Importância dos polinizadores nativos na polinização de culturas agrícolas

Prof. Dr. Lucas A. Garibaldi (Universidad Nacional de Río Negro – CONICET, Argentina), ministra palestra sobre a eficácia dos insetos na polinização de culturas agrícolas

A palestra a ser proferida no dia 5 de julho, às 14h00, no Salão Nobre do Instituto de Biologia da Ufba, dentro dos Seminários Novos e Velhos Saberes, versará sobre um estudo de sua autoria e de outros vários colaboradores, recentemente publicado na revista cientifica Science, baseado em dados originais de 41 sistemas agrícolas espalhados pelo mundo, que evidenciou que a frutificação foi consideravelmente menor em locais com menor abundância de insetos silvestres em visita às flores das culturas. Isto mostra que as perdas de insetos nativos em paisagens dominadas por matrizes agrícolas provavelmente irão impactar tanto a vegetação natural quanto a produção agrícola.

Os resultados do estudo também revelaram que novas práticas para a gestão integrada de ambas, espécies nativas e  manejadas, como um serviço ambiental, irão melhorar os rendimentos globais de culturas polinizadas por animais e garantirão em longo prazo a produção agrícola. Estas práticas devem incluir a conservação e/ou a restauração de áreas naturais e semi-naturais dentro das áreas de cultivo, a promoção de uma diversidade  de uso da terra, incluindo policultivos, que proporcionam uma variedade de recursos florais e de nidificação para os polinizadores, e uso mais prudente de agrotóxicos.

 

 

Ambiente por Inteiro

Nessa terça-feira, dia 18 de junho, às 9h30, no Salão Nobre do Instituto de Biologia, teremos o prazer em receber o Prof. Efraim Rodrigues, da Universidade Estadual de Londrina, criador do blog Ambiente por InteiroAmbiente por Inteiro

Prof. Efraim é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Associado de Recursos Naturais da Universidade Estadual de Londrina, consultor do programa FODEPAL da FAO-ONU, autor dos livros Biologia da Conservação e Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores. Também ajuda escolas do Vale do Paraíba-SP, Brasília-DF, Curitiba e Londrina-PR a transformar lixo de cozinha em adubo orgânico e a coletar água da chuva e ainda professor visitante das universidades UFPR, PUC-PR, UNEB – Paulo Afonso e Duke – EUA. Ele estará aqui na Bahia, para o lançamento de seu último livro Ecologia da Restauração, hoje (dia 17 de junho) às 18h00, e participar do Café Científico, com a conferência Ecologia da Restauração, a restauração da ecologia?, na Sala de Arte da UFBA, pelo Café Científico da UFBA. O projeto é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da universidade, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e com a LDM – Livraria Multicampi.

No nosso Instituto de Biologia, o Prof. Efraim vai discorrer sobre a sua experiência em Ecologia e Meio Ambiente, e como é que se pode ser professor em diversas instituições, manter-se pesquisador, ser ainda comunicador e ainda poder divulgar tudo isto em diversas instituições do planeta.

Como sempre, entrada livre para estudantes, professores e o público interessado em geral.

 

 


 

Diferenciação de células-tronco: uma perspectiva de bioinformática. Uma jornada controlada pela expressão e regulação

A vez da célula tronco

As células-tronco mesenquimais humanas possuem um grande potencial, tanto clínico (medicina regenerativa), como para a investigação (modelos de enfermidades, testar medicamentos). As mesmas são pluripotentes, podem diferenciar-se em diferentes linhagens celulares e gerar diferentes tipos de tecidos, além de possuir poucas controvérsias éticas quanto a sua manipulação. Nessa sexta-feira, dia 14 de junho, às 9h00, na sala 127A, do Instituto de Biologia, acontecerá a palestra: “Diferenciação de células-tronco: uma perspectiva de bioinformática.  Uma jornada controlada pela expressão e regulação”, a qual será ministrada por Lucia Spangenberg, do Instituto Pasteur de Montevidéu, Uruguai.

A palestra enfocará o modelo de adipogênese: o processo de diferenciação de células mesenquimais em células de gordura, empregando a explicação de padrões de expressão gênica e regulação pós-transcricional, que ocorre durante este fenômeno, nos permite compreender mais a fundo os mecanismos que levam ao comprometimento da célula.

O enfoque é bioinformático, onde os dados utilizados referem-se aos experimentos de sequenciação massiva (Next generation sequencing), que permitem analisar a expressão de todos os genes transcritos ao mesmo tempo em um dado momento. Compara-se não só a expressão gênica entre as condições da célula não diferenciada (controle) e induzida (após três dias de iniciada a diferenciação), como também se avaliam os tipos de frações de RNA: polissomal e total.

 O RNA associado ao polissoma (aquele que está por ser transduzido) se corresponderia melhor com o nível de proteína, dado que grande parte do RNA total não chega nunca à transdução. O mesmo pode ser tanto degradado, como bloqueado por vários elementos regulatórios, como por exemplo, os microRNAs. Comparando ambas as frações, assim como todos os fenômenos que levam à produção de transcritos alternativos, pode-se inferir efeitos de regulação pós-transcricional e, assim, compreender melhor os fatores que levam à diferenciação.

 

Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes na Semana de Meio Ambiente: Um olhar sobre a Economia Ecológica

 

DSC06467.JPG

A Economia Ecológica e a Gestão Pública

Este é o título da palestra da Profª. Drª. Sandra Paulsen dentro da programação da Semana de Meio Ambiente (Secretaria de Meio Ambiente e Universidade Federal da Bahia). A professora possui doutorado em Economia pela Swedish University of Agricultural Sciences (2007), mestrado em Economia pela Universidade de Brasília (1988), bacharelado em Economia pela Universidade de Brasília (1983), além de bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (1982). Técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea  (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Tem vasta experiência de trabalho e docência na área de Economia em geral, com ênfase em Economia Ambiental, em instituições nacionais e internacionais. Presentemente, é assessora no Gabinete do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

O tema da palestra da Profª. Sandra enfocará diferentes visões da Economia Ecológica e Ambiental e abordará como a perspectiva que integra Economia e Ecologia pode ajudar no processo de tomada de decisões de política pública. Uma parte de suas argumentações estará voltada para o desenvolvimento sustentável, limites planetários, contabilidade de recursos naturais e ambientais e indicadores de sustentabilidade, inclusive aproveitando a questão do “capitalismo natural”, levando em consideração os resultados da Rio+20.

O projeto dos Diálogos Ambientais e Seminários Novos e Velhos Saberes vem da fusão dos projetos: o Quintas-Feiras Ambientais, que era desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente (Ima) e o Diálogo das Águas, uma realização do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), que criou os Diálogos Ambientais e do Seminário Novos e Velhos Saberes, atividade de extensão continuada da Ufba, coordenada pelos programas de pós-graduação do Instituto de Biologia da Ufba.  A Diretora do Deama (Diretoria de Estudos Avançados em Meio Ambiente da Secretaria do Meio Ambiente), Kitty Tavares, declarou que esta é mais uma atividade que se insere à programação da III Semana de Meio Ambiente,  que ora acontece na Ufba.