Apresentação de Sergio Amadeu

Texto escrito para a orelha do meu livro Educações, Culturas e Hacker: escritos e reflexões, por Sergio Amadeu.

 

Um hacker da Educação. Nelson Pretto é isso. Seus escritos aqui mostram uma habilidade ilimitada para tratar os desafios do conhecimento, do aprendizado e da formação. Apaixonado pela tecnologia, Nelson não cai na saída simples do determinismo tecnológico. Todavia, não se apega a um passado em que o educador tinha sua identidade resguardada por uma falsa impressão de dominar os conteúdos definitivos.

Esses ensaios são uma grande jornada pelos combates da democratização do conhecimento, pela liberdade de criação e pelo direito da cultura ser livre. Afinal, a defesa do software livre, da ciência aberta tem sido a trincheira que caracteriza a história de Nelson Pretto. Um dos pioneiros da cultura digital na Educação podemos obter boas pistas da complexa relação entre cultura, educação e tecnologia.

Aqui não lemos só experiências e esperanças, temos também alertas derradeiros. No mundo conectado, Julian Assange nos avisa que estaremos a mercê de um processo de violações de direitos jamais imaginado. Nelson Pretto percebe isso e também problematiza o futuro perigoso da Educação subordinada às plataformas de relacionamento e buscas mantidas pelas corporações do Vale do Silício. Mas qual seriam os riscos da sujeição dos educadores aos sistemas de ensino e às soluções tecnológicas prontas e fechadas? O empobrecimento e a progressiva perda de autonomia e criatividade. Nelson Pretto mira possibilidades de fuga e relata a fantástica solução dos recursos educacionais abertos e do movimento maker.

Enfim, esse livro tem a pegada de quem vive, pensa e age o processo educativo. É uma verdadeira maratona hacker para o enfretamento de desafios, da navegação pela complexidade, do compartilhamento das soluções e do conhecimento. Afinal, um hacker fala a linguagem dos códigos como língua materna. Nelson Pretto trata da Educação e da colaboração como um hacker desenvolve seus programa com elegância, com rigor, com prazer e com garra. A força pode ser suave. Aqui as ideias são sua potência.

Sergio Amadeu da Silveira, professor da UFABC, membro do Comitê Gestor da Internet e ativista do software livre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


1 + = dez

Arquivos