Antiga configuração da Rádio Faced Web

Configuração Inicial: Softwares Utilizados

Produção

  • Audacity: Um excelente editor de áudio. Permite fazer gravação de múltiplas faixas

Playlist

  • XMMS: Clone do Winamp para sistemas UNIX-like

Servidor

  • Icecast2: Servidor de Streaming, suporta streaming de áudio (Ogg e MP3) e vídeo (theora)

Auxiliares

  • jack: JACK Audio Connection Kit – Servidor de som, permite encaminhar a saída do XMMS para o Darkice
    • qjackctl: uma interface gráfica em QT para o JACK
    • xmms-jackasyn: Plugin de saída do XMMS para o JACK
  • mostra_musica.sh: Shell script para atualizar o nome da música ou programa no Icecast. Pode ser chamado direto pelo terminal com ./mostra_musica.sh Nome+Da+Música ou pelo XMMS através do plugin Troca de Música (Preferências > Plugins Gerais > Troca de Música) com o seguinte comando echo “%s” | sed s/\ /\+/g | xargs ~/mostra_musica.sh recomendável (Não se encontra rodando no momento)

Tutoriais Antigos

Através dos seguintes tutoriais, produzidos pela equipe da Rádio FACED Web, você poderá aprender mais como funciona e como montar a sua própria Rádio Web, na sua casa, trabalho ou escola, sem depender de nenhum software proprietário. wink

Veja tutoriais de terceiros na página de Links

Esquema antigo:

Nota: Este esquema refere-se à uma configuração simples porém dispendiosa, por utilizar duas máquinas, e encontra-se desatualizada, visto que não utilizamos mais este esquema. Fica aí para referência.

logoradio2.gif

Entre, Escute e Participe

Um projeto do GEC - Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias

Olá Terráqueo,

Este é o espaço da Rádio FACED Web, um espaço coletivo, democrático e participativo de expressão e comunicação usando software livre na Faculdade de Educação da UFBA.

O projeto é fruto da pesquisa "Do MEB à WEB: O Rádio na Educação", coordenada por Nelson Pretto com a participação de bolsistas de Iniciação Científica.