O estudo da biodiversidade na era dos dados digitais e moleculares

O estudo da biodiversidade na era dos dados digitais e moleculares

A palestra irá focar a experiência acumulada pela pesquisadora através de iniciativas internacionais ligadas à produção, agregação e disseminação de dados digitais e moleculares e sua utilização nos estudos de biodiversidade. As ferramentas e metodologias disponíveis e as questões científicas mais comuns serão abordadas, bem como casos de estudo que exemplificam o uso de tais dados/ferramentas. O tema irá cruzar dados primários de biodiversidade (GBIF), dados moleculares oriundos da identificação genética de unidades taxonómicas (DNA barcoding), bem como mapas de distribuição de espécies (SIG) construídos com dados de colecções de história natural e sua utilização para produção de modelos em cenários climáticos no passados e no futuro. Drª. Cristiane pretende ainda interagir com os grupos interessados do Instituto de Biologia no sentido de estabelecer futuras parcerias dentro de sua área de estudo.

Modelos: usos e aplicação em Ecologia

Modelos: usos e aplicação em Ecologia

Dentro do Mini-Simpósio: A academia a serviço da gestão ambiental, que se realiza no dia 6 de fevereiro, teremos uma janela bem aberta sobre o uso e aplicação de modelos. Já pela manhã, às 10h40, no Salão Nobre do Instituto de Biologia, Clarissa Machado, doutoranda junto ao Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento, apresenta a palestra: “Limiares ecológicos e sua aplicação na gestão ambiental”. À tarde, a programação segue, no mesmo local a partir das 14h00, com o tema: “Como Aproximar a Pesquisa e a Gestão Ambiental? Desafios e Possibilidades de Interação”, com Camila Saraiva & Emanoela Nery (Ufba), e logo depois, às 15h10, os professores Pedro Rocha & Charbel El-Hani apresentam os resultados do Projeto Inomep/Pronex, com a apresentação: Projeto Inomep/Pronex: Interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e o enfrentamento da lacuna pesquisa-prática, terminando o dia a doutoranda Elaine Cambuí Barbosa, fecha o dia com a palestra: “Modelos em Ecologia: colocando a mão na massa”, às 16h30. Todas as apresentações, fazem parte das atividades do Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Biomonitoramento.

A ponte Salvador-Itaparica: Dissecando o decreto DECRETO Nº 13.387 DE 27 DE OUTUBRO DE 2011

No dia 6 de fevereiro, dentro do Mini-Simpósio II: A academia a serviço da Gestão Ambiental, Ronan R. C. de Brito e Maysa Jacqueline A. Vieira, apresentarão o seminário: Efeitos do Decreto Nº 13.387/11 no ordenamento territorial da ilha de Itaparica e outros modais de transporte que reduzam o impacto da ponte Salvador-Itaparica. Vários aspectos sobre a construção da ponte serão apresentados e discutidos, desde o seu custo, (des)integração com outros modais de transporte, e de forma mais aprofundada, as consequências do Decreto Nº 13.387/11, para a própria continuidade da existência da ilha de Itaparica. O trabalho é resultado de uma monografia apresentada ao curso de Ciências Biológicas, para a obtenção do título de bacharel, por Maysa Jacqueline Andrade Vieira, sob a orientação do Prof. Ronan R.C. de Brito, do Departamento de Botânica.

Dia 6 de fevereiro; Hora: 8h50

Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba

 

Mini-Simpósio: A academia a serviço da gestão ambiental. Dois dias de muitos saberes

A academia a serviço da gestão ambiental: dois dias de muitos seminários

Nos dias 6 e 7 de fevereiro vários seminários serão realizados dentro do Mini-Simpósio: “A academia a serviço da gestão ambiental”, coordenado pelo Mestrado Profissional em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental. Não há necessidade de inscrição e o evento ocorrerá a partir das 8h30, no Salão Nobre do Instituto de Biologia.

Programação do dia 6 de fevereiro

Programação do dia 7 de fevereiro