Educação, Mídias e Software Livre

Coordenação: Nelson De Luca Pretto
Palavras Chave: tecnologia educacional, rádio educativo, educação, comunicação, software livre, inclusão socio digital
Bolsistas:

  1. Fabricio Araújo de Santana – facomputacao@yahoo.com.br
    Curso: Ciência da Computação – semestres de ingresso 2002.2
  2. Dart Clea Rios Andrade Araújodart_araujossa@yahoo.com.br
    Curso: Pedagogia semestre de ingresso 2005.2
  3. Mônica de Sá Dantas Pazmonicapazz@gmail.com
    Curso Ciência da Computação

EDITAL PIBIC/UFBA 02/2006

Resumo geral

O nosso grupo de pesquisa (GEC) vem se dedicando de forma intensa à essa reflexão, tendo já desenvolvido inúmeras pesquisas na área, com destaque para à mais recente, com bolsistas PIBIC, que investigou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, com um foco mais particular no rádio, onde tivemos a possibilidade de resgatar a experiência de seu uso para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural (como é o caso do Movimento de Educação de Base – MEB), das transformações vividas pelo rádio e de suas características básicas que foram modificadas a partir da presença da radiodifusão multimídia na Web.

É antiga a aproximação da Educação com a Comunicação. Particularmente na América Latina, esta aproximação foi por demais experimentada por diversos teóricos que, a partir do rádio e da televisão, pensaram na possibilidade de um maior diálogo entre esses campos com vistas a transformar os processos educacionais. Destacam-se aí intelectuais como Orosco, Barbero, Kaplun, Soares, Belloni, Valente, entre outros. Hoje, com os desafios tecnológicos apresentados, a saída encontrada para enfrentar as mudanças conceituais advindas de um novo marco regulatório que se impõe, é apostar em sua função cultural, educativa e social, acompanhando de perto essas mudanças tecnológicas. A digitalização dos sinais de rádio e de televisão vêm se constituindo, portanto, num fundamental espaço para a intensificação da produção radiofônica no país, e, com isso possibilitando uma maior interatividade. Essas novas possibilidades inauguram uma radiodifusão multimídia, bidirecional, de caráter hipertextual e heterogêneo, além de possibilitar a introdução do visual em conjunto com o áudio, acrescentando o caráter multissensorial que antes não havia. Através deste movimento de remodelação de estruturas e características da radiodifusão ocorre um redimensionamento de sua própria perspectiva. O que se buscará nesta etapa da pesquisa,é investigar as mudanças do ponto de vista das políticas públicas no que diz respeito à legislação de telecomunicações existentes no país, as mudanças trazidas pela digitalização do sinal e os desafios e possibilidades que estão sendo postos para a educação a partir de todo esse movimento contemporânero. No particular do uso da Rádio Faced Web, nessa pesquisa vamos buscar identificar como a comunidade da FACED, na sua sede em Salvador e no “campus” de Irecê, percebe o uso do rádio e de que forma utiliza-o para educar. Entrevistas serão realizadas para avaliar como o público tem recebido esse novo tipo de rádio (via web) e essas novas tecnologias.

Objetivos e Justificativa
É antiga a aproximação da Educação com a Comunicação. Particularmente na América Latina, esta aproximação foi por demais experimentada por diversos teóricos que, a partir do rádio e da televisão, pensaram na possibilidade de um maior diálogo entre esses campos com vistas a transformar os processos educacionais. Destacam-se aí intelectuais como Orosco, Barbero, Kaplun, Soares, Belloni, Valente, entre outros. O nosso grupo de pesquisa vem se dedicando de forma intensa à essa reflexão, tendo já desenvolvido inúmeras pesquisas na área, com destaque para à mais recente, com bolsistas PIBIC, que investigou o uso das TIC na Educação, com um foco mais particular no rádio, onde tivemos a possibilidade de resgatar a experiência de seu uso para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural (como foi o caso do MEB), das transformações vividas pelo rádio e de suas características básicas que foram modificadas a partir da presença da radiodifusão multimídia na Web. Ao longo do tempo o rádio vem sendo modificado em função da convergência das mídias e da segmentação dos seus públicos. Desde o seu inicio, a radiodifusão no Brasil foi assumida sempre com um caráter educacional, mesmo para as emissoras ditas comerciais, já que se trata de concessão de um serviço público sujeito a regras definidas pela legislação em vigor. Hoje, com os desafios tecnológicos apresentados, a saída encontrada para enfrentar as mudanças conceituais advindas de um novo marco regulatório que se impõe, é apostar em sua função cultural, educativa e social, acompanhando de perto essas mudanças tecnológicas. A digitalização dos sinais de rádio e de televisão vêm se constituindo, portanto, num fundamental espaço para a intensificação da produção radiofônica no país, e, com isso possibilitando uma maior interatividade. Essas novas possibilidades inauguram uma radiodifusão multimídia, bidirecional, de caráter hipertextual e heterogêneo, além de possibilitar a introdução do visual em conjunto com o áudio, acrescentando o caráter multissensorial que antes não havia. O momento atual demanda para aqueles que trabalham com essa mídia representar suas práticas tanto levantando questões e refletindo sobre o papel social das emissoras de rádio educativa no passado e no presente, de forma a avaliar as mudanças culturais e transformadoras do papel do cidadão, da atuação dos profissionais da área, das estratégias e políticas públicas, bem como analisar a transformação do seu uso através na possibilidade de não se utilizar apenas ondas hertzianas e sim a implantação de projetos de rádio na web. Neste caso, a apropriação de softwares livres é fundamental na perspectiva de contribuir com o movimento maior de emancipação do país em termos científicos e tecnológicos. As políticas de software livre adotadas pelo governo federal tem, nesse sentido,impulsionado uma aproximação mais intensa entre a ciência da comunicação, as telecomunicações e a educação. Necessitamos intensificar a investigação sobre as possibilidades trazidas pela produção colaborativa, em especial com o desenvolvimento de softwares e de sistemas que possibilitem uma produção coletiva de conhecimentos, analisando, conseqüentemente, os seus usos na educação, com especial destaque para o novo marco regulatório e os movimentos Creative Commons, que são básicos para a educação e a cultura. O que se buscará nesta etapa da pesquisa, é investigar as mudanças do ponto de vista das políticas públicas no que diz respeito à legislação de telecomunicações existentes no país, as mudanças trazidas pela digitalização do sinal e os desafios e possibilidades que estão sendo postos para a educação a partir de todo esse movimento contemporâneo. No particular do uso da Rádio Faced Web, nessa pesquisa vamos buscar identificar como a comunidade da FACED (em Salvador e Irecê, percebe o uso do rádio e de que forma utiliza-o para educar.

Metodologia
São duas frentes de investigação que estão sendo adotadas pelo nosso grupo e que dão sustentação também à esta pesquisa. De uma lado a recuperação teórica das experiências e das políticas públicas que relacionam a comunicação com a educação, particularmente o uso do rádio na educação e do processo de digitalização da mídia brasileira. De outro, uma investigação das tecnologias (softwares e hardwares) disponíveis para a instalação, operação e manutenção de rádios na web, rádios comunitárias, softwares para produção colaborativas e de produtos multimídias. Como boa parte deste material encontra-se hoje disponível na internet, parte significativa desta pesquisa será realizada através da navegação por sítios de projetos similares, bancos de dados e de dissertações e teses, além dos portais de periódicos, cada dia mais difundidos na rede. Para conhecer e analisar a forma de operacionalização dos programas e das políticas, considerando a extensão do território nacional e a quantidade de pesquisas que estão sendo realizadas nos mais diferentes contextos, torna-se imprescindível buscar essas pesquisas e nelas, os pontos comuns e divergentes, de forma a explicitar o que é decorrente das políticas e o que é especificidade de cada contexto isoladamente. Vamos dar continuidade a investigação da produção teórica associada aos Grupos de Trabalho Educação e Comunicação da ANPEd e Comunicação e Educação da Intercom e da Compos. A identificação e coleta das pesquisas e do material desenvolvido nos programas de pós-graduação ocorrerá através da própria internet (e-mail, webconferência, chat, listas de discussão, bancos de dados e bibliográficos) e também através do intercâmbio entre bibliotecas. A partir da leitura e análise das referências identificadas é que será possível estabelecer uma visão mais ampla da forma como as experiências históricas e contemporâneas – estão sendo operacionalizadas, da coerência entre as ações que efetivamente estão sendo desencadeadas nas escolas brasileiras e das diretrizes gerais contidas nos diversos documentos, projetos e programas analisados. Estamos com isso intensificando a montagem do nosso banco de referências conceituais do “Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias”, que tem sido útil para a produção de outras pesquisa, eventos, monografia, dissertações e teses. Nosso forte envolvimento nas listas de discussão do Projeto Software Livre se dará de forma dupla. De um lado, alimentando a discussão nas listas e nos movimentos políticos e, de outro, nos alimentando pelas reflexões presentes nestas listas e fóruns.

Viabilidade e financiamento
A FACED está equipada com todas as condições necessárias para o desenvolvimento desta pesquisa que está vinculada à Linha de Pesquisa Currículo e Tecnologias da Informação e Comunicação e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC). Temos disponíveis computadores interligados na internet, os quais possibilitarão a pesquisa on-line e a produção dos textos. Também estará à disposição do grupo o ÉduCANAL e a Rádio FACED Web, está, implantada exatamente como resultado da pesquisa anterior. Em todos esses espaços temos disponíveis televisores, vídeos, filmadoras, ilhas de edição não-lineares, bem como sinal de TV à cabo. Além disso, o grupo de pesquisa ao qual este projeto esta vinculado possui um razoável número de mestrandos e doutorandos que, cada um em sua pesquisa específica, contribuem de forma coletiva para o desenvolvimento desta etapa. Esta pesquisa conta também com o “grant” da minha bolsa de pesquisa mais uma bolsista de iniciação científica que pode contribuir com o andamento da mesma. Por outro lado, a pesquisa guarda-chuva do GEC recebe apoio financeiro da FAPESB.

Resultados e impactos esperados

  • Home-page local com referências e análises das experiências e das informações técnicas sobre montagem de rádios na Web e rádios livres e comunitárias;
  • Fornecer subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa, no que diz respeito às políticas públicas na área de relação mídia e educação;
  •  Participar de grupos de trabalho e comissões, em diversos níveis, onde seja possível a apresentação dos resultados preliminares da pesquisa;
  • Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL , TV UFBA e Tvs Universitárias;
  • Operar e “manter no ar” a Rádio FACED na web, com a produção de programas educativos;
  • Mapeamento de software livre e hardware para a montagem da rádio na Web;
  • Levantamento de estudos que articulam rádio livre e comunitária com software livre;
  • Levantamento de softwares e de projetos que utilizam softwares colaborativos para uso em educação.

Cronograma de execução
1. Levantamento bibliográfico – ago.06 a jun.07
2. Continuidade do mapeamento e análise de software livre e hardware para a montagem da rádio na Web;
3. Identificação e análise de softwares de produção colaborativa na web – set/06 a mai/07;
4. Levantamento de estudos que articulam rádio livre e comunitária com software livre;
5. Alimentação da home-page local com referências e análises das experiências e das informações técnicas sobre montagem de rádios na Web e rádios livres e comunitárias;
6. Produção de programas de televisão sobre a temática para o ÉduCANAL , TV UFBA, Tvs Universitárias e Rádio FACED;
7. fornecimento de subsídios para os trabalhos finais de graduação, mestrado e doutorado dos integrantes do grupo de pesquisa, no que diz respeito às políticas públicas na área de relação mídia e educação – ago/06 a jul/07;
8. Ambientação com ambientes de escrita colaborativa;
9. Contribuição com o movimento Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres na construção de uma política de produção colaborativa de conhecimento;
10. Criação de CD Livre contendo a solução da Rádio FACED Web para difunção da cultura de rádios livres em escolas, telecentros e outras comunidades;
11. Contribuição para a apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre;

Referências Bibliográficas

ALMEIDA, Maria Elizabeth B. Tecnologia de Informação e Comunicação na Escola: novos horizontes na produção escrita. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas na Educação. Fundação Cesgranrio, v.12, n.43, abr/jun, 2004;

ALVES, Raquel P. A. dos S. Rádio no ciberespeaço: interseção, adaptação, mudança, e transformação. Belo Horizonte: INTERCOM, 2003. Disponível em < http://www.intercom.org.br/papers/congresso2003/pdf/2003_NP06_alves.pdf&gt; Acessado em 15 de Julho de 2005;

BARBOSA, Ana Mae A multiculturalidade na educação estética, http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/mee/meetxt3.htm, capturado em 16/05/2006.

BATISTA. João Antônio. Dez anos nas ondas do rádio. São Paulo, jan/abr, 2000 BBC Brasil. Pesquisa atesta que brasileiros lêem pouco, mas usam rádio, tv e internet. Folha Online. Disponível em

BIERNATZKI, William E. Rádio: história e abrangência na na era digital. São Paulo, st/dez, 1999

BUFARAH JR, Álvaro. Rádio na Internet: convergência de possibilidades. Belo Horizonte: Intercom, set/2003. Disponível em

DEL BIANCO, Nélia R. Cautela, riscos e incertezas na implantação da rádio digital no Brasil. In: MOREIRA, S.V; DEL BIANCO, N.R. Desafios do Rádio no Brasil no século XXI. São Paulo: Intercom. Rio de Janeiro: UERJ, 2001.

GRINSPUN, Mirian P.S.(org.).Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1999.

MARTINEZ-COSTA, Maria Del Pilar. La radio em la era digital. Madrid: El pais Aguilar, 1997

MOREIRA, Sonia V. O rádio O rádio chega ao século XXI – Tecnologias e leis nos Estados Unidos e no Brasil. Tese de doutorado. ECA-USP, 1999

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 Plano de Trabalho de Bolsista 01 – DCC

Sub-Título do Plano de Trabalho: Rádio Web e TV Digital como fomentadores de educação no âmbito do Software Livre
Nome do Bolsista: Fabricio Araújo de Santana
Página atividades do bolsista
EDITAL PIBIC/UFBA 02/2006

Resumo do Plano de Trabalho
O trabalho do bolsita de Ciência da Computação se constituirá em duas grandes frentes: uma teórica e outra de aplicação. Do ponto de vista teórico estará investigando o uso dos software livres na educação, incluindo montagem e administração de rádio web, produção colaborativa na rede e aplicativos para uso em educação. Em termos de aplicação, estará atuando na divulgação do Ambiente de escrita colaborativa TWiki para comunidades educacionais, na divulgação e participação nos Movimentos Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres, elaborando páginas como as das rádios, do grupo de pesquisa, dos projetos em andamento na unidade e criando o CD Livre contendo a solução da Rádio FACED Web para difusão da cultura de rádios livres em escolas, telecentros e outras comunidades.

Objetivos específicos do bolsista
O bolsista de Ciência da Computação tem a tarefa fundamental de aprofundar os aspectos técnicos e teóricos ligados ao software livre, com particularar atenção à escrita colaborativa TWiki, que está sendo usado para manter e hospedar a página da rádio ede todo o nosso grupo de pesquisa, além de socializar os resultados da pesquisa com a comunidade educacional. Desenvoverá estudos a cerca de temas ligados ao Movimento Software Livre, Creative Commons, Rádios Livres e Sistema Brasilerio de Tv Digital (SBTV). Estudará mais profundamente o sistema Debian GNU/ Linux e seu modo de empacotamento, criando CD Livre contendo a solução da Rádio FACED Web para difunção da cultura de rádios livres em escolas, telecentros e outras comunidades.

Resultados específicos do bolsista

  • Divulgação do Ambiente de escrita colaborativa TWiki para comunidades educacionais;

  • Divulgação e participação nos Movimentos Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres;

  • Elaboração da página da rádio com textos e matérias coletadas sobre os temas acima;
  • CD Livre contendo a solução da Rádio FACED Web para difunção da cultura de rádios livres em escolas, telecentros e outras comunidades;
  • Apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre;
  • Licenciamento da produção da rádio em Creative Commons  Cronograma específico de execução
    Cronograma específico de execução

    • Familiarização com o Ambiente de escrita colaborativa TWiki, usado para manter e hospedar a página da rádio – ago/2006 a dez/2006;
    • Estudos a cerca de temas ligados ao Movimento Software Livre, Creative Commons e Rádios Livres – – ago/2006 a dez/2006;
    • Alimentação da página da rádio com textos e matérias coletadas sobre os temas acima – ago/2006 a jul/2007;
    • Ambientalização com o sistema Debian GNU/ Linux e seu modo de empacotamento – jan/2007 a jul/2007;
    • Criação de CD Livre contendo a solução da Rádio FACED Web para difunção da cultura de rádios livres em escolas, telecentros e outras comunidades – jan/2007 a jul/2007;
    • Apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre – dez/2006 a maio/2007;
    • Licenciamento da produção da rádio em Creative Commons – out/2006 a dez/2007;
    • Estudos de aproximação” sobre o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV digital – jan/2007 a jul/2007;
    • Organização da III Semana de Software Livre da FACED – ago/2006 a dez/2006;
    • Participar de seminários internos e externos, apresentando os resultados da pesquisa. Produzir artigos científicos sobre a temática em conjunto com o orientador e outros pesquisadores – dez/2006 a jul/2007;
    • Elaborar um relatório parcial e um final ao decorrer da pesquisa para um melhor acompanhamento. fev/2007 e jul/2007

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Plano de Trabalho de Bolsista 02

Sub-Título do Plano de Trabalho: Educação, Mídias e Software Livre: um estudo do estado da arte das políticas públicas
Bolsista: Dart Clea Rios Andrade Araújo
EDITAL PIBIC/UFBA 02/2006
Página atividades do bolsista

Resumo do plano de trabalho do bolsista
A bolsista-pesquisadora aluna de Pedagogia, irá aprofundar estudos sobre rádio web, tv digital, tecnologia educacional, rádio educativo e software livre na sua interface com a educação. Mais particularmente estará se concentrando no olhar e investigar as mudanças do ponto de vista das políticas públicas no que diz respeito à legislação de telecomunicações existentes no país, as mudanças trazidas pela digitalização dos sinais e os desafios e possibilidades que estão sendo postos para a educação a partir de todo esse movimento contemporânero, estabelecendo uma paralelo com o que estamos investigando em termos de políticas públicas nas demais pesquisas do GEC. Em termos aplicados, estará integrada aos demais bolsistas que estarão produzindo programas de rádio, TV e construção de página web com sofwtare colaborativos, contribuindo com as dimensões pedagógicas para esses projetos.

Objetivos específicos do bolsista
Através do projeto de pesquisa “Rádio,Tv Digital e seus usos na Educação”, o trabalho do bolsista tem como objetivo investigação, estudo e reflexão sobre as mudanças das políticas públicas em relação a legislação das telecomunicações e as mudanças trazidas pela digitalização do sinal e os desafios e possibilidades que estão sendo postos para a educação a partir de todo esse movimento contemporâneo.
Resultados específicos do bolsista

  • Aprofundar estudos sobre rádio web, tv digital, tecnologia educacional, rádio educativo e software livre;
  • Ampliar o olhar e investigar as mudanças do ponto de vista das políticas públicas no que diz respeito à legislação de telecomunicações existentes no país, as mudanças trazidas pela digitalização dos sinais e os desafios e possibilidades que estão sendo postos para a educação a partir de todo esse movimento contemporânero.
  • Participar de seminários internos e externos, apresentando os resultados da pesquisa. Produzir artigos científicos sobre a temática em conjunto com o orientador e outros pesquisadores – dez/2006 a jul/2007;
  • Elaborar um relatório parcial e um final ao decorrer da pesquisa para um melhor acompanhamento. fev/2007 e jul/2007;
  • Produção de programas de rádio e TV, contribuindo com as dimensões pedagógicas;
  • Relatório parcial e um final ao decorrer da pesquisa para um melhor acompanhamento.

Cronograma específico de execução
Aprofundar estudos sobre rádio web, tv digital, tecnologia educacional, rádio educativo e software livre;
Analise das políticas públicas – ago/2006 a mai/2007;
Participação em seminários internos e externos, apresentando os resultados da pesquisa – nov/2006 e mar a jul/2007;
Produção de artigos científicos sobre a temática – mai/2007;
Elaborar um relatório parcial e um final ao decorrer da pesquisa para um melhor acompanhamento. fev/2007 e jul/2007;
Produção de programas de rádio e TV, contribuindo com as dimensões pedagógicas;
Relatório parcial e um final ao decorrer da pesquisa para um melhor acompanhamento;
Participar de seminários internos e externos, apresentando os resultados da pesquisa;
Produzir artigos científicos sobre a temática em conjunto com o orientador e outros pesquisadores – dez/2006 a jul/2007;
Elaborar um relatório parcial e um final ao decorrer da pesquisa para um melhor acompanhamento. fev/2007 e jul/2007;
* Organização da III Semana de Software Livre da FACED – ago/2006 a dez/2006.

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Plano de Trabalho de Bolsista 03

Sub-Título do Plano de Trabalho: Rádio Web como elemento de inclusão sócio-digital e possibilidades da TV Digital, aliados ao Software Livre
Nome do Bolsista: Monica Paz
Página atividade do bolsista

Resumo
A terceira bolsista-pesquisadora, acadêmica de Ciência da Computação será a responsável pela continuidade e ampliação do projeto. Ficará responsável pelo apoio técnico para a criação de novos programas de rádio, pela manutenção e acompanhamento do funcionamento da rádio, assim como atendimento ao público da mesma e pelo desenvolvimento de estudos e experiência de transmissão de vídeo na web (streaming). Do ponto de vista teórico, investigará o uso de softwares livres na produção colaborativa, nos estudos das questões relacionadas ao direito autoral e de licenciamento de produtos de informática, particularmente GPL e Creative Commons. Será também a responsável pelos estudos iniciais (Estudos de aproximação) sobre o desenvolvimento do modelo do Sistema Brasileiro de TV digital e sua legislação.

Justificativas do Orientador a Bolsista 3 (Mônica Paz)
A terceira bolsista, estudante de Ciência da Computação que já participou da etapa anterior desta pesquisa é de fundamental importância para a manutenção do projeto e da sua inserção na comunidade da FACED, da UFBA e de demais espaços educacionais, como as escolas públicas da rede municipal de Salvador e Irecê, onde mantemos um programa de Formação de Professores. Como nossa pesquisa, do ponto de vista de atuação formativa no sistema educacional está sendo ampliada, o trabalho da terceira bolsista é importante para dar conta do apoio técnico para a criação de novos programas de rádio e instalação de novas “emissoras” diretamente nas escolas e no “campus” de Irecê, para a manutenção e acompanhamento do funcionamento da rádio, além de uma maior participação na apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre. Esta bolsista terá como prioridade dar início a um aprofundamento sobre o modelo de Sistema Brasileiro de TV digital e sua relação com as possibilidade de produção de vídeo na web, com a tecnologia “streaming”.

Objetivos específicos do bolsista
A terceira bolsista, estudante de Ciência da Computação que já participou da etapa anterior desta pesquisa é de fundamental importância para a manutenção do projeto e da sua inserção na comunidade da FACED, da UFBA e de demais espaços educacionais, como as escolas públicas da rede municipal de Salvador e Irecê, onde mantemos um programa de Formação de Professores. Como nossa pesquisa, do ponto de vista de atuação formativa no sistema educacional está sendo ampliada, o trabalho da terceira bolsista é importante para dar conta do apoio técnico para a criação de novos programas de rádio e instalação de novas “emissoras” diretamente nas escolas e no “campus” de Irecê, para a manutenção e acompanhamento do funcionamento da rádio, além de uma maior participação na apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre. Esta bolsista terá como prioridade dar início a um aprofundamento sobre o modelo de Sistema Brasileiro de TV digital e sua relação com as possibilidade de produção de vídeo na web, com a tecnologia “streaming”.

Resultados específicos do bolsista

  • Apoio técnico para a criação de novos programas de rádio;
  • Manutenção e acompanhamento do funcionamento da rádio, assim como atendimento ao público da mesma;
  • Apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre;
  • “Estudos de aproximação” sobre o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV digital.
  • desenvolvimento de estudos e experiência ne transmissão de vídeona web (streaming)

Cronograma específico de execução

Apoio técnico para a criação de novos programas de rádio – ago/2006 a jul/2007;
Manutenção e acompanhamento do funcionamento da rádio, assim como atendimento ao público da mesma – – ago/2006 a jul/2007;
Apresentação da solução em eventos ligados a Rádios Livre e Software Livre – dez/2006 a abr/2007;
“Estudos de aproximação” sobre o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV digital – nov/2006 a mai/2007;
Participar de seminários internos e externos, apresentando os resultados da pesquisa. Produzir artigos científicos sobre a temática em conjunto com o orientador e outros pesquisadores – dez/2006 a jul/2007;
Elaborar um relatório parcial e um final ao decorrer da pesquisa para um melhor acompanhamento. fev/2007 e jul/2007;
* Organização da III Semana de Software Livre da FACED – ago/2006 a dez/2006.

Seminário de Pesquisa Estudantil 2006