Sobre a Radio

Sobre a Rádio FACED

O que é?

A Rádio FACED é parte do projeto de pesquisa do GEC – Grupo de Pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, entitulado Do MEB à WEB: O Rádio na Educação. Coordenado pelo Prof. Nelson Pretto, conta com o apoio de voluntários e de bolsistas vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e financiados pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Rádio FACED transmite 24h por dia e possui programação musical além de programas sobre inclusão digital, economia solidária, crônicas e variedades. Estes programas são produzidos pelos voluntários com a supervisão da equipe da rádio, mas também veiculam-se contribuições de outros grupos e web rádios. A Rádio FACED abre espaço em sua programação para transmissões ao vivo de eventos e palestras que estejam (não somente) no âmbito da Educação, Comunicação e Tecnologias.

Como surgiu?

Surgiu da possibilidade de se aplicar a web rádio na educação em analogia ao MEB – Movimento de Educação de Base, projeto de educação via rádio desenvolvido há mais de uma década.

Inicialmente, foi criada a Rádio Webalizando a partir das discussões oriundas da Disciplina Polêmicas Contemporâneas, ministrada pelo Prof, Nelson Pretto na FACED/UFBA. Na rádio Webalizando os alunos da disciplina veiculavam entrevistas da sua própria produção. Mais tarde, este grupo originou a Rádio FACED, que iniciou suas transmissões em fase experimental em abril de 2005, utilizando-se apenas de softwares livres na produção e transmissão de conteúdos.

Por quê e pra quê?

O uso da rádio na educação cria um canal de comunicação, divulgação e produção cultural, que ao valorizar a ludicidade promove o “brincar”, o “criar”, o “desafiar”, alicerçados sobre uma visão crítica desenvolvida a partir da liberdade e criatividade estimulados por esse instrumento de leitura do mundo.

O Rádio na educação, além de desenvolver a capacidade de escrita e a oralidade, promove a integração da comunidade. Também oferece a possibilidade ao sujeito de expressar-se e assumir-se como um ser social, contribuindo para a formação de consciência cidadã.

Tendo em vista esta possibilidade, apresentamos a Rádio Faced como espaço promotor de ludicidade.

Quem?

Atualmente a Rádio FACED conta com os bolsistas Géssica Aragão, Bruno Gonsalves, e Aton Figueiredo, e alguns voluntários. Veja o tópico QuemSomos para saber quem está participando e quem já passou por aqui.

Você também está convidado a juntar-se a nós, elaborando programas, vinhetas, ou qualquer outro tipo de contribuição.

Como participar?

  • Equipe de voluntários: A Rádio FACED está aberta a voluntários que queiram fazer contribuições para a produção de programas e vinhetas, sendo orientados pela equipe da Rádio;
  • Telefone: Fale com a equipe da Rádio FACED ligando para (71) 3263-7267;
  • E-mail: Envie suas críticas, dúvidas, sugestões e outras contribuições para radio@faced.ufba.br;
  • Chat: Interaja com outros ouvintes! Durante as transmissões ao vivo envie perguntas e comentários sobre o evento e a Rádio.

O que já rolou?

Um pouco de história…

  • ??/???? – Surge a Rádio Webalizando, percursora da Rádio FACED
  • 08/2004 – Começa a pesquisa Do Meb à Web: O Rádio na Educação, tendo Alexandre e Carla como bolsistas.
  • 11/2004 – Criada o grupo radio_faced no yahoogrupos
  • 04/2005 – Entra em atividade a Rádio FACED!
  • 05/2005 – Primeira “Transmissão Ao Vivo” da Rádio FACED – Defesa de Mestrado de Telma Brito Rocha
  • 08/2005 – Novas bolsistas: Mônica Paz e Adriana Cerqueira
  • 10/2005 – A rádio retoma a veiculação de conteúdos (Economia Solidária, Inclusão Digital, Crônicas e variedades) de produção própria e de materiais indicados por ouvintes e colaboradores.
  • 08/2006 – Novos bolsistas: Mônica Paz, Dart Araújo e Fabrício Santana
  • 07/2007 – Lançamento do Podcast da Rádio FACED Web
  • 08/2007 – Novos bolsistas: Gessica Aragão, Tiago Figueiredo e Fabrício Santana
  • 08/2008 – Novos bolsistas: Gessica Aragão, Bruno Gonsalves e Aton Figueiredo

Como Funciona?