Liberdade e democratização da cultura e do conhecimento

Polemica por todo o lado em torno da decisão do MInC de tirar o licenciamento Creative Commons do site oficial do Ministério. Muita coisa acontecendo e vou escrever um pouco mais aqui já já, pois estou apenas voltando de férias.

Também a nova gestão do MinC está dando o que falar em relação aos nossos Ponto de Cultura. Tem um excelente texto de Ivana Bentes que indica bem a questão e por onde devemos trilhar.

Aqui na Bahia, novo secretário de Cultura é o professora da UFBA Albino Rubin, que já foi do Conselho Estadual de Cultura. Também podem vir novidade por ai, vamos ver… Na próxima quarta pelo que estou sabendo ele vai nos visitar no Conselho estadual de Cultura. Continuamos no posto até a indicação dos novos membros.

No meio desta discussão o jornal A Tarde fez uma matéria de capa do Caderno Depois sobre o tema Cultura Erudita e Cultura Popular (veja o pdf da matéria aqui). Dei um depoimento para a matéria. Discordei muito da política do atual MinC mas o texto foi por outro caminho,mesmo assim bom, na minha opinião. Veja aqui a a primeira página e aqui a página seguinte.

Por enquanto, alguma imagens….

a primeira, minha preferida: COPYLEFT…

Aqui o movimento que rola na rede em defesa do CC no MinC

Alguns links que ajudam a discussão

O site Cultura Digital está com um conjunto de links interessantes para entender o tema: clique aqui e dê uma lidinha

O nosso site do movimento pela Reforma do Direito Autoral está sendo atualizado. Veja-o.

Sobre a situação dos Pontos de Cultura, o providencial texto de Ivane Bentes, aqui no Trezentos.

Carta aberta do Commons Strategies Group para a Presidenta Dilma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


6 + seis =

Arquivos