90 anos de rádio no Brasil – Intercom de Fortaleza

Tendo como tema guarda-chuva os 90 anos de rádio no Brasil, os programetes trazem depoimentos de palestrantes e pesquisadores do GP Rádio e Mídia Sonora sobre os principais temas debatidos no XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, além de uma apresentação da cidade sede do evento.

Clique e ouça os programas: http://www.4shared.com/rar/LsLqEOfS/pgms_intercom_montados.html

 Programa 1 – Tema: Fortaleza, cidade sede do Intercom 2012

Resumo: informações gerais da cidade que, segundo o Ibope, é a que mais ouve rádio no Brasil, com 85% de audiência. Sonoras com pessoas entrevistadas na rua dizendo: porque, o que e como ouvem rádio.

Tempo: 2’35”

Programa 2 – Tema: Lançamento do Portal de Rádio

Resumo: depoimento da Coordenadora do GP de Rádio e Mídia Sonora da Intercom, Profa. Nair Prata, narrando sobre a decisão de se criar o portal, que tipo de material está disponibilizado no portal e quais as suas expectativas em relação ao futuro do site.

Tempo: 3’25”

Programa 3 – Tema: Mesa de abertura do GP de rádio  “Rádio, digitalização e hipermídia”

Resumo: depoimento do Prof. Luiz Artur Ferrareto sobre como a tecnologia do podcasting vem sendo usada, com apontamentos para as vantagens e desvantagens dessa tecnologia.

Tempo: 2’40”

Programa 4 – Tema: Rádio e interatividade via redes sociais

Resumo: depoimento do Prof. Marcelo Kischinhevsky sobre o uso de redes sociais pelas emissoras de rádio, com ênfase na comunicação apresentada por ele no GP de rádio e mídia sonora, sobre o uso do twitter como parte da estratégia enunciativa da Rádio CBN-Rio.

Tempo: 2’42”

 Programa 5 – Tema: Rádio educativo

Resumo: Mário Sartorello e Nonato Lima falam sobre o que é rádio educativo em termos conceituais e ideológicos e apelam para que sejam tomadas medidas legais para a melhor organização e troca entre emissoras educativas, ou do campo público.

Tempo: 3’44”

Programa 6 – Tema: Audiência jovem

Resumo: a pesquisadora AnaBaumworcel relata os resultados obtidos em pesquisas realizadas com o público jovem sobre o consumo de rádio.

Tempo: 3’07”

 Programa 7 – Tema: Tecnologia e Criação Sonora, a influência do suporte.

Resumo: o pesquisador José Eduardo Paiva fala sobre a influência do suporte na criação sonora e sobre os novos paradigmas surgidos na era da internet, que trouxe a reboque a desmaterialização dos suportes.

Tempo: 3’23”

Programa 8 – Tema: Rádio Digital e Internet

Resumo: A professora Nélia Del Bianco assinala as diferenças entre rádio digital e rádio na internet e afirma a necessidade se decidir por um padrão para a digitalização do meio para impedir a sua falência.

Tempo: 3’33”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *