Sobre o PPGAV

A Pós-Graduação na EBA/UFBA

A formulação de uma proposta de constituição de um curso de pós-graduação latu sensu no nível de mestrado na Escola de Belas Artes da UFBA foi iniciada em 1986 pelos doutores Maria Helena Ochi Flexor e Roberval José Marinho, gerando o processo 23066.059017/86-94-PPG, 30.05.86. A proposta estava em processo de complementação de informações e documentos, quando, por vários motivos, foi suspensa.

Posteriormente, em 1990, na gestão de Juarez Paraíso, a demanda crescente por cursos de pós-graduação em artes visuais fomentou a retomada da proposta e de sua reformulação, tarefa que ficou sob a responsabilidade de uma comissão de professores da EBA composta por Maria Helena Ochi Flexor, Roberval José Marinho, Maria Celeste de Almeida Wanner, Maria Vidal de Negreiros Camargo e Sofia Olszewski Filha.

O Seminário Pró-Reformulação do Ensino na EBA/UFBA, de 09 a 13.07.90, reafirmou a decisão de ativar a proposta de reformulação do projeto inicial, já que ele deveria se adaptar às “Normas Complementares para Curso de Mestrado e Doutorado” do Conselho de Coordenação e Câmara de Ensino de Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA.
Revista e reformulada, a nova proposta foi submetida à avaliação das autoridades competentes da EBA e se encaminhou para a aprovação a nível da Administração Superior da UFBA.

Em 30 de outubro de 1991 o projeto do Curso de Mestrado em Artes foi aprovado em sessão plenária da Câmara de Ensino e Pós-Graduação e Pesquisa da UFBA. O curso se estruturava em duas áreas de concentração: Teoria e História da Arte e Artes Plásticas, era realizado em três anos, sua estrutura curricular era composta por disciplinas obrigatórias por área de concentração a saber:

A Área de Concentração em Teoria e História da Arte tinha como disciplinas obrigatórias: Filosofia da Arte e Arte e Linguagem, como disciplina obrigatória específica: Metodologia de Pesquisa; como optativas: Antropologia da Arte, Arte na América Latina, Arte Baiana, Arte e Comunicação, Arte e Educação, Crítica da Arte no Brasil, Fundamentação Teórica de Linhas de Pensamento, Teoria e Criações Artísticas, Fundamentos da Arte Brasileira, Fundamentos de Comunicação, História dos Meios Artísticos de Representação Múltiplas, Seminário Sobre Temas Selecionados I, Trabalho Individual Orientado e Sociologia da Arte. As atividades Obrigatórias constavam de Pesquisa Orientada, Tirocínio Docente Orientado, Projeto de Dissertação e Participação em Pesquisa do Curso, finalizando com o Trabalho de conclusão obrigatório: Dissertação com Defesa Pública.

Para a Área de Concentração em Artes Plásticas as mesmas disciplinas obrigatórias da área teórica, sendo a obrigatória específica: Metodologia Visual e Prática Criativa, assim como as optativas: Trabalho individual orientado, Arte Afro-brasileira, Criação e execução em Desenho, Criação e Execução em Escultura e Objeto, Criação e Execução em Gravura, Introdução ao Estudo de Aspectos Econômicos e Segmentos Sociais da Arte, Linguagens Artísticas Contemporâneas, Seminário Sobre Temas Selecionados II, Teoria e Técnica de Processos Artísticos, Criação e Execução em Pintura. As Atividades Obrigatórias constavam de Tirocínio Docente Orientado, Projeto de Trabalho Prático e Memorial, Atividade Orientada de Atelier e/ou Oficina e Participação em Projetos Artísticos, finalizando com o Trabalho de Conclusão Obrigatório constando de Trabalho Prático com Memorial Escrito e exposição pública. A creditação total era de 24 créditos para a integralização do curso.

O corpo docente era formado por categorias:
a) Professores Permanentes: Doutores: Delmar Evaldo Schneider, Juarez Marialva Tito Martins Paraíso, Maria Helena Ochi Flexor, Riolan Metkzer Coutinho, Robério Marcelo Rodrigues Ribeiro, Roberval José Marinho, Sérgio Augusto Soares Mattos – Mestres: Ailton de Souza Silveira Lima, Edvaldo Souza Couto, Maria Adair Magalhães Brocchini, Maria Celeste de Almeida Wanner, Maria Célia Teixeira Moura Santos, Maria das Graças Moreira Ramos, Maria Vidal de Negreiros Camargo, Maurício Nogueira Tavares, Rosalice França e Sofia Olszewski Filha.

b)Professores Participantes: Doutores: Antonio Albino Canelas Rubim, Ewald Hackler, Isaias de Carvalho Santos Neto, Sérgio Coelho Borges Farias, Mestres: Cleise Furtado Mendes; c) Professores Visitantes Doutores: Luis Parra Supervia e Paulo Cezar Loureiro Botas.

O Colegiado do Curso foi coordenado consecutivamente pelos Professores Roberval Marinho e Robério Marcelo.
Em 1992 foi selecionada a primeira turma e com esta estrutura curricular houve três seleções até que, por falta de cumprimento da burocracia exigida pela CAPES o curso foi encerrado em 1998, impedido de continuar funcionando, pois sua existência legal somente era registrada no âmbito da UFBA, não o sendo na CAPES. Desta forma as turmas tituladas tiveram os seus títulos de mestres válidos apenas para a UFBA e não em todo o território brasileiro. Contudo não houve registro de títulos conferidos por este curso que não tenham sido reconhecidos pelas Universidades nas quais foram pleiteados.

Em 1998 por iniciativa da Professora Maria Celeste de Almeida Wanner foi estruturado outro projeto para implantação de um novo Curso de Mestrado em Artes baseado na experiência do curso anterior e corrigindo os seus equívocos. O novo curso denominou-se Mestrado em Artes Visuais (Mestrado Acadêmico) com uma área de concentração: Linguagens Visuais – Tradição e Contemporaneidade e duas linnhas de pesquisa: 1) Processos Criativos nas Artes Visuais e 2) Estudos Teóricos das Artes Visuais no Nordeste. O total de créditos a ser cursado perfazia vinte e dois.

A estrutura curricular constava de três disciplinas obrigatórias para as duas linhas de pesquisa: Teoria do Conhecimento Aplicado à Arte, Seminário de Arte Contemporânea e Seminário de Pesquisa em Artes; uma obrigatória para a Linha de Processos Criativos nas Artes Visuais: Teoria e Técnica de Processos Artísticos e outra para a Linha de Estudos Teóricos nas Artes Visuais no Nordeste: Seminário de Arte Brasileira I. No elenco de disciplinas optativas: Seminário Sobre Temas Selecionados I e II, Filosofia da Arte, Antropologia da Arte, Sociologia da Arte, Novas Tecnologias da Imagem, Desenho, Escultura e Objeto, Gravura, Pintura, Seminário de Arte Brasileira II, Arte na América Latina, Artes Visuais na Bahia e Arte Urbana.

O corpo docente foi assim definido: a) Permanentes: Dr. Alberto Freire de Carvalho Olivieri (FAU-UFBA), Dr. Antonio da Silva Câmara (FFCH-UFBA), Dr. Isaias de Carvalho Santos Neto (FAU-UFBA), Dra. Lina Maria Brandão Aras (FFCH-UFBA), Dra. Maria Celeste de Almeida Wanner (EBA-UFBA), Dra. Maria Conceição Barbosa da C. e Silva, Dra. Maria das Graças Moreira Ramos (EBA-UFBA), Dra. Maria Helena Ochi Flexor (CNPQ), Ma. Maria Vidal de Negreiros Camargo (EBA-UFBA) e Dr. Michael Eric Adolph Walker (EBA-UFBA). b) Participantes: Dr. André Luiz Martins Lemos (FACOM-UFBA), Dra. Liv Rebecca sovik (FACOM-UFBA) e Dr. Ordep José Trindade Serra (FFCH-UFBA). e os professores visitantes.

Com o novo formato o Curso de Mestrado Acadêmico em Artes Visuais foi credenciado pela CAPES, obtendo nota 3 em abril de 1999 passando a ser coordenado pela Dra. Ma. Celeste Wanner até o ano de 2000, quando o cargo passou a ser ocupado pelo Dr. Alberto Freire de Carvalho Olivieri, Dr. Michael Walker e Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire.

A partir de 2004 o colegiado do PPGAV designou uma comissão para reestruturar o Curso de Mestrado resultando na estrutura que hoje se apresenta.

O Mestrado em Artes Visuais é curso recomendado pelo Conselho Técnico Científico (CTC) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES através de documento de Nº de Ref. CAA/CTC/35, datado de 09.04.1999, sendo automaticamente reconhecido na forma da Portaria do Ministério da Educação e Cultura nº 132 de 02.02.1999, publicada no Diário Oficial da União 23-E de 03.02.1999, página 10.