Rádio no Brasil, 90 anos ecoando história

A série Rádio no Brasil: 90 anos ecoando história é um Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), produzido pelos estudantes Allãn Passos, Amanda Rodrigues e Luiza Lourenço e coordenado pela professora Nair Prata. A proposta é apresentar a história do veículo de comunicação mais popular do Brasil recordando personagens, artistas, fatos e programas responsáveis por entreter, educar e informar a população brasileira nesses noventa anos de rádio no país.

Entrevistas com pesquisadores e profissionais do meio, relatos de ouvintes, áudios e jingles históricos são usados para delinear a trajetória até os dias atuais e traçar um panorama dos novos rumos do veículo.

São sete programas independentes que tratam do desenvolvimento e a consolidação do rádio no Brasil através de temáticas específicas: a história, a publicidade, o jornalismo, o entretenimento, a música, o esporte e as novas tendências do rádio digital.

Programetes:

1) Título: A história do rádio
Resumo: Desde a primeira irradiação no Rio de Janeiro em 1922 até os dias atuais, a evolução e importância do veículo ao longo da história.
Tempo: 9’31” (escute o programa)

2) Título: Entretenimento no Rádio
Resumo: A relação entre o rádio e o entretenimento. Os principais nomes e programas que criaram e criam intensa ligação entre rádio e ouvinte.
Tempo: 9’52” (escute o programa)

3) Título: Esporte no rádio
Resumo: O pioneirismo de speakers e comunicadores, grandes narrações e a valorização do rádio como um veículo de rapidez e confiança nas transmissões esportivas.
Tempo: 9’38” (escute o programa)

4) Título: Jornalismo no rádio
Resumo: A evolução do jornalismo no rádio, suas principais características, e notícias marcantes. O Repórter Esso e sua função para o jornalismo brasileiro. A consolidação do rádio como um veículo de informação instantânea e eficiente.
Tempo: 9’36” (escute o programa)

5) Título: A música no rádio
Resumo: A trilha musical que fez parte do rádio ao longo de seus noventa anos. Os programas de auditório, os grandes cantores e a reprodução, lançando músicas que embalam a vida dos ouvintes.
Tempo: 8’20” (escute o programa)

6) Título: A Publicidade no rádio
Resumo: A inserção da publicidade no veículo de comunicação mais popular do país. A legalização da publicidade em 1932 e a importância dela para o desenvolvimento do veículo. Grandes jingles e peças publicitárias que marcaram história.
Tempo: 8’41” (escute o programa)

7) Título: O rádio e as novas tecnologias
Resumo: Do galena ao digital, as mudanças que o rádio sofreu e sua adaptação frente às descobertas tecnológicas. O rádio digital e a importância das webrádios com a popularização da internet.
Tempo: 9’14” (escute o programa)