Panorama sonoro do rádio em Beagá

O projeto Panorama sonoro do rádio em Beagá foi elaborado pelos alunos do curso de especialização em Mídia Sonora: Rádio e TV, do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), com o objetivo de traçar um inventário das emissoras radiofônicas da capital. A partir do artigo – Panorama do Rádio em Belo Horizonte – da jornalista e professora Nair Prata, foi possível criar, produzir e editar 19 programetes, que revelam, pelas ondas do rádio, o cenário atual das emissoras da cidade. A coordenação do projeto é da jornalista e professora Wanir Campelo.

Programetes:

1) Título: Rádio Inconfidência AM
Resumo: Emissora oficial do Estado de Minas Gerais, fundada em 1936 com o objetivo de dar voz ao povo, ligando o campo à cidade.
Tempo: 3’36” (escute o programa)

2) Título: Rádio Band News
Resumo: Fundada em 2005, primeira rádio brasileira com jornalismo 24 horas no ar. A cada 20 minutos a rádio oferece notícias completas, atualizadas e comentadas por diversos colunistas.
Tempo: 3’53” (escute o programa)

3) Título: Rádios Católicas
Resumo: Rádios religiosas ganham destaque, especialmente em Belo Horizonte, onde a tradição católica é muito forte. São duas emissoras AM e uma FM que misturam música Gospel, informação e programas de variedade voltados para as missões da igreja.
Tempo: 4’02” (escute o programa)

4) Título: Rádios Evangélicas
Resumo: As rádios evangélicas em Belo Horizonte são comandadas por quatro igrejas: A Universal do Reino de Deus, a Igreja da Graça, a Igreja Deus é Amor e a Igreja do Evangelho Quadrangular.
Tempo: 4’22” (escute o programa)

5) Título: Rádio Itatiaia (Foco no Esporte)
Resumo: A cobertura esportiva é um dos principais pilares da emissora. É a única rádio do Brasil a transmitir jogos simultâneos, alcançando mais de 90 por cento de audiência.
Tempo: 4’24” (escute o programa)

6) Título: Rádio Itatiaia
Resumo: Fundada em 1952 a Itatiaia constituiu um marco na história da radiofonia em Minas Gerais, por encontrar um caminho novo que deixou de lado os velhos conceitos de programação. É o único veículo do Estado que consegue atingir, indistintamente, todas as classes sociais.
Tempo: 5’45” (escute o programa)

7) Título: Rádio Antena 1
Resumo: Fundada em 1977, a Antena 1 é destinada ao público adulto e aposta em tecnologia de ponta. É a primeira rede de emissoras FM do Brasil a operar de forma automática, via satélite, com a mesma programação, em real time, por 24 horas. Toda a produção musical é de flashback internacional.
Tempo: 3’18” (escute o programa)

8. Título: Rádio UFMG Educativa
Resumo: Produzida por alunos e professores da Universidade Federal de Minas Gerais a rádio tem como objetivos dar visibilidade à produção de conhecimento científico, ampliar o espaço de formação complementar e apresentar, em sua programação, produtos experimentais.
Tempo: 3’06” (escute o programa)

9) Título: Rádio CDL
Resumo: Canal educativo gerenciado pela Câmara de Diretores Lojistas de Belo Horizonte, a Rádio CDL aposta em programas culturais, jornalísticos e musicais com conteúdos interativos e exclusivos.
Tempo: 2’02” (escute o programa)

10) Título: Rádio Alvorada
Resumo: Emissora fundada em 1978 com foco na música e no jornalismo para um público culto e formador de opinião.
Tempo: 4’53” (escute o programa)

11) Título: Rádio Guarani
Resumo: Voltada para a boa música e para informação de qualidade. Com sede em BH, tem como target  o público das classes A e B, formador de opinião, com ênfase nos residentes na região centro-sul da capital mineira.
Tempo: 5’26” (escute o programa)

12) Título: Rádio Inconfidência FM
Resumo: Fundada em 1979, a Brasileiríssima é um canal de rádio voltado exclusivamente para a MPB com o compromisso de valorizar o artista mineiro e brasileiro. Além da variedade musical, a emissora também aposta na informação.
Tempo: 2’08” (escute o programa)

13) Título: Rádio CBN
Resumo: Fundada em 1994 a rádio CBN BH entrou no ar com um novo conceito de rádio, abrindo espaço para a pluralidade de opiniões e análise crítica do que está por trás dos fatos.
Tempo: 3’14” (escute o programa)

14) Título: Rádios Globo e Capital
Resumo: Cenário histórico e panorama da grade de programação das duas emissoras, ambas voltadas para um público alvo eclético, que aprecia programas de variedades, música, esporte e informação.
Tempo: 4’38” (escute o programa)

15) Título: Rádio Liberdade
Resumo: Emissora com abrangência restrita ao município de Betim, a rádio é hoje líder de audiência no Estado tocando apenas música sertaneja.
Tempo: 4’13” (escute o programa)

16) Título: Rádios BH, Extra e Transamérica
Resumo: Público popular, jovem e bem diversificado. As três têm estilos parecidos, tocando axé, pagode, samba, funk, hip hop, sertanejo e pop, com uma linguagem bem diversificada.
Tempo: 4’22” (escute o programa)

17) Título: Rádio Jovem Pan
Resumo: Emissora voltada para o público jovem, com programação que mistura música, diversão e humor. Foi a pioneira nesse segmento e se tornou referência nas classes A e B.
Tempo: 2’25” (escute o programa)

18) Título: Rádio 98 FM
Resumo: Inaugurada em 1978, a emissora, voltada para os jovens, foi implementada em 1969. Foi a primeira rádio FM estéreo da América Latina e responsável pela realização do Pop Rock. Música, entretenimento e informação, com muito humor, especialmente são os principais ingredientes da emissora.
Tempo: 4’56” (escute o programa)

19) Título: Rádio Favela
Resumo: Nasceu na clandestinidade em 1979, instalada em um barracão, na Favela do Cafezal, com o objetivo de reduzir a violência na região. A emissora foi fechada várias vezes pela polícia. Em 2000, foi autorizada a transmitir como Rádio Educativa. Já ganhou vários prêmios e o reconhecimento internacional.
Tempo: 2’51” (escute o programa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *