Numa mesma semana FISL13, ENDIPE e SBPC. Por que?!

É impressionante que tenhamos três importantes eventos da cultura livre e da educação acontecendo simultaneamente esta semana que agora se inciia.

Em Porto Alegre o nosso já conhecido Fórum Internacional do Software Livre, o FISL 13, na sua 13ª edição.

Abaixo transcrevo o chamado do belo trabalho que vem sendo feito pela turma do GT Educação. Uma pena mas não poderi estar por lá.

Em Campinas acontece o XVI ENDIPE (Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino) de 23 a 26 de julho de 2012. Aqui, o nosso grupo Ábaco estará presente e, também não poderei estar porque estarei em São Luiz, durante Toda a  semana na 64 ª SBPC.

Minha programação na SBPC será intensa e de lá vou contando as novidades.

Dia/Hora: 24/7/2012 – das 10h30 às 12h00

Atividade: Conferência (co-037)
Título: A INTERNET AMEAÇADA: ACESSO LIVRE À INFORMAÇÃO
Instituição Proponente: SBPC
Conferencista: Sergio Amadeu da Silveira (UFABC)
Apresentador: Nelson de Luca Pretto (UFBA)
Dia/Hora: 24/7/2012 – das 10h30 às 12h00
Local: Centro Paulo Freire – Mini-auditório – Sala 307 Asa Sul

 

Dia/Hora: 24/7/2012 – das 15h30 às 18h00

Atividade: Mesa-Redonda (mr-171)
Título: TABLETS, NOTEBOOKS E COMPUTADORES NA ESCOLA: POLÍTICAS PÚBLICAS EM DEBATE
Instituição Proponente: SBPC
Coordenador: Nelson de Luca Pretto (UFBA)
Participantes: Roseli de Deus Lopes (FEBRACE) e Gilberto Lacerda Santos (UnB)
Dia/Hora: 24/7/2012 – das 15h30 às 18h00
Local: Centro Paulo Freire – Mini-auditório – Sala 307 Asa Sul

Dia/Hora: 24/7/2012 – as 19h00

Reunião dos Secretários Regionais:

Dia/Hora: 25/7/2012 – das 15h30 às 18h00

Atividade: Mesa-Redonda (mr-090)
Título: EDUCAÇÃO BÁSICA, TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E MEMÓRIA: ACESSO E FORMAÇÃO DE QUALIDADE
Instituição Proponente: ANPED
Coordenador: ANTONIO CABRAL NETO (UFRN) ausente – doente. Represento a ANPed
Participantes: Nelson de Luca Pretto (UFBA) e VERA LUCIA GASPAR DA SILVA (UDESC)
Dia/Hora: 25/7/2012 – das 15h30 às 18h00

Vejam o texto de divulgação do nosso GT Educação no FISL 13:

Ilustração do designer Mozart Couto.

Neste 13º Fórum Internacional de Software Livre o público da educação terá uma programação bem diversificada, com mesas redondas, palestras e oficinas voltadas às demandas de educadores, profissionais, gestores da educação e estudantes, além do debate performático, que trará a inusitada proposta de misturar saber e sabor, numa convergência dinâmica entre tecnologia, educação, cultura e arte.

O Grupo de Trabalho da educação do fisl caprichou na programação voltada para esse público. A grade está maravilhosa, misturando gostos e gestos de vários atores da educação e cultura livre. Ninguém melhor do que a galera do GT-educação para dar a nós um pequeno aperitivo desse cardápio de atividades para a versão 13 do fisl!

 

“O Grupo de Trabalho em Educação do FISL preparou uma programação muito bacana pra mostrar que software livre e educação são não só uma parceria importante, mas, necessária, para a construção de uma educação libertadora e de qualidade. Ou você ainda acredita que educação combina com aprisionamento?”

Frederico Guimarães – SLEducacional, MG

 

“Onde podemos ter compartilhamento de informações e aprendizado ao mesmo tempo? Nas mesas de discussão e oficinas que o Grupo de Trabalho em Educação apresentará no fisl13. Liberte-se, venha participar conosco e aprender que software livre começa na educação.”

Marcos Vieira – ASL, RS

 

“Este ano conseguimos unir todas as linhas do grande e belo tecido que é o mundo do Software Livre na Educação. Somos didática, técnica, metodologia, tecnologia. Somos inclusão, desafio, respeito, colaboratividade, meritocracia. Somos desenvolvimento de software, documentação, licenças livres, formatos abertos. Somos adultos, crianças, adolescentes que, da pré-escola à pós-graduação e, mais ainda, do berço à completude da maturidade exercem seu direito máximo em busca de uma sociedade mais justa: o direito à liberdade. É com alegria que aguardamos você no fisl13! Venha compartilhar seu sonho.”

Ana Matte – Texto Livre, MG

 

“Será um momento fantástico de discussão e debates entre os atores da educação e da cultura em torno das nossas demandas. Momento mesmo de construção de apropriação e aplicação das tecnologias de viés libertários para as nossas salas de aulas e comunidades locais.”

Wilkens Lenon – UFPE, PE

 

É isso aí, no fisl13 Educação e cultura livre estão imperdíveis. Não deixe de vir ao fisl e vindo saiba que tem uma galera do bem esperamos por você. ;-)

Venha participar conosco!

GT-Educação

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


quatro − = 0

Arquivos