Artigo em A Tarde de hoje: UFBA: reitor eleito, reitor empossado

UFBA: reitor eleito, reitor empossado

Terminado o prazo para que fossem apresentados recursos ao processo eleitoral para escolha da nova gestão da UFBA, encerra-se localmente essa etapa do processo formal e caberá à Presidência da República nomear os novos dirigentes.

O momento é de, unidos, defender que a UFBA seja administrada entre 2022 e 2026 pela dupla Paulo Miguez/Penildo Silva. Eles foram os únicos candidatos com a inscrição homologada na eleição que efetivamente deveria valer, mas isso não é tão simples assim. Tento aqui, brevemente, explicar o processo.

A legislação em vigor para escolha dos dirigentes das Universidades é antiga e retrógrada. Ela está centrada em uma lógica hierárquica que super valoriza o voto do corpo docente: caso decida-se por uma eleição ampla na comunidade universitária, o peso dos votos dos professores terá que ser de 70%, ficando os restantes 30% para validar votos de servidores e estudantes. Como a comunidade universitária – na qual me incluo fortemente – é contra esses pesos desiguais e defende uma eleição direta com pesos igualitários para as três categorias, usamos uma brecha da legislação que possibilita que não se faça oficialmente essa eleição, deixando para o colégio eleitoral previsto na lei (composto pelos cerca de 90 membros dos conselhos superiores) a prerrogativa de promover eleição para a composição de uma lista tríplice.

Assim, os nossos sindicatos (APUB, ASSUFBA e DCE), organizaram uma “consulta informal” tendo nela se inscrito apenas a chapa Miguez/Penildo, que foram, assim, os eleitos pelo voto da comunidade universitária.

Posteriormente, e seguindo rigorosamente a lei, o Colégio eleitoral reuniu-se, tendo antes recebido as inscrições dos postulantes aos cargos de Reitor e Vice reitor, sufragando os mesmos Miguez e Penildo em primeiro lugar. Dessa forma, foi composta a lista tríplice exigida pela lei e que agora foi enviada à Presidência da República para nomeação, o que deverá acontecer até meados de agosto próximo.

Sendo assim, para nós, e aqui me incluo como um professor da UFBA e militante da democracia, só existe uma possibilidade, que sempre foi a nossa bandeira: “reitor eleito, reitor nomeado”.

Espera-se da Presidência da República esse comportamento, mas não podemos nos iludir nem tampouco baixar a guarda. Isso porque Bolsonaro não só tem atacado as universidades públicas com palavras, gestos e cortes de verbas, como tem, literalmente, provocado a comunidade universitária não nomeando o primeiro lugar das listas tríplices. Isso já ocorreu em mais de 20 das instituições federais de ensino superior.

A democracia no país, exige, portanto, que o Reitor eleito seja o Reitor nomeado, e isso é algo que deve ser defendido por toda a sociedade e não só pela comunidade da UFBA.

Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da UFBA. nelson@pretto.pro.br, publicado em A Tarde, 22/06/22, pag. 03. Pdf da página aqui.

Marcados com: ,
Publicado em Artigos, Artigos em A Tarde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


9 − cinco =

Meus escritos diários, pero no mucho!

O ENSINO SUPERIOR MUDA COM A ECONOMIA DIGITAL?

Na quinta-feira (28/06/22) foi lançado o boletim “Economia política das tecnologias digitais no Ensino Superior ”, no canal do...

Entrevista sobre os desafios da escola na era da internet – Fundação Telefônica Vivo

Entrevista: professor Nelson Pretto fala sobre os desafios da escola na era da internet 05/07/2022...

Histórias da Faced – episódio 01: “Aqui havia uma livraria.”

Ola Faced, acabo de saber que definitivamente Rosane não suportou a crise e a livraria...

Artigo no Correio*: Camaçari, Polo Petroquímico e a UFBA

Tenho falado e escrito sobre a importância de defendermos a UFBA e a nomeação do...

Artigo em A Tarde de hoje: UFBA: reitor eleito, reitor empossado

UFBA: reitor eleito, reitor empossado Terminado o prazo para que fossem apresentados recursos ao processo...

O pai/mãe da internet no Brasil, artigo hoje em A Tarde

Estamos em 1994. Felippe Serpa, reitor da UFBA, me chama para sua assessoria para ajudar...

18 aninhos dos Tabuleiros Digitais da FACED/UFBA

Estamos de férias nesse 2022 aqui/lá na UFBA. Mas era um janeiro de 2004 e...

Artigo em A Tarde de 18/12/2021: Jânio Soares, saudades.

Estou hoje aqui só de passagem. A inesperada partida de Jânio Soares, o “dono” desse...

Quem é Anísio Teixeira – podcats do IAT

Quem é Anísio Teixeira - podcats do IAT/SEC/BA sobre a vida de Anísio Texeira. Veja...

Uma singela homenagem ao querido Jaime Barros

Oh gente, oh “raça” [toc toc toc]… artigo que escrevi e foi publicado, com pequena...