GEC

MARIA HELENA SILVEIRA BONILLA

 

Lattes

Orcid

PÓS-DOUTORADO

Políticas Públicas para tecnologias no contexto da Educação do Campo (2010-2011) – UFSC.

 

INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIBIC

MONITORIA

ORIENTAÇÕES

  • Formação do pedagogo e as tecnologias da informação e comunicação (2005-2005)
    Carla Sardeiro Vasconcelos Ribeiro

  • Rituais e ritmos da organização escolar condicionando o afastamento dos professores do laboratório de informática: um estudo de caso com professores da Escola Municipal de Fazenda Coutos (2005-2005)
    Daniela da Silva Horácio

  • A relação entre os professores e a tecnologia (2005-2005)
    Carolina Freitas Costa Cruz

  • Inclusão Digital: estudo de caso no Onda Digital e Eletrocooperativa (2006-2006)
    Larissa Palma Coelho

  • Tabuleiro Digital: vivências, dinâmicas e tensões. Um estudo de caso (2007-2008)
    Joseilda Sampaio de Souza

  • Rádio e Escola: uma experiência de rádio comunitária na Escola Municipal Amai Pro (2007-2007)
    Adriana Cerqueira

  • A Internet como ferramenta ou estruturante: estudo de caso na Escola Experimental (2008-2008)
    Verônica Terto Ferreira Vieira

  • As potencialidades do computador portátil para a educação: programa um computador por aluno (UCA) (2009-2009)
    Josélia Domingos dos Santos
  • As práticas de uso das TIC na escola que se constituem como iniciativas inovadoras (2011-2011)
    Janine Ferreira Leite

  • O uso das tecnologias de informação e comunicação na escola família agrícola Avaní de Lima Cunha (2011-2012)
    Gilda Maria Cunha Pereira

  • A formação dos professores do curso de Licenciatura em Educação do Campo no uso das tecnologias digitais (2011-2012)
    Simara da Silva Conceição

  • Cultura digital: limites e potencialidades dos laptops educacionais para as escolas do campo (2013-2014)
    Jaqueline de Jesus dos Santos

  • As potencialidades das TIC para a Pedagogia da Alternância na Educação do Campo (2014-2015)
    Gisele da Silva Regis

  • Jogos digitais: as potencialidades da simulação para o processo educativo (2013-2013)
    Adriana Gomes dos Santos

  • Relações entre Estado, Sociedade e TIC: uma análise das tensões a partir do modelo proposto pelos Pontos de Cultura (2007-2011)

  • A autoria do professor no contexto da cibercultura: redes da criação no cotidiano da escola (2010-2014)

    • Maristela Midlej Silva de Araujo

  • Tecnologias digitais móveis e cotidiano escolar: espaços/tempos de aprender (2010-2014)

  • Contextualizações e recontextualizações nas políticas de TIC e educação: um estudo sobre o Proinfo Integrado nos NTM da Bahia (2012-2017)

    • Maria Sigmar Coutinho Passos

  • Perspectiva de Internacionalización en Casa e Interculturalidad Crítica como proceso de globalización contra hegemónica potenciada por las TIC: caso en red (2015-2019)

  • Brincar em tempos de tecnologias digitais móveis (2015-2019)

  • Além das cercas, o que há? A Educação do Campo no contexto da Cultura Digital (2016-2020)

  • Terra, escola e dados: das dinâmicas cotidianas com tecnologias digitais móveis em escolas do campo no território Baixo Sul, Bahia (2018- )

  • (Per)formación rizomática: encuentros entre tecnologías digitales y profesores en Honduras (2018-2022)

  • Colectivos y comunidades tecnológicas venezolanas: una ecología de saberes para pensar la cultura libre del sur global (2018-2022)

  • Ciberativismo: estratégias e táticas de participação cidadã on-line (2019- )

    • Róger Alberto Aburto Villalta

  • Smart education: relaciones de saber-poder en el contexto del capitalismo contemporáneo (2019-2023)

  • Políticas públicas para superação das lacunas de aprendizagens após ensino emergencial na educação básica pública nacional (2023- )
  • Batalha das Ideias: As Rádios Comunitárias enquanto espaços de comunicação e educação popular para o enfrentamento do avanço da extrema direita no Brasil e o fortalecimento dos territórios (2024- )