Seleção
O processo de seleção será efetuado por uma Comissão de Seleção para cada linha de pesquisa, instituída pelo Colegiado do Programa e presidida pelo Coordenador do Programa ou por seu representante.
Período
18/10 a 23/11/2010
Cronograma
3 etapas eliminatórias + 1 exame de proficiência em língua estrangeira não eliminatório.
1ª Etapa
Análise da Documentação Apresentada e do Projeto de Pesquisa e Portfolio: 18/10 a 22/10/2010.
Divulgação do resultado: 25/10/2010
2ª Etapa
Prova Escrita: 28/10/2010 às 14 horas
Divulgação do resultado: 08/11/2010
3ª Etapa
Prova Oral e Avaliação do Projeto de Pesquisa*: 17, 18 e 19/11/2010
Divulgação do resultado final: 23/11/2010
*A avaliação do projeto de pesquisa e prova oral será realizada conjuntamente pela Comissão da linha de pesquisa mais o orientador sugerido pelo candidato na primeira e segunda opção.
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira : 29/11/2010
Em breve maiores informações acerca da Data do Exame de Proficiência.
Metodologia
- Na 1ª etapa de seleção, a comissão analisará os currículos, projetos e portfolios sem a presença dos candidatos.
- Na avaliação dos projetos de pesquisas é considerado a relevância e originalidade do tema; adequação às linhas de pesquisa do PPGAV e à possibilidade de orientação pelos doutores credenciados; clareza e objetividade da proposta; delimitação temática; embasamento teórico presente na Revisão Bibliográfica Comentada; exeqüibilidade da pesquisa; definição de uma poética visual a ser explorada.
- Nos currículos e nos portfolios é valorizada a experiência acadêmica na graduação, sobretudo na pesquisa e produção de textos; a coerência nos estudos e atividades realizadas; a qualidade da produção artística; a participação em exposições; a experiência na pesquisa artística e o delineamento da poética visual no percurso artístico.
- Na 2ª etapa, os candidatos serão submetidos a prova escrita que consiste numa redação reflexiva sobre um ou mais temas abrangentes da História da Arte Ocidental e Brasileira, temas que são sorteados no início da prova e sobre o projeto de pesquisa de cada candidato. Tem duração de quatro horas e é, como as demais etapas, eliminatória, ou seja, o candidato somente participará da etapa seguinte se aprovado na Prova Escrita com média igual ou superior a sete.
- A avaliação desta prova considera: o uso da norma culta da língua portuguesa e a estrutura da redação; a objetividade no trato do tema; adequação ao tema proposto; criatividade e dialética da abordagem; coerência nas exemplificações; uso de bibliografia pertinente; discussão das teorias; citações apropriadas e uso das normas textuais acadêmicas.
- A prova escrita é corrigida sem que a Comissão Avaliadora identifique os candidatos.
- Na 3ª etapa, a da prova oral e avaliação do projeto de pesquisa, a Comissão em conjunto com as duas primeiras indicações de orientação sugeridas pelo candidato, dialogará com cada candidato em particular procurando avaliar a consistência do discurso em torno das suas pretensões científicas e artísticas, da fundamentação teórico-metodológica do projeto de pesquisa e das poéticas visuais propostas e outros aspectos relevantes. A prova oral consiste na realização, pela Comissão e pelas duas primeiras indicações sugeridas pelo candidato, de perguntas em número e conteúdo igual para todos os candidatos, relativas ao projeto de pesquisa apresentado.
Exame de Proficiência em Língua Estrangeira
- Após a matrícula, os mestrandos recém ingressos serão submetidos ao Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, opções: Inglês, Espanhol e Francês, em data definida e divulgada pelo Programa.
- Aquele aluno que não obtiver média para a aprovação no referido exame poderá refazê-lo na próxima oportunidade.
- O PPGAV aceita atestado de proficiência de cursos de línguas estrangeiras oficiais e conceituados, desde que tenham sido conferidos há no máximo um ano antes da seleção.
Matrícula
A matrícula dos candidatos selecionados ocorrerá no ano que se segue ao ano da seleção e a contagem do prazo de dois anos para a realização do curso, incluindo a defesa pública da dissertação, começa a partir de janeiro do ano da matrícula.
Bibliografia para prova escrita
História da Arte
BAZIN, Germain. Arquitetura religiosa barroca no Brasil. Rio de Janeiro: Record, 1956. 2 v. il.
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulações. Lisboa: Antropos, 1991.
DANTO, Arthur C. A transfiguração do lugar comum. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
FREIRE, Luiz Alberto Ribeiro. Os artistas e seus clientes p.64 a 142, e Origem e evolução dos modelos retabilísticos p. 348 a 402.In: A talha neoclássica na Bahia. Rio de Janeiro: Versal, 2006.
ZANINI, Walter (org.). História Geral da Arte no Brasil. São Paulo: Instituto Walter Moreira Sales. 1983. 2v. il.
Processos criativos nas Artes Visuais
CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
DOMINGUES, Diana (Org.). Arte e vida no século XXI. Tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Unesp, 2003.
FREIRE, Cristina. Arte conceitual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. São Paulo: Brasiliense, 1996.
ZILIO, Carlos. O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983.
BAUMAN, Zygmunt. Vidas Desperdiçadas.Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Concepção, Produção, Teoria e Critíca do Design
CARDOSO, Rafael.Uma introdução à história do design.São Paulo: Edgard Blücher, 2000.
FLUSSER, Vilém.O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação.São Paulo: Cosac Naify,2007.
MANZINI, Ezio; VEZZOLI, Carlo. Desenvolvimento de produtos sustentáveis: os requisitos ambientais dos produtos industriais. São Paulo: EDUSP, 2002.
MORAES, Dijon de.Análise do design brasileiro: entre mimese e mestiçagem. São Paulo: Edgard Blücher, 2006.
SANTOS, Maria Cecília Loschiavo dos.Móvel Moderno no Brasil. . São Paulo: Studio Nobel: FAPESP: EDUSP, 1995.
Obs: A prova escrita será elaborada com base nas idéias contidas na bibliografia indicada devendo o candidato trabalhar com os conceitos apresentados por alguns dos autores.
Informações adicionais para o Projeto de Pesquisa
Roteiro
Para que a pesquisa se desenvolva no prazo previsto (2 anos) é preciso que o candidato já ingresse no Mestrado com o projeto de pesquisa concluído e se possível com a pesquisa já iniciada, deste modo passaremos a solicitar um projeto de pesquisa com no máximo 15 páginas.
Título
O título deverá enunciar com síntese, precisão e clareza o tema do projeto.
Justificativa
A Justificativa consiste em expor de forma sumária a argumentação, com razões válidas, do projeto. Explicar o fenômeno artístico que deseja estudar, ou a poética visual que pretende desenvolver e as razões da escolha; a relevância da pesquisa para a arte e para a ciência; os aspectos diferenciais da abordagem.
Revisão Bibliográfica Comentada
Comentário do estado atual do conhecimento do tema que pretende estudar, explicando as teorias existentes, relacionando-as a seus autores e analisando-as criticamente.
Os Projetos da Linha de Processos Criativos nas Artes Visuais deverão estabelecer aproximações e paralelos com a obra de outros artistas, criando uma fundamentação teórica e diferencial da poética que desenvolve, relacionando-as com as experiências artísticas da temática proposta.
Objetivos
(Geral) – Deverá sintetizar o objetivo principal e final do seu estudo construindo o objeto de pesquisa, definindo o recorte temático, delimitando-o no tempo e no espaço.
(Específicos) – Consistem no conjunto de objetivos parciais que conduzirão ao objetivo geral.
Metodologia
Deve ser apresentado o referencial teórico-crítico da pesquisa, explicitando-se a(s) linha(s) teórica(s) de abordagem do objeto de estudo; as etapas metodológicas, discriminando-se as técnicas e procedimentos que deverão ser adotados no tratamento do assunto, em cada etapa de trabalho.
Plano de Dissertação
Consiste na enumeração, na ordem provável, dos tópicos em que o tema da dissertação poderá desdobrar-se. Trata-se de um esboço do sumário.
Bibliografia
Listar em ordem alfabética e de acordo com as normas da ABNT a bibliografia básica relativa ao tema da pesquisa ou assuntos correlatos.
Cronograma
Lista das etapas da pesquisa e a duração, em semanas e meses, de cada uma delas, inclusive a defesa, considerando o tempo de realização do Mestrado – 2 anos (dois anos), a contar do ano de ingresso, o ano que se segue ao da seleção, contando-se de janeiro à dezembro.
Concluir com a data e a assinatura.
Sugestão de bibliografia para a montagem do Projeto
ARGAN, Giulio Carlo. Guia de História da Arte. Trad. M. F. Gonçalves de Azevedo. 2 ed. Lisboa: Editorial Estampa,1992. 158 p.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de e Lehfeld, Neide Aparecida de Souza. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. 1990.
CANCLINI, Nestor Garcia. A produção simbólica. Teoria em sociologia da arte. Trad. Gloria Rodrigues. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979. 118 p.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 14 ed. São Paulo: Perspectiva, 1998.
FABRIS, Annateresa. Pesquisa em artes visuais. In Porto Arte. Porto Alegre, v.2, n. 4, p. 12-19, nov. 1991.
LUBISCO, Nídia Maria Lienert. Manual do estilo acadêmico: monografias, dissertações e teses. 2 ed. rev. e ampl. Salvador: EDUFBA, 2003. 145p. il.
MARTINS, Jorge dos Santos. Guia para elaboração de projetos de pesquisa. Salvador: UNEB, 1998. 68 p.
PILLAR, Analice Dutra et al. Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidades UFRGS, ANPAP, 1993. 118 p.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 15 ed. Petrópolis: Vozes, 1990. 120 p.
ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte. Um paralelo entre ciência e arte. Polêmicas do nosso tempo. Campinas. SP: Autores Associados, 1998. 107 p.