Acta2013, 8ª Sembio e Seminários Novos e Velhos Saberes


PROGRAMAÇÃO

Todas as palestras ocorrerão na Sala de Vídeo do Pavilhão de Aulas da Federação Nº 3 (Paf3)

Palestrante: Prof. Dr. Pedro Dultra Britto, Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás

Título da Palestra: Investigações de Naturezas na Cidade

Data e Hora: Dia 24 de outubro, 14h00 às 16h00

Mediador: Charbel Niño El-Hani

Resumo

“Investigações de Naturezas na Cidade” faz parte de uma pesquisa sobre os vínculos e experiências de natureza que a cidade propicia. Serão mostrados alguns casos na forma de episódios – analisados sob a perspectiva da política, filosofia e do urbanismo – demonstrando como determinadas práticas e arranjos atuais possuem implicações estéticas, éticas e políticas, assim como configuram situações promotoras de bem estar e satisfação em determinados episódios, mas também de risco, degradação e morte em outros. A pesquisa foi iniciada no âmbito da confecção de uma tese de doutorado defendida em 2013 no PPGAU/Ufba e segue em desenvolvimento no Departamento de Urbanismo da Fav/UFG.

Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Mendes da Silva, Instituto de Biologia da Ufba

Título da Palestra: Água: do fosso do conhecimento à fossa da gestão

Data e Horário: Dia 24 de outubro, 16h30 às 18h30

Mediador: Júlia Carina Niemeyer

 Resumo

Apesar de sua existência estar ligada apenas à uma tênue película no planeta Terra, a água doce é o vetor determinante da existência dos humanos no planeta. A água tem sido também foco de muitos estudos, já os primeiros estudos ecológicos tiveram origem nos lagos e desde então uma quantidade de informação considerável tem sido gerada. Entretanto, políticos e gestores ambientais não têm aproveitado este acúmulo de conhecimentos, tanto mundialmente, como nacionalmente falando. A palestra mostra que ainda existe um deserto entre entre o conhecimento acumulado em um lado e as práticas de gestão ambiental, no outro.

Palestrante: Prof. Dr. Antônio Menezes Filho, Faculdade de Farmácia da Ufba

Título da Palestra: Simões Filho (Ba), o município mais violento do Brasil: Pode a contaminação por manganês ter associação?

 Data e Hora: Dia 25 de outubro, 10h30 às 12h30

Mediador: Eduardo Mendes da Silva

 Resumo

O mapa da violência, recentemente publicado pelo Cebela, traz o município de Simões Filho como o primeiro na classificação das mortes violentas com armas de fogo. Nossos dados têm apontado alto grau de contaminação por manganês(Mn), um micronutriente que em excesso é neurotóxico, nas comunidades circunvizinhas da eletrometalurgica. Muitos trabalhos têm encontrado associação entre níveis elevados de Mn e aumento de agressividade em adultos e crianças. Teria a contaminação por esse metal alguma contribuição nessa mazela em Simões Filho?

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Frederico Loureiro, Faculdade de Educação da UFRJ

Título da Palestra: Educação ambiental e questões urbanas: desafios da prática educativa em metrópoles

 Mediador: Eduardo Mendes da Silva

Dia 25 de outubro, 14h00 às 16h00

Mediador: Eduardo Mendes da Silva

 Resumo

A especificidade da educação ambiental em capitais e grandes centros urbanos, seus desafios conceituais e metodológicos, e integração curricular e processos educativos em espaços de gestão ambiental: possibilidades práticas de atuação, serão apresentados e discutidos.