GP reivindica – e consegue – uma vaga no Conselho Consultivo do Rádio Digital

A profª Nélia Del Bianco vai representar o GP

 O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom acaba de conseguir uma vaga no Conselho Consultivo do Rádio Digital e, dessa forma, pretende colaborar com as discussões em torno do projeto de implantação do rádio digital no país.

O Conselho Consultivo do Rádio Digital foi criado pela Portaria nº 365, de 14 de agosto de 2012 e, em sua composição, há representantes do Governo Federal, do Poder Legislativo, do setor de radiodifusão e da indústria. No entanto, nenhum setor da academia estava representado.

O Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora resolveu interferir no processo e o presidente da Intercom, professor Antonio Hohlfeldt, enviou uma carta ao Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo Silva, solicitando vagas para observadores da academia no Conselho. Um trecho da carta destacava: “a participação da academia se faz necessária nesse processo, pela expertise de seus pesquisadores, que podem colaborar com as discussões, oferecendo análises, estudos e diagnósticos do setor”.

Como resposta, o Ministério das Comunicações enviou uma correspondência à Intercom concordando com o pedido e, assim, o GP Rádio e Mídia Sonora da Intercom – e, consequentemente, a academia – estará representado no Conselho Consultivo do Rádio Digital.

O GP definiu que a professora doutora Nélia Del Bianco (UnB) será a representante do grupo no Conselho, em função do trabalho de longa data e das pesquisas que desenvolve sobre o rádio digital.