O processo de pesquisa permitiu perceber as diferentes possibilidades de interatividade entre indivíduos (agentes) no ciberespaço. 

A utilização de microcâmeras foi o ponto de partida desta pesquisa, tendo o corpo como gerador de imagem (microcâmera(s) presa (s) ao corpo do bailarino) e também o corpo como leitor das imagens capturadas (outros agentes). 

Percebeu-se então, que embora partindo do pressuposto do corpo na liderança da investigação, a partir da interatividade em tempo real com outros agentes, as ações de captura e leitura das imagens geradas tornaram-se implicadas, portanto gerando um processo de retroalimentação, não configurando-se um ponto de partida ou chegada, mas o “entre”, o que pode ser criado a partir desta implicação. 

A experimentação da(s) microcâmera(s) presa(s) ao corpo do bailarino trouxe novas possibilidades de enquadramentos, novos pontos de vista do corpo, chamado pela bolsista como “corpo-olhos”. 

Com o desenvolvimento da investigação na utilização de microcâmeras presas ao corpo do bailarino salientam-se alguns resultados: criação de ambientes telemáticos para a cena, exploração de diferentes qualidades de movimentos corporais gerados a partir da leitura corporal de um novo agente diante das imagens realizadas pelas microcâmeras, conexão teórica-prática implicadas através do desenvolvimento da pesquisa corporal realizada pelo sistema do “Processo de propósitos” (improvisação) e suas possibilidades de aplicação corporal em tempo real a serviço da produção de imagens. 

As experimentações, observações e escolhas de imagens, foram alimentadas de acordo com  geração de imagens das microcâmeras presas ao corpo do bailarino, criando uma rede interligada de suas utilidades artísticas, comunicacionais ou técnicas a serem exploradas por outro agente, estando este em outro espaço geográfico e relacionando-se também em tempo real. 

O fato da bolsista também ter exercido a função de bailarina do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança (GP Poética), no espetáculo “EU”, trouxe um entendimento efetivo e ampliado na articulação teórica-prática a que esta pesquisa se destina, com grande destaque para o estudo das possibilidades de auto-organização corporais surgidas a partir das experimentações, leituras e discussões com a orientadora e seus colaboradores sobre o “Processo de propósitos”( improvisação) em obra aberta e dinâmica pela participação de diversos agentes. 

Reflexões a cerca das imagens capturadas também permearam as experimentações, onde foi percebido como a mesma imagem transmitida poderia ser diferentemente lida por outro(s) agente (s) e/ ou de acordo também, com um terceiro fator, os meios (TV, internet, monitores) e superfícies ( telas, papéis, espaços na arquitetura) nos quais ela seria transmitida e projetada. 

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EU Espetáculo de dança com mediação tecnológica Núcleo de Criação do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança – Ivani Santana 

Discussão sobre imagens geradas por microcâmeras presas ao corpo do bailarino, que quando projetadas e/ou transmitidas por variados meios (telas, paredes, superfícies variadas de espaço arquitetônico, telas de computador, televisores, entre outros), geram diferentes formas de influências no corpo que promove a imagem e/ou no(s) corpo(s) que dialoga com a imagem gerada.  

Outro fator é como a utilização da imagem pelo novo agente pode modificar, adequar, transformar a maneira de utilização das microcâmeras. 

Estas discussões trazem na prática, o estudo teórico do conceito de “Embodied” (Ciências Cognitivas), homem e ambiente implicados proporcionando aprofundamento na investigação do conceito de acaso, por meio de uma construção corporal, em tempo real através do “processo de propósitos”, em que o corpo ao mover-se detecta e escolhe ( em tempo real) um ponto na arquitetura do espaço cênico do espetáculo para a colocação da(s) microcâmera(s), que irá “passear” ( de maneira “autônoma”) pelo espaço e capturar uma gama de imagens aproveitadas por outro agente ( bailarino) agindo pelo mesmo processo, na criação de nova cena em ambientes geograficamente diferentes.A criação de workshops temáticos com intuito de experimentação e transmissão dos saberes investigados a cerca dos conceitos elencados, foram parte de resultados que ainda em processo são realimentados por constante intercâmbio entre bolsista, orientadora e seus trabalhos artísticos desenvolvidos na Cia Ormeo Teatro-dança (MG) e o Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança (BA), respectivamente.

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Cia Ormeo Teatro-Dança – MG

 Aplicação e experimentação da Pesquisa Fase 3 – Dança no Ciberespaço: corpos, robôs e usuários durante os meses de outubro a dezembro de 2008 e Fevereiro 2009. Nesta fase parcial da pesquisa foram levantadas e experimentadas as questões de interatividade em ambiente telecomunicacional com ênfase na construção de imagens/corpo/ cena em tempo real, bem como a interação entre agentes geograficamente separados.   A investigação em projetos disponibilizados na rede terá maior destaque na segunda parte desta pesquisa com foco aprofundado na prática de utilização do software VLC.

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VLC (initially VideoLAN Client) is a highly portable multimedia player for various audio and video formats (MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, mp3, ogg, …) as well as DVDs, VCDs, and various streaming protocols.VLC (inicialmente VideoLAN Client) é um player multimídia altamente portátil para vários formatos de áudio e vídeo (MPEG-1, MPEG-2, MPEG-4, DivX, mp3, ogg, …) bem como DVDs, VCDs, e vários protocolos streaming. It can also be used as a server to stream in unicast or multicast in IPv4 or IPv6 on a high-bandwidth network. Também pode ser usado como um servidor de fluxo em unicast ou multicast em IPv4 ou IPv6 em uma elevada largura de banda de rede.  

O cadastramento do Mapa D2 foca na sua catalogação artistas nas áreas afins dos bolsistas desta pesquisa, promovendo a ampliação do conhecimento de obras, processos de trabalho e pesquisa de artistas lusófonos e hispanófanos que atuam nas artes com mediação tecnológica. 

Salientamos características ricas do Mapa D2 por englobar desenvolvimentos não somente artísticos, mas também informativos e educacionais disponibilizados via internet, as comunidades acadêmicas e artísticas. 

Em Novembro de 2008 os planos de trabalhos foram reordenados: Sol Gonzalez inteiramente voltada para o Mapa D2 e Ana Carolina e Daniela Guimarães, na pesquisa de tecnologia móvel/robôs e interatividade respectivamente, além ainda de um suporte na catalogação de conteúdos para o Mapa D2. 

Ainda em fase de finalização, o Mapa D2, tem seu lançamento oficial previsto para Abril de 2009, e continua sendo fomentado pelas bolsistas desta pesquisa através dainterdisciplinaridade e do imbricamento entre as artes e a tecnologia. 

Com os resultados parciais encontrados, o Projeto de Pesquisa A.L.I.C.E. (Apropriação de Linguagem Interativa no Ciberespaço) continua seu avanço no domínio da linguagem da dança realizada com mediação tecnológica. 

  

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