Inclusão Digital: articulação dos nós da rede – Parte Dois
“Inclusão digital” é uma idéia/conceito que emerge no contexto dos Programas Sociedade da Informação, configurando-se como uma das idéias-chave que perpassam projetos e ações nos mais diferentes âmbitos sociais. Com base em estudos, análise de projetos e demandas por diretrizes metodológicas para ações de inclusão digital, é possível afirmar que apesar do grande número de Programas e Projetos de Inclusão Digital desenvolvidos no país, ainda estamos bastante carentes de pesquisas sobre concepções e metodologias de trabalho utilizadas pelos diferentes grupos. Procurando contribuir para a construção do conhecimento na área, este estudo, com base nos aportes das pesquisas documental e bibliográfica, propõe-se a dar continuidade à pesquisa que estamos desenvolvendo desde julho de 2005, intensificando os estudos a respeito da construção de um conceito de inclusão digital articulado com conceitos de inclusão social; e do delineamento de diretrizes metodológicas a serem utilizadas nos Projetos de Inclusão Digital.
Período: ago. 2006 a jul. 2007
Coordenação: Maria Helena Bonilla
Bolsista PIBIC: Joseilda Sampaio
Educação, Mídias e Software Livre
O nosso grupo de pesquisa (GEC) vem se dedicando de forma intensa à essa reflexão, tendo já desenvolvido inúmeras pesquisas na área, com destaque para à mais recente, com bolsistas PIBIC, que investigou o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Educação, com um foco mais particular no rádio, onde tivemos a possibilidade de resgatar a experiência de seu uso para o desenvolvimento de projetos de alfabetização de jovens e adultos no meio rural (como é o caso do Movimento de Educação de Base – MEB), das transformações vividas pelo rádio e de suas características básicas que foram modificadas a partir da presença da radiodifusão multimídia na Web.
Período: ago. 2006 a jul. 2007
Coordenação: Nelson Pretto
Bolsistas PIBIC: Dart Araujo, Mônica Paz, Fabricio Santana
Políticas Públicas Brasileiras em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação
Projeto apoiado pelo CNPQ/Bolsa de Produtividade (sic!) em Pesquisa – processo número 306423/2003-0
Início 04/2003 – Término: 02/2007
Propõe-se o levantamento e análise da documentação relativa às políticas públicas Brasileiras em Educação, Tecnologia da Informação e Comunicação, verificando as ações desencadeadas por essas políticas, identificando as dificuldades enfrentadas pelas comunidades educacionais e o potencial que apresentam para a transformação das políticas vigentes.
Coordenação: Nelson Pretto (bolsa PQ/CNPq)
Bolsista de IC/CNPq: Darlene Almada
Resumos para o SEMEP e o SEMPPG
Resumos apresentados no Seminário Estudantil de Pesquisa e Seminário de Pesquisa e Pós-graduação em 2007