GEC

SALETE DE FÁTIMA NORO CORDEIRO

Lattes

Orcid

TESE DE DOUTORADO

Tecnologias digitais móveis no cotidiano escolar: espaços/tempos de aprenderESCOLA APRENDENTE: desafios e possibilidades postos no contexto da Sociedade do Conhecimento (2010-2014)

PÓS-DOUTORADO

Università degli Studi della Tuscia, UNITUS, Itália.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC

  • A dinâmica do projeto UCA na escola: a construção de práticas pedagógicas pelos professores no contexto das redes e da mobilidade informacional.- Plano de trabalho: A presença do UCA na sala de aula: ressignificando a prática pedagógica dos educadores e o sentido de educar
  • Recursos Educacionais Abertos: livre acesso à cultura e ao conhecimento-Plano de Trabalho-Recursos Educacionais Abertos: definições e conceitos (2016-2017)
  • Recursos Educacionais Abertos: livre acesso à cultura e ao conhecimento- Parte II-Plano de trabalho-RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: IMPLICAÇÕES TEÓRICO PRÁTICAS PARA PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS LIVRES (2017-2018)
  • Recursos Educacionais Abertos: livre acesso à cultura e ao conhecimento- Parte IIPano de trabalho-RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: OS LICENCIAMENTOS LIVRES (2017-2018)
  • EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CULTURA DIGITAL E CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA (2018-2019)
    • Indiana dos Santos Alves de Souza
  • EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CULTURA DIGITAL E CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA- Parte II- Plano de trabalho- Formação de professores: a construção e desenvolvimento de projetos colaborativos (2019-2020)
    • Indiana dos Santos Alves de Souza
  • Cultura Digital e direitos humanos: percursos possíveis para a formação de professores pesquisadores no contexto do projeto conexão escola-mundo (2021-2022)
    • Indiana dos Santos Alves de Souza
  • EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CULTURA DIGITAL E CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA- Plano de trabalho- Os espaços makers e direitos humanos: diversidade e resistência dos alunos dentro da escola (2018-2019)
  • EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CULTURA DIGITAL E CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NA ESCOLA- Parte II- Plano de trabalho- Formação de professores: a construção e desenvolvimento de projetos colaborativos (2019-2020)
  • Plano de trabalho- Programa Nacional do Livro Didático: possibilidades de autoria com os licenciamentos em Creative Commons (2018-2019)
  • Plano de trabalho- Programa Nacional do Livro Didático: a construção política do edital do MEC para o PNLD (2018-2019)
  • Plano de trabalho: Programa Nacional do Livro Didático: possibilidades de autoria com os licenciamentos em Creative Commons (2019-2020)
    • Victoria Farias dos Santos
  • Formação de professores: protagonismo e autoria dentro da escola (2019-2020)
    • Anna Izabel Santos Mariano Muniz
  • Formação de professores pesquisadores no contexto do projeto Conexão Escola-Mundo: Protagonismo e Autoria (2022-2023)
  • Formação de professores e cultura colaborativa: elementos para a construção da educação aberta – plano de trabalho construindo verbetes na Wikipédia: mapeando elementos para a construção da educação (2023-2024)
  • Explorando a Iniciativa Educação Aberta: marco histórico e conceitual (2023-2024)
  • Cultura digital e o protagonismo de jovens estudantes: o clube de leitura e a produção de conteúdos para enfrentar a violência (2022-2023)
    • Beatriz Monteiro de Araújo
  • Cultura digital e o protagonismo de jovens estudantes: o clube de leitura e a produção de conteúdos para enfrentar a violência (2023-2024)
  • CONHECER, SENTIR VIVER: O PARQUE SÃO BARTOLOMEU E SUAS PEDAGOGIAS – plano de trabalho – Sensibilidade em campo: buscando linguagens outras para sentir, viver, perceber o espaços que habitamos (2023-2024)

INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUNIOR

  • Cultura digital e o protagonismo de jovens estudantes: o clube de leitura e a produção de conteúdos para enfrentar a violência (2021-2022)
    • Beatriz Monteiro de Araújo
  • Cultura digital e o protagonismo de jovens estudantes: o clube de leitura e a produção de conteúdos para enfrentar a violência (2021-2022)
    • Gean Das Neves Figueiredo

 

  • Jovens estudantes do ensino médio, protagonismo e autoria na cultura digital: construção de narrativas literárias de si como proposta para ebook (2022-2023)
  • Juventude e direitos humanos na escola: O Capítulo que Falta no enfrentamento da violência – plano de trabalho – Direitos humanos e ciência aberta: curadoria e produção de conteúdos para o clube de leitura (2023-2024)

MONITORIA

Monitores:

ORIENTAÇÕES

  • ITINERÂNCIAS DO PASSADO PRESENTES NO FUTURO: FACHOS DE LUZ SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA (2008-2013)
  • PROFESSORES e TECNOLOGIAS: ENTRAVES QUANTO AO USO DAS NOVAS MÍDIAS NAS ESCOLAS DE SALVADOR. (especialização) (2010-2011)
    • Luciene Alves França
  • O imaginário do professor da escola pública frente às novas tecnologias no processo ensino aprendizagem. (especialização) (2010-2011)
    • Maria Helena Bispo
  • USO E POSSIBILIDADES DAS TIC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO AO LETRAMENTO DIGITAL.(especialização) (2010-2011)
    • Maria Margareth Freitas
  • O USO DAS TIC COMO INSTRUMENTOS DE RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA: UM ESTUDO DE CASO.(especialização) (2010-2011)
    • Waikiri Llanos
  • Formação continuada de professores da rede municipal de Salvador: uma reflexão sobre as tecnologias da informação e comunicação e o fazer pedagógico. (especialização) (2010-2011)
    • Rosangela Costa Soares
  • O uso do blog na disciplina Educação e tecnologias contemporâneas: recurso colaborativo contribuindo para o processo formativo (2011-2012)
  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: TRAJETÓRIAS, CONCEPÇÕES E PERSPECTIVAS (2016-2017)
  • Formação de Professores, Autoria e Protagonismo em Escolas Públicas: Um estudo de caso a partir do Projeto Conexão Escola-Mundo (2017-2022)
    • Indiana dos Santos Alves de Souza
  • Graduação em Artes Cênicas (2021)

 

Mestrado Profissional:

  • As diversas linguagens no cotidiano escolar: possibilidades de recosntrução dos espaços esducacionais no âmbito do IFSerão-PE Campus Floresta (2017-2019)
  • Espaços mackers como potencializadores da criatividade, ludicidade e compartilhamento de ideias no contexto acadâmico (2017-2019)
  • Espaços mackers como potencializadores da criatividade, ludicidade e compartilhamento de ideias no contexto acadâmico (2019-2021)
  • O MEME COMO ESTRATÉGIA SEMIÓTICA DE COMUNICAÇÃO (2021-2023)
  • O papel da gamificação no processo de aprendizagem de estudantes com deficiência intelectual do ensino básico do subúrbio ferroviário de Salvador (2022-2024)
  • O Saber-fazer crochê no entremeio da aprendizagem afeto cognitiva dos estudantes do Ifes campus São Mateus (2022-2024)
  • REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA: UMA ALTERNATIVA NO ENSINO SOCIOESPACIAL SOBRE O PARQUE SÃO BARTOLOMEU (2022-2024)
  • O uso de simulações interativas como proposta de intervenção pedagógica para alunos do ensino técnico integrado ao ensino médio (2023-Atualmente)
  • Lei Geral de Proteção de Dados: construção da soberania digital dentro do Ifes (2023-Atualmente)
  • AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA PÓS-PANDEMIA DA COVID-19: DESAFIOS E AVANÇOS (2023-Atualmente)

Mestrado Acadêmico:

  • CULTURA DIGITAL NA EDUCAÇÃO: os desafios e as possibilidades das práticas docentes (2021-2023)