denominando de conhecimento livre, tendo como maior destaque para o chamado conhecimento aberto e as licenças criativas. Um dos mais importantes movimentos em torno das políticas públicas do governo brasileiros nesse campo, é o movimento nacionalmente articulado pelo IBICT através do Projeto de Conhecimento Público que é uma iniciativa das universidades de Bristh Columbia e Simon Fraser, com o desenvolvimento do sistema livre e aberto para administrar publicações e indexações de revistas acadêmicas (SEER), favorecendo a publicação de revistas acadêmicas livres de propriedade intelectual. Além disso implantou um sistema aberto para abrigar revistas que não tenham possibilidade de armazenamento em suas instituições, uma incubadora para hospedá-las até a sua maturidade econômica e tecnológica e criem a sua própria estrutura de acesso e preservação (IBICT, 2008). Essa pesquisa tem como objetivo dar continuidade à analise das políticas públicas e as possibilidades de uso do SL na educação, com especial ênfase para as possibilidades trazidas pelas licenças criativas e a interação com a educação compreendida como um novo espaço público, onde o compartilhado não seja imposto, mas sim acordado a partir das diferenças (MACEDO, 2006:206), incorporando a experimentação de rádio/tv web, de softwares de referenciamento, arquivamento e indexação de produtos acadêmicos, científicos e culturais, entre outros.
Metodologia: (máximo: 600 palavras)
Esta pesquisa esta dividida em uma parte de análise documental e outra de intervenção. Para a o levantamento da documentação relativa às políticas públicas na área em questão estaremos trabalhando com as fontes disponíveis na internet para a captura dos dados, visto que a a temática do software livre, da educação on line e das tecnologias livres está toda integralmente disponível e liberada de direitos na própria rede internet. Para conhecer e analisar a forma de operacionalização desses projetos e das políticas, estaremos identificando as demais pesquisas em andamento nos mais diferentes contextos, identificando os pontos comuns e divergentes, de forma a explicitar o que vem sendo produzido, e de que forma, em torno da temática. Os dados relativos ao PAPED, programa do MEC que apóia a finalização de dissertações e teses na área -, que já estão sendo analisados por outra pesquisa no nosso grupo de pesquisa, serão prioridades para o recorte que aqui estaremos dando. Associa-se a isso as informações coletadas nos documentos e listas de discussão dos Grupos de Trabalho Educação e Comunicação da ANPEd e Comunicação e Educação da Intercom, além dos trabalhos apresentados na COMPOS. A identificação e coleta das pesquisas e do material desenvolvidos nas sociedades científicas e programas de pós-graduação ocorrerá através da própria internet (e-mail, webconferência, chat, listas de discussão, bancos de dados e bibliográficos), e também através do intercâmbio entre bibliotecas. Concordando com Canevacci, o que adotamos aqui é uma perspectiva de descentralizar o método, multiplicá-lo em seu próprio agir e diferenciá-lo ao longo de narrativas assimétricas (Canevacci, 2005: 8). A partir da leitura e análise das referências identificadas é que será possível estabelecer uma visão mais ampla da forma como esses projetos estão sendo operacionalizados, da coerência entre as ações que efetivamente estão sendo desencadeadas nas escolas públicas brasileiras e dos projetos e programas analisados. Esse trabalho representa também um esforço básico do nosso grupo de pesquisa de, simultaneamente produzir conhecimento e promover a sua socialização, contribuindo para o nosso Banco de Referências Bibliográficas do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, a partir do cadastramento de todos os documentos e pesquisas identificados, de modo a servirem de subsídios para o desenvolvimento das pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelo grupo e também pelos demais grupos de pesquisa de língua portuguesa, no Brasil e fora dele. As intervenções propostas como etapa paralela da pesquisa indicam a necessidade de um maior aprofundamento dos sistema operacionais do SEER e do ISEER, dos bancos de dados bibliográficos, dos softwares de edição de áudio e vídeo de tal forma, a poder, de forma concomitante, estar divulgando os resultado aqui chegados através da rádio e tv web, das páginas do grupo de pesquisa e da interação com os professores e estudantes do sistema público de educação que estão envolvidos com o GEC a partir de outros projetos de pesquisa. Para nós, portanto, investigar e socializar são duas dimensões indissociáveis da pesquisa e aqui a levaremos às últimas instâncias.
Viabilidade: (máximo: 300 palavras)
Uma pesquisa do orientador, em andamento, conta apoio do CNPq através de uma bolsa de Pesquisa para o coordenador do projeto (período 2007/2010), uma taxa de bancada e está integrada ao grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (http://www.gec.faced.ufba.br), que possui as condições de infra-estruturas (mínimas, é bem verdade!) mas que possibilitam que os pesquisadores tenham as condições necessárias para o desenvolvimento desse tipo de pesquisa. O projeto está sendo gerenciado através do sistema DotProject? , implantado nos servidores da UFBA a pedido do nosso grupo de pesquisa e que possibilita um maior acompanhamento e interação entre os pesquisadores do grupo e uma melhor visualização das atividades de cada integrante da equipe.
Resultados e impactos esperados: (máximo: 600 palavras)
Qualificação de jovens estudantes de graduação para a atividade de pesquisa. Qualificação do pesquisador sobre a temática e na preparação de jovens pesquisadores. Fortalecimento das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de Pesquisa Educação Comunicação e Tecnologias (GEC) da FACED/UFBA. Aperfeiçoamento do uso dos softwares de gerenciamento e de publicação de revistas acadêmicas (SEER) Manutenção e análise dos aspectos técnicos das versões 1.0 e 2.0 do SERR em uso pela Revista da FACED. Implantação de um cultura livre no ambiente da educação, especialmente na FACED, responsável pela formação de professores (licenciaturas) Aplicação e discussão dos resultados das reflexões sobre conhecimento livre nos espaços educacionais formais dos sistema educacionais de Salvador e Irecê (e outros município, a depender de aprovação de outras pesquisa correlatas propostas pelo GEC). Produção de Cds, DVDs e manuais sobre implantação e uso de rádio web a serviço da educação. Produção de programas de rádio e vídeos sobre a temática, fortalecendo a divulgação científica. Intensificação do uso de softwares de referenciamento bibliográfico e multimídia para a educação. Intensificação do trabalho de pesquisa e extensão de forma colaborativa.
Cronograma de execução: (máximo: 300 palavras)
Levantamento bibliográfico sobre a temática da pesquisa – Ago/2008 a Jun/2009
Registro da bibliografia em software de referenciamento – Ago/2008 a Jun/2009
Aprofundar estudos teóricos sobre sistema de editoração de revistas, creative commons, conhecimento aberto e software livre e sua contribuição para os processos educacionais – Set/2008 a Jun/2009
Levantamento de políticas públicas de conexão de escolas em banda larga – Ago/2008 a Dez/2008
Aprofundar estudos teóricos sobre tecnologias livres e sua contribuição para os processos educacionais – Out/2008 a Mai/2009
Análise das experiência de produção colaborativa na Web – Mar/2009 a Jun/.2009
Aprofundar o conhecimento Twiki é sua função educativa, com socialização desses conhecimento – Nov/2008 a Mai/2009
Divulgação das tecnologias livres pesquisadas em comunidades educacionais – Out.2008 a Mai/2009
Aprendizado dos softwares livres para edição de áudio e vídeo – Set/2008 a Abr/2009
Aprendizado do usos do sistema SEER. Ago/2008 a fev.2009 Utilização do sistema SERR da UFBA – Nov.2008 a Jun/2009
Elaboração de programas de rádio sobre a temática – Jan/ 2009 a Jun/2009
Divulgação e participação nos Movimentos SEER, Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres – Out.2008 a Jul/2009
Produção de artigo científico sobre o tema – Jun e Jul/2009
Produção de artigos de divulgação – . Nov.2008, Fev./2009 e Mai/2009
Elaboração do relatório final da pesquisa – Jul/2009
Referências bibliográficas: (máximo: 10 referências ou 300 palavras)
BARBOSA FILHO, A.; CASTRO, C.; TOME, T. (orgs.). Mídias Digitais: convergência tecnológica e inclusão social. São Paulo: Paulinas, 2005.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. 5 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
FEATHERSTONE, M. e VENN, C. Problematizing Global Knowlodge and the New Encyclopeia Project in Theory, Culture and Society, 2006, vol. 23(2-3), p. 1-20
IBICT INSEER – Incubadora de Revistas do Seer, http://inseer.ibict.br, capturado em 04/04/2008.
LESSIG, L. Cultura Livre: como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. São Paulo: Trama, 2005.
MACEDO, R. S. E MUNIX, D. M.S. Educação, Tradiação e Contemporaneidade, Salvador, EDUFBA, 2006
PRETTO, N. L. ; PINTO, C C . Tecnologias e Novas Educações. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 11, n. 31, p. 19-30, 2006.
PRETTO, N. L. . Políticas públicas educacionais no mundo contemporâneo. Liinc Em Revista, UFRJ, v. 2, n. 1, 2006.
PRETTO, N. L. (Org.) . Tecnologia e novas Educações. Salvador/Bahia: Edufba, 2005. v. 1. 230 p.
TACTICAL Tech Project NGO-IN-a-Box Specially selected free and open source software, Brigton/UK, http://tacticaltech.org
Aspectos relevantes (se julgar necessário): (máximo: 300 palavras)
Esta pesquisa está inserida numa ação maior e colaborativa do grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias, que articula de forma intensa, a pesquisa (essa e outras), o ensino (graduação e pós) e a extensão universitária, a partir do envolvimento do nosso grupo em um curso de especialização sobre a temática, em parceria com a Prefeitura de Salvador, e de projetos como Tabuleiro Digital e Pontos de Cultura. Em parceria com a Prefeitura Municipal de Irecê.