Artigo publicado sobre formação de professores.

Saiu mais um número da Revista Educar em Revista, editada pela UFPr, com o dossiê: Dimensões formativas do ensino superior no século XXI: o sentido democrático na formação inicial e continuada dos profissionais da escola básica”, onde está publicado um artigo meu com a minha orientada – hoje já doutora, Nícia Riccio. O artigo “A formação continuada de professores universitários e as tecnologias digitais”, onde discutimos a formação continuada do professor universitário face à presença das tecnologias digitais de informação e comunicação e à explosão do uso da educação a distância no país. (link direto para o artigo no site da revista).

Apresentamos uma visão geral da expansão do ensino superior no país centrado na oferta de cursos a distância para analisar as necessárias transformações desse nível de ensino em função da cibercultura. Assim, o artigo aborda a importância da compreensão das tecnologias digitais em rede como estruturantes de novas práticas comunicacionais, de formação e aprendizagem, com a necessidade de políticas públicas que visem à democratização do acesso a essas tecnologias. A formação continuada do professor universitário, nesse contexto, é analisada sob o ponto de vista da experiência do mesmo como processo formativo, dando ênfase à experiência da docência online como parte da necessária imersão no universo da cibercultura.

Ainda este mês ou em novembro saindo também um outro artigo, desta feita com a colega Andrea Lapa, da Faculdade de Educação da UFSC sobre EAD e o papel dos tutores no Em Aberto..