Rádio: 90 anos no ar

A série de reportagens “Rádio: 90 anos no ar” analisa a mídia e suas relações como a sociedade nove décadas depois da sua chegada ao Brasil. Aponta o panorama atual do rádio no Brasil, problematiza seu futuro pelo viés da tecnologia e linguagem, analisa a delicada relação com a política, aponta seu status de veículo mais democrático no cenário brasileiro, aponta mudanças necessárias para renovação da audiência. A produção é da equipe da Rádio UFMG Educativa, sob coordenação da jornalista e professora Tacyana Arce.

Ficha técnica:
Reportagem: Thalissa Teodoro e Vanessa Bugre
Trabalhos técnicos: Gilberto Correia
Coordenação: Tacyana Arce

 

1 – O rádio aos 90 anos – Presente em mais de 46 milhões de lares brasileiros, o rádio completa nove décadas como o mais democrático dos meios de comunicação e vê sua história ganhar novo capítulo com a recepção por dispositivos móveis, presença na internet e digitalização. (escute o programa)

2 – Rádio digital,  rádio online e webradio. Futuro da radiofonia? – Durante nove décadas a evolução tecnológica garantiu a sobrevivência da mídia diante do surgimento de outros veículos. Aos 90 anos, a digitalização do rádio tradicional e as experiências na rede mundial de computadores se apresentam como novas possibilidades para a mídia. (escute o programa)

3 – Rádio e política, 90 anos de uma delicada relação – Nas eleições de 2012 mais de 1600 candidatos a vereador em todo o País são radialistas, locutores e outros profissionais do microfone. Rádio e política se aproximam desde a Era Vargas, com momentos marcantes ao longo de nove décadas, como a Campanha da Legalidade e a distribuição de canais na redemocratização. (escute o programa)

4 – Rádio: 90 anos  a serviço da cidadania – Segundo a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) o rádio alcança 95% de todo segmento social o que faz da mídia a mais democrática, ideal para falar sobretudo com populações de baixa renda e excluídos. A vocação para o serviço acompanha o rádio desde seu nascimento, como prova o mais antigo programa de rádio brasileiro ainda no ar. (escute o programa)

5 –  O desafio da audiência aos 90 anos – A mídia que encantou gerações completa nove décadas desafiada a atrair novos ouvintes. Para isso, pode contar com as novas tecnologias, que mudam tanto a forma de recepção da radiofonia quanto sua própria linguagem. (escute o programa)