Redes Tróficas em Sistemas Marinhos e Costeiros nos Seminários Novos e Velhos Saberes

Redes Tróficas em Sistemas Marinhos e Costeiros

No dia 16 de dezembro, terça-feira, às 14h00, a Doutora Joana Patrício investigadora do Institute for Environment and Sustainability do Joint Research Centre da Comissão Europeia (Itália), fará a palestra:

Redes Tróficas em Sistemas Marinhos e Costeiros

redesA investigadora tem experiência na área de Ecologia de sistemas costeiros e marinhos, com ênfase em manejo de sistemas marinhos e costeiros, Indicadores ecológicos, Ecologia de sistemas complexos e redes tróficas. Tem tido uma intervenção ativa na implementação de legislação no domínio da proteção e manejo dos sistemas aquáticos europeus (Diretiva Quadro da Água e Estratégia Marinha Europeia). Vem regularmente atuando na pesquisa e treinamento de pessoal especializado em vários níveis de formação. Em 2013, foi-lhe atribuida uma bolsa de Pesquisador Visitante Especial, no âmbito do “Programa Ciência Sem Fronteiras”; promovido pelo CNPq e Capes, sendo a Universidade Estadual da Paraiba (UEPB) a instituição de execução do projecto de pesquisa aprovado. Atualmente é colaboradora estrangeira no grupo de pesquisa Ecologia e Conservação de Ambientes Marinhos, da UEPB, lecionando disciplinas e co-orientando alunos do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação dessa Universidade.

joanaA atividade integra-se dentro dos Seminários Novos e Velhos Saberes, acontecendo no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba, com entrada livre, e faz parte da disciplina Ecologia e Manejo de Ecossistemas Aquáticos Costeiros, oferecida conjuntamente peloPrograma de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, Colegiado de Oceanografia e o Projeto Tamar.

barra_novos_e_velhos_saberes

 

Alterações de curto e longo prazo na evolução costeira brasileira nos Seminários Novos e Velhos Saberes

Alterações de curto e longo prazo na evolução costeira brasileira

No dia 11 de dezembro, quinta-feira, a partir das 9h00, o Prof. Dr. Augusto Minervino, professor do curso de Oceanografia, do Instituto de Geociências, fará a palestra: Alterações de curto e longo prazo na evolução costeira brasileira. Prof. Minervino é professor  adjunto no Instituto de Geociências, onde leciona as disciplinas Geologia Marinha e Introdução à Oceanografia. Atua nas áreas de geologia costeira e sedimentar, carbonatos de ambiente marinho raso e gerenciamento ambiental.

caravelas_nasaA atividade integra-se dentro dos Seminários Novos e Velhos Saberes, acontecendo no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba, com entrada livre, e faz parte da disciplina Ecologia e Manejo de Ecossistemas Aquáticos Costeiros, oferecida conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento e o Colegiado do Curso de Oceanografia, com colaboração do Projeto Tamar.tamar35anosverdebarra_novos_e_velhos_saberes

 

Mini-Simpósio e Seminários Novos e Velhos Saberes

CABEÇALHOtamar35anosverdeO mestrado profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental homologado pelo Conselho Nacional de Educação, através da Portaria Mec 1398, de 13/12/2010, funciona de forma integrada dentro da estrutura do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento da Ufba. Nos dias 8 e 9 de dezembro (mesmo sendo feriado, no primeiro dia), o mestrado profissional, no âmbito da disciplina Mini-Simpósio I, oferecerá uma séries de palestras para os alunos matriculados, também abertas ao público em geral, em colaboração com o Projeto Tamar e os Seminários Novos e Velhos Saberes. Todas as atividades ocorrerão no Anfiteatro 131, do Instituto de Biologia da Ufba, e a entrada é livre, sem a necessidade de inscrição.

blog_mini_simpósio