EDCA38 Projeto de Tese II – semestre 2016.2

atualizado em 05.01.2017.

Terça feira, das 14:00 às 18:00 - Sala Iguape

Professor: Nelson Pretto. Lista de discussão da turma: edca38t01-l@listas.ufba.br

Página do sitema de listas: https://listas.ufba.br/wws/info/edca38t01-l

Material de trabalho

Vídeos

Mia Couto – Repensar o pensamento, Fronteiras do Pensamento, 2012.

Depoimento de Sarita Albagli para ConexõesNP. [Baixe aqui (aguarde)]

Textos

There’s an awful cost to getting a PhD that no one talks about, Quartz (qz.com). [baixe o artigo aqui]

ALBAGLI, S. et al. (Org.). Modos de ciencia: pública, abierta y común. Ciência Aberta, questões abertas. Brasília/Rio de Janeiro: IBICT e UNIRIO, 2015, p. 27/58. [baixe o livro aqui]

BURTET, Cecília Gerhardt. Ciência Aberta. Para onde apontam os estudos empíricos realizados na área?, apresentado no Encontro Ciência Aberta 2015, USP, São Paulo, 2015 (inédito). [baixe aqui]

Avaliação:

1. Artigo de divulgação científica sobre o tema da sua pesquisa. Conceitual sobre a tese, sobre a problemática da pesquisa. Até 2.700 caracteres com espaço (contagem sem título e identificação). É um texto de divulgação. O ASSUNTO do artigo é o tema de sua pesquisa. Artigo conceitual, não descritivo da pesquisa

2. Apresentação de seu projeto de pesquisa. Para a apresentação, escrever uma página com

  • objeto da pesquisa – a tese
  • metodologia
  • breve desenho da estrutura
  • será distribuída para todos na aula 10.01.2017.

Observe que é uma página sobre a pesquisa, com tema, perguntas de pesquisa, metodologia e campo. Direto e de forma simples. 3. Elaboração de parecer, por escrito sobre projeto a serem apresentados (cada projeto receberá dois pareceres por escrito, um da própria linha ou similar e outro de fora.

4. Elaboração de um poster sobre a pesquisa para a sessão final.

Calendário das tarefas

10/01/2017 = Data limite para entrega da #texto-umapagina-resumo de sua pesquisa (todos, pela lista)

10/02/2017 = data limite para entrega do texto de divulgação sobre o tema da sua pesquisa

Uma semana antes da sua apresentação = entrega do projeto para análise dos dois parecerista se da turma

Encontros

22.11.2016

Evento Semente.

29.11.2016

Apresentação proposta do curso

  • leituras
  • apresentações e comentário
  • produções de textos (vide explicação acima)
  • Cronograma

Uma breve descrição da pesquisa de cada um.

Discussão do texto There’s an awful cost to getting a PhD that no one talks about. Aqui em português

Mia Couto – Repensar o pensamento, Fronteiras do Pensamento, 2012.

Conversa sobre o vídeo

Distribuição dos textos sobre Ciência Aberta

  • ALBAGLI, S. et al. (Org.). Modos de ciencia: pública, abierta y común. Ciência Aberta, questões abertas. Brasília/Rio de Janeiro: IBICT e UNIRIO, 2015, p. 27/58.
  • BURTET, Cecília Gerhardt. Ciência Aberta. Para onde apontam os estudos empíricos realizados na área?, apresentado no Encontro Ciência Aberta 2015, USP, São Paulo, 2015 (inédito).

Ao discutir o artigo de divulgação, usar como exemplo a produção de Luis Carlos Freitas no blog Avaliação Educacional e o blog do Carrano.

06.12.2016

Portais e agregadores

Portal de Periódicos da CAPES, Google Schoolar, Repositórios institucionais:

Universidade do Minho

Repositório da Ufba

Redalyc

Políticas de Acesso Aberto

Guerrilla Open Access Manifesto, by Aaron Swartz

Open Research Repositoriy (Open University UK)

Declarações de OS, aqui.

Budapest Open Access Initiative

Avaliação da produção científica nacional

Bases de indexação e cadastramento. Acesso Aberto. Softwares de referenciamento bibliográfico

Revistas predatórias, leia aqui.

How Open Is it? leia aqui.

https://www.plos.org/wp-content/uploads/2014/10/PLOS-HOII-leaflet_Portuguese-V2_final.pdf

Research Gate.

ScienceHub. | link para | Artigo |

The Peerage of Science

Sobre Anonymous peer review change, artigo interessante aqui.

Apresentação, com discussão ao longo da apresentação, sobre Ciência Aberta, Acesso Aberto e Licenciamentos.

FUENTE, A. L.; ESTALELLA, A. Modos de ciencia: pública, abierta y común. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M. L.; ABDO, A. H. (Org.). Ciência Aberta, questões abertas. Brasília/Rio de Janeiro: IBICT e UNIRIO, 2015, p. 27/58. (baixe o livro aqui)

BURTET, Cecília Gerhardt. Ciência Aberta. Para onde apontam os estudos empíricos realizados na área?, apresentado no Encontro Ciência Aberta 2015, USP, São Paulo, 2015 (inédito).

Esquema da aula

1. Discutir capítulo de La Fuente e Estalella: Modos de ciência berta: pública, aberta e comum

2. Discutir o texto de Cecilia Burtet: BURTET, Cecília Gerhardt. Ciência Aberta. Para onde apontam os estudos empíricos realizados na área?, apresentado no Encontro Ciência Aberta 2015, USP, São Paulo, 2015 (inédito).

Vídeo de conversa especial com ela.

 Alguns sites para navegar e debater:

SETI -  Internet-connected computers in the Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI). You can participate by running a free program that downloads and analyzes radio telescope data.

BOINC:   enquanto seu computador estiver em modo descanso….

GalaxyZoo: classificar galáxias

Wikipedia:  cultura da colaboração e inovação

Vídeo: Open Researc  (legenda espanhol ou português)

Vídeo: Conferencia de Michael Nielsen at TEDx Waterloo: Open science (legenda espanhol espanha)

Ciência Aberta Brasil

Manual para Ciência  Aberta

13.12.2016

Duas teses de doutorado em debate: Temporalidade, Acontecimento-Apropriador, Quadratura: o nexo ontológico entre tempo e espaço em Martin Heidegger e A universidade e o mundo da comunicação: análise das práticas audiovisuais das universidades brasileiras.

Com presença do Prof Laurenio Leite Sombra (UEFS)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7672819763506182

Artigos e teses:

SOMBRA, Laurenio. Heidegger: passos para uma topologia. In: CARVALHO, Marcelo; LYRA, Edgar. (Org.). HEIDEGGER: Coleção XVI Encontro ANPOF. 217ed.São Paulo: ANPOF, 2015, v. , p. 207-207.

SOMBRA, Laurenio. Temporalidade, Acontecimento-Apropriador, Quadratura: o nexo ontológico entre tempo e espaço em Martin Heidegger, (tese de doutorado), Salvador, Bahia, UFBA/FFCH. Ano de obtenção: 2015.

PRETTO, Nelson De Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia, Salvador, Bahia, EDUFBA, 2015.

20.12.2016

sem encontro presencial

10.01.2017

projeto: Ronald

Comentador 1: Tarsio

Comentador 2: Otavio

Projeto: Ariane

Comentador 1: Michele

Comentador 2: Ronald

17.01.2017

Projeto: Perola

Comentador 1: Meire

Comentador 2: Elson

Projeto: Elson

Comentador 1: Marilete

Comentador 2: Perola

24.01.2017

projeto: Handherson

Comentador 1: Patricia

Comentador 2: Reinaldo

Projeto: Uriel

Comentador 1: Ruy

Comentador 2: Raphaele

31.01.2017

projeto: Ruy

Comentador 1: Reinaldo

Comentador 2: Ivania

Projeto: Jucineide

Comentador 1: Antonette

Comentador 2: Meire

07.02.2017

projeto: Otavio

Comentador 1: Alzemeri

Comentador 2: Ruy

 projeto: Marielete

Comentador 1: Amaleide

Comentador 2: Elson

14.02.2017

(nesse dia eu não estarei. encontro entre vocês.)

projeto: Raphale

Comentador 1: Jucineide

Comentador 2: Amaleide

projeto: Amaleide

Comentador 1: Alzemeri

Comentador 2: Michele

21.02.2017

projeto: Reinaldo

Comentador 1: Patricia

Comentador 2: Uriel

Projeto: Patricia

Comentador 1: Rubia

Comentador 2: Antonette

28.02.2017

sem aula presencial

07.03.2017

não haverá encontro presencial

14.03.2017

projeto: Tarsio

Comentador 1: Ronald

Comentador 2: Ariane

Projeto: Antonete

Comentador 1: Handherson

Comentador 2: Jucineide

21.03.2017

Projeto: Michele

Comentador 1: Ariene

Comentador 2: Uriel

Projeto: Meire

Comentador 1: Perola

Comentador 2: Rapahale

28.03.2017

Projeto: Rubia

Comentador 1: Tarsio

Comentador 2: Ivania

Projeto: Alzemeri

Comentador 1: Marilete

Comentador 2: Uriel

Projeto: Ivania

Comentador 1: Handherdson

Comentador 2: Rubia

03.04.2017

Avaliação final

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


nove − = 8

Arquivos