Políticas Públicas Brasileiras em Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação: o papel das tecnologias livres

A pesquisa matriz desse projeto está em andamento com apoio do CNPq através de uma bolsa de Pesquisa para o coordenador (2007/2010) e é integrada ao grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (http://www.gec.faced.ufba.br). Esta pesquisa vem buscando compreender o papel das políticas públicas em educação e suas relações com as tecnologias da informação e comunicação (TIC). Um dos aspectos que tem sido objeto de nossa intensa investigação está relacionado às novas possibilidades trazidas pelas tecnologias livres para a educação. Particularmente no campo da tecnologia da informação, estão em pleno desenvolvimento softwares não proprietários, denominados softwares livres, onde as liberdades inerentes a esses movimentos são as liberdades que propugnamos para a educação. Articulado com isso, temos acompanhado – e é merecedor de mais investigação – as novas possibilidades apontadas pelas licenças criativas a exemplo do creative commons e do copyleft, que têm trazido enormes possibilidades para o campo da educação. Esta etapa da pesquisa buscará, portanto, fazer um levantamento das possibilidades de softwares livres disponíveis para os processos educacionais, com especial destaque para o seu uso na educação a distância, com a incorporação de elementos multimídias no processo. Em paralelo estará sendo investigado o uso e as possibilidades das licenças criativas e as novas possibilidades para a intensificação da relação da educação com a cultura e dessas com as tecnologias contemporâneas.

Período: ago. 2007 a jul. 2008
Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)
Bolsistas PIBIC:
Géssica Aragão
Tiago Figueiredo
Fabricio Santana

Cúpula Mundial para Sociedade da Informação: Influências e desdobramentos no Brasil

No início do atual milênio, o projeto da “Sociedade da Informação” ganha maior visibilidade ao receber a atenção da ONU, quando este organismo realiza a cúpula temática mundial sobre o assunto. Participam da CMSI – Cúpula Mundial da Sociedade da Informação, em suas várias fases, governos, setor produtivo, sociedade civil organizada e diversos organismos internacionais ligados à ONU, com o objetivo de delinear diretrizes e ações para superar os problemas da exclusão digital e integrar as ações em torno da busca de “oportunidades digitais para todos”, especialmente nos países em desenvolvimento. O Brasil, apesar de ter participado dessas reuniões, não evidencia claramente em suas políticas públicas a integração a esse movimento. Busca-se então investigar as influências e desdobramentos que as diretrizes e ações da Cúpula Mundial provocam nas políticas públicas para inclusão digital e uso do software livre no país. Também busca-se compreender como se dá esse movimento em âmbito internacional. Para tanto, estaremos coletando e analisando os documentos produzidos no âmbito da CMSI e aqueles relacionados às políticas públicas brasileiras, à luz de referenciais já produzidos sobre essa temática.

Período: ago. 2007 a jul. 2008
Coordenação: Maria Helena Bonilla
Bolsistas PIBIC:
Rejane Souza Costa Matos
Juliana Lopes da Silva

Televisão Digital e Educação

Pesquisa sobre as possibilidades da TV digital para a educação. Pesquisa desenvolvida no GEC a partir dos trabalhos de Simone Lucena (doutoranda – 2004- em andamento), Fabricio Santana, Dart Araújo e Mônica Paz, como parte do projeto PIBIC.