Dose dupla de Café Científico e Seminários Novos e Velhos Saberes

Nos dias 11 e 12 de forma conjunta, o Café Científico e os Seminários Novos e Velhos Saberes apresenta em dose-dupla, palestras com o Prof. Dr. Leonardo Galetto, profesor titular do Departamento de Diversidade Biológica e Ecologia, da Universidade de Córdoba (Argentina), onde ministra diversas discipinas (Diversidad Vegetal, Etnobotânica, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Ciência e Controle de Organismos Animais e Vegetais, na graduação, e Epistemologia, Metodologia de Investigação, Fragmentação de Habitat, Néctar e Polinização, na pós-graduação.  Já orientou mais de 25 teses de doutorado e mais de 30 de mestrado, além de publicar de forma contínua artigos científicos em revistas arbitradas.

galetto1x

Sua primeira palestra “Conservação da diversidade de polinizadores e produção agrícola em agro-ecosistemas, duas caras de uma mesma moeda”, no dia 11 de junho às 14h30, na Sala 1 do Instituto de Biologia da Ufba, versará sobre uma situação argentina, mas similar ao que o Brasil tem se tornado,  uma nação onde a agricultura possui grandes superfícies dedicadas a cultivos, muitos dos quais  dependem da polinização biótica para produção de sementes. Contudo, estes polinizadores se encontram afetados pela fragmentação florestal, produto do manejo de muitos agrossistemas. O desaparecimento maciço das colônias de Apis mellifera e de outros polinizadores nativos tem posto em risco a sustentabilidade de ecossistemas naturais e agrícolas. O tema central da palestra será o que acontece com a produção agrícola de cultivos dependentes de polinizadores (soja, girassol, colza) em distintos cenários (i.e., paisagens agrícolas com maior e menor biodiversidade), tendo em conta as alterações na flora e fauna circundante e os efeitos na frequência de visitas dos polinizadores.

abelhasNo dia 12 de junho, às 14h00, na Sala 1 do Instituto de Biologia da Ufba, o Prof. Leonardo Galetto, ministrará a palestra: “Fontes de incerteza em Ecologia”, nessa segunda palestra, será enfocada a questão da incerteza, como a mesmo pode ser classificada e subdividida a partir de distintos critérios. A ideia da apresentação é mostrar as diversas fontes de incerteza em Ecologia e assim poder analisar as implicações no trabalho de investigação. Alguns exemplos de incerteza linguística, aleatória, metodológica e epistêmica, discutindo as posibilidades de se reconheciminto e de algumas metodologías que permiten diminuir cada uma destas fontes de incerteza, serão apresentados e discutidos.

figuras_galetto

www.peterhoey.com

O Café Científico Salvador é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (Ufba/Uefs), pela LDM – Livraria Multicampi, pela Tribuna da Bahia, pela Rádio CBN e pela Biblioteca Pública do Estado da Bahia.
café_científico_barra
Já os Seminários Novos e Velhos Saberes se integram dentro dos programas de pós-graduação dos programas do Instituto de Biologia da Ufba (Diversidade Animal, Ecologia e Biomonitoramento, Genética e Biodiversidade e o mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental).
barra_novos_e_velhos_saberes