2008/2009


 O papel das tecnologias livres parte 2

O projeto busca investigar a importância dos chamados conhecimentos livres, suportados pelas tecnologias livres, para a difusão do conhecimento científico e suas relações com a educação. Mais do que isso, em função da perspectiva plural para a educação que propugnamos e desenvolvemos teoricamente – por isso estamos denominando de educações – a presença desses movimentos configura-se num importante objeto de pesquisa para o nosso grupo. Associado a isso, pesquisa em andamento por nós coordenada (CNPq) investiga as políticas públicas de cultura, telecomunicações, ciência e tecnologia e suas relações com as políticas para a educação e, nesse sentido, essa pesquisa é parte integrante e articulada dessa outra. Sendo assim, estará aqui sendo estudado o movimento de software livre, a implantação de uma política de democratização do acesso ao conhecimento, seja através da banda larga como da implantação de serviços de armazenamento e divulgação de revistas acadêmicas (SEER/IBICT), associado à discussão sobre a liberdade de criação e os movimentos de licenciamento livre de conteúdos e softwares, como o Creative Commons. Associado a isso, a pesquisa se desenvolverá, de acordo com os princípio metodológicos que adotamos no grupo de pesquisa associado a um forte viés de comunicação, compreendendo ações de intervenção, de tal forma, a poder, de forma concomitante, divulgar os resultado aqui chegados através da rádio e tv web, das páginas do grupo de pesquisa e da interação com os professores e estudantes do sistema público de educação que estão conosco envolvidos a partir de outros projetos de pesquisa. Para nós, portanto, investigar e socializar são duas dimensões indissociáveis..

Período: ago/2008 a jul/2009
Coordenação: Nelson Pretto(bolsa PQ/CNPq)
Bolsista PIBIC:
Bruno Santos Gonsalves
Géssica Aragão
Aton Barreto de Figueiredo

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Inclusão Digital na Escola: as polí­ticas do MEC

Em pesquisas anteriores sobre o tema inclusão digital, pudemos perceber a desarticulação das polí­ticas públicas e, em especial, a falta de programas consistentes do MEC para a área, mesmo considerando que as escolas são espaços fundamentais para a promoção da inclusão digital da população. Até o momento, o único programa que oportuniza o acesso das escolas à tecnologia digital é o PROINFO. No entanto, dois novos programas estão sendo propostos pelo MEC, o Programa Um Computador por Aluno e Banda Larga das Escolas, que buscam oferecer acesso e formação de crianças e jovens no contexto das tecnologias de informação e comunicação. Em vista disso, esta pesquisa, de caráter qualitativo, procurará compreender os interesses e estratégias articulados às políticas do MEC, as características, potencialidades e limites das mesmas para a promoção da inclusão digital da população, bem como as perspectivas que apresentam para constituírem-se efetivamente em ações significativas para a área. Para tanto, estaremos coletando dados através da documentação disponível sobre os programas e de entrevistas semi-estruturadas e assim construir um mapeamento das dinâmicas que se articulam em torno desses programas.
Palavras Chave: polí­ticas públicas, inclusão digital, tecnologia educacional

Perí­odo: ago/2008 a jul/2009
Coordenação: Maria Helena Silveira Bonilla
Bolsistas PIBIC:
Josélia Domingos dos Santos
Tania Renilda Santos Torres

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O livro digital: usos, possibilidades e limites

A pesquisa integra o Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias – GEC(www.gec.faced.ufba.br) e tem como objetivo compreender os usos, possibilidades e limites do livro digital na investigação acadêmica, em duas vertentes complementares. A primeira diz respeito aos novos hábitos de leitura e consumo diante da crescente popularização do livro digital e está diretamente relacionada aos ciberleitores. A segunda diz respeito à produção e difusão do conhecimento em meios digitais e estão diretamente relacionada aos ciberautores. Um dos aspectos que tem sido objeto de nossa intensa investigação estão relacionado às novas possibilidades trazidas pelas tecnologias digitais para a educação, particularmente no campo das tecnologias livres. Por isso a pesquisa investigará o acesso à informação on-line mediante pagamento de taxas de acesso, serviços e download de livros digitais e, especialmente, as iniciativas de disponibilizar gratuitamente na internet (através de trabalhos voluntários e de doações) os textos completos de livros cujos direitos autorais encontram-se vencidos ou liberados por seus autores. Nesse contexto, a pesquisa se concentrara em compreender de que maneira professores e alunos da Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia, usam livros digitais em seus trabalhos acadêmicos e como produzem e publicam seus trabalhos acadêmicos em versão eletrônica, bem como a cultura e os comportamentos que os livros digitais oportunizarão.

Período: ago/2008 a jul/2009
Coordenação: Edvaldo Couto
Bolsistas PIBIC:
Marildes Caldeira de Oliveira
Raquel Maciel Paulo dos Anjos

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Professor e cultura digital: novos desafios para a sua ação/formação

Vivemos um momento de ampliação da demanda por formação universitária para professores da Educação Básica,‭ ‬em paralelo com a possibilidade de uso de tecnologias da informação e comunicação e com a reabertura do debate sobre a concepção de educação norteadora dessa prática. Essa pesquisa tem o objetivo de analisar os desafios postos ao uso de tais tecnologias para a formação dos professores no contexto de cultura digital,‭ ‬na qual emerge um conjunto de novas práticas,‭ ‬saberes,‭ ‬costumes e valores,‭ ‬considerando o modo como a formação é operacionalizada e as condições e políticas que sustentam essa ação.‭ ‬Tomando como referência os princípios da pesquisa qualitativa e como campo investigativo a Faculdade de Educação da UFBA,‭ ‬serão realizadas aproximações sucessivas de pessoas e locais,‭ ‬acompanhamento de eventos em suas manifestações cotidianas,‭ ‬registro de dados que descrevem a situação investigada.‭ ‬Assim,‭ ‬busca-se discutir o modo como os professores,‭ ‬ao longo das oportunidades de formação,‭ ‬se relacionam com a cultura digital,‭ ‬o que se evidencia no uso das TIC,‭ ‬na dinâmica de interação mediada por essas tecnologias,‭ ‬nas condições de acesso e produção de informação e nos novos interesses manifestados por esses sujeitos.‭ ‬Serão realizadas entrevistas, observações diretas e um levantamento bibliográfico sobre os assuntos abordados na pesquisa.‭ ‬Com isso espera-se potencializar o trabalho realizado pela universidade e fortalecer a escola pública de Educação Básica com a ampliação da reflexão crítica e propositiva no campo da formação de seus professores.

Perí­odo: ago. 2008 a jul. 2009
Coordenação: Alessandra Assis
Bolsista PIBIC: Michelle Lisboa Oliveira