Núcleo de Estudos Ambientais do Laboratório de Estudos do Petróleo apresentam seminário

Large scale climate teleconnections driving marine black shale formation in the Mesozoic ocean: conceptual ideas from the low latitude Cretaceous Atlantic basins é o título da palestra de Prof. Thomas Wagner da Newcastle University, School of Civil Engineering and Geosciences (Reino Unido).

Full-size image (88 K)

A atividade faz parte dos seminários do Núcleo de Estudos Ambientais do Laboratório de Estudos do Petróleo, e acontecerá no dia 24 de março  (terça-feira), às 9h00 no Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia – Auditório Yeda de Andrade Ferreira.

A palestra em inglês apresentará uma proposta conceitual que identifica processos genéricos que se interconectam com processos relacionados a forçantes orbitais com a estocagem (armazenamento) de carbono ao longo  de bacias oceânicas de baixa latitude. Resultados de amostragens sedimentológicas, geoquímicas e de organismos marinhos serão apresentadas junto com modelos biogeoquímicos e climáticos, com enfoque global, para mostrar como as relações entre escorrimento continental e ressurgência eólica determinam a distribuição espacial e heterogeinidade internas de folhelhos negros em diferentes setores do oceano, e como estes padrões mudaram com diferentes níveis globais de pCO2  atmosférico, em dois períodos do Cretáceo.

Literatura: Wagner, T., Floegel, S., Hofmann, P. (2013). Marine black shale and Hadley Cell dynamics: a conceptual framework for the Cretaceous Atlantic Ocean. Marine Petroleum Geology, 43, 222–238.

Cladocera: Uma história com muito ainda por contar

Cladocera: Uma história com muito ainda por contar

Pesquisadora da Universidade Católica de Brasília inaugura a série de palestras dos Seminários Novos e Velhos Saberes no Instituto de Biologia. Os Novos e Velhos Saberes, atividade continuada de extensão dos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia (Diversidade Animal, Ecologia e Biomonitoramento e Genética e Biodiversidade), inicia suas atividades com uma pesquisadora, especialista em cladóceros, um grupo monofilético de organismos de água doce, os quais por serem filtradores por excelência, desempenham um papel importante na ciclagem da matéria orgânica, com algumas centenas de espécies conhecidas, muitas ainda por conhecer, com um mundo de espécies crípticas.

A palestra será realizada no dia 9 no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba e na mesma a Profª. Lourdes Elmoor-Loureiro vai apresentar o estado atual do conhecimento sobre os  cadóceros (dentro de Branchiopoda; habitats e hábitos), evolução dos diferentes hábitos, desafios para estudo (na taxonomia, na biogeografia, na ecotoxicologia, como bioindicadores), além de oferecer um panorama sobre o conhecimento de cladóceros na Bahia.
lourdes_cladoceraComo sempre, a entrada é franca.