Os ectoparasitos contadores de histórias: o que os Monogenoidea (Plathyhelminthes) contam sobre os seus hospedeiros?

Os Seminários Novos e Velhos Saberes completam em 2017, 15 anos. Criado como uma atividade continuada de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Diversidade Animal, Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental, Ecologia e Biomonitoramento, Genética e Biodiversidade), os mesmos funcionam de forma regular, nas primeiras e terceiras sextas-feiras de cada mês, e excepcionalmente, de acordo com a conveniência dos palestrantes, em outros dias. Estaremos recebendo o Prof. Dr. Rogério Vianna, especialista em vermes, coordenador do Laboratório de Parasitologia de Organismos Aquáticos da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), que fará a palestra:

Os ectoparasitos contadores de histórias: o que os Monogenoidea (Plathyhelminthes) contam sobre os seus hospedeiros?

A palestra ocorrerá no Auditório Externo do Instituto de Biologia, a partir das 14h00, no dia 20 de janeiro de 2017.Prof. Rogerio é  especialista em Ictioparasitologia e suas interações, desenvolvendo estudos de taxonomia, sistemática e interação parasito-hospedeiro (co-evolutiva e ecológica), coordenador do Laboratório de Biologia de Parasitos de Organismos Aquáticos, da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

text3823

 

Dose Dupla dos Seminários Novos e Velhos Saberes:

Os Seminários Novos e Velhos Saberes e o Programa de Pós-Graduação em Botânica da Universidade Estadual de Feira de Santana apresentam uma dose dupla de palestras, no dia 8 de setembro, a partir das 14h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia.

Cartaz_8_de_setembrobarra_novos_e_velhos_saberesVeja mais sobre os pesquisadores Tiina Särkinen [http://www.rbge.org.uk/science/tropical-diversity/tiina-sarkinen]

que vai apresentar a palestra “Biome modelling: Example of seasonally dry tropical forests and woodlands” e Toby Pennington [http://toby-pennington.squarespace.com] que discorrerá sobre: “How densely-sampled phylogenies at species level can unfold cryptic diversity, the evolutionary process and historical biogeography”.