O CNPq, o Lattes e a Receita Federal!

Parece mentira, mas querem transformar nossa vida acadêmica em um inferno mesmo… Esses dias, uma colega recebeu um email do CNPq que mais parecia um pishing, spam ou qualquer coisa do tipo.
O email tinha o seguinte conteúdo:

“De: CNPq <noreply@cnpq. br>
Assunto: [CNPq] Divergência de Dados no Currículo Lattes
Para: xxxxxxxx@ufba. br
Data: Quinta-feira, 3 de Junho de 2010, 3:57

O seu currículo Lattes não foi aceito pelo CNPq, devido a divergência detectada entre os dados pessoais informados e os dados obtidos junto ao cadastro de pessoas físicas da
Receita Federal do Brasil.
Favor proceder as correções e reenviar o seu currículo ao CNPq.
Por motivos de segurança, o Sistema bloqueará o envio do Currículo ao CNPq, após a terceira tentativa em que seja identificada inconsistência entre os dados cadastrais do Lattes e da
Receita Federal do Brasil.
Caso as correções não sejam realizadas e o Currículo enviado ao CNPq em até 30 dias corridos, os dados já informados serão removidos da nossa base de dados.

Mensagem automática enviada pelo Sistema de Currículo Lattes.
OBS: Não responder a esta mensagem. ”

A precisão e o terrorismo da mensagem são inversamente proporcionais… Não se diz nada e na verdade o que o pesquisador estava fazendo era atualizar o seu currículo, como aliás é da nossa obrigação.
Assim que soube desse caso, peguei a mensagem e enviei ao CNPq imaginando ser um tentativa de fraude e, com isso, pensando estar colaborando com a Agência…
Até hoje não recebi um só retorno do CNPq sobre o caso.
Mas esse, é o menor dos problemas. Nem ligo mesmo pois outras vezes que tentei ajudar mostrando a eles algumas mensagem que circulavam “em nome” do CNPq as respostas eram as mais esquisitas possíveis (como se eu estivesse preocupado com o problema COMIGO e o que eu estava era tentando ajudar a Agencia.. enfim…).
Eis o relato da colega da romaria para resolver o problema:
“1. a algum tempo, o lattes divulgou que estaria cruzando dados com a receita e só aceitaria currículos novos cujos dados estivessem em conformidade com o cadastro da receita. Depois isso passou a ser feito nos currículos já existentes
2. recebi uma mensagem que não apontava qual a divergência, mas dizia que se o problema não fosse resolvido após a terceira “tentativa” (leia-se aqui enviar os dados à plataforma), ele seria descontinuado.
3. como não indicava qual a divergência, lá fui eu, no lattes, verificar coisinha por coisinha (claro que ali já encontrei algumas coisas a atualizar, mas que não são os dados cruzados com a receita, e, sem saber que “tentativa” era “enviar dados”, lá gastei duas das minhas 3 “tentativas”).
4. entrei em contato com o cnpq, por telefone (0800 61 9697), quando me informaram que nesta central de atendimento os atendentes não tem acesso aos dados dos usuários. Por e-mail (atendimento@cnpq.br) fui orientada a buscar a Receita, usando como “parâmetro de conferência entre os dois sistemas:
- Nome completo;
- Sexo (M/F);
- Data de nascimento;
- CPF;
- Nome da mãe;
- Nacionalidade;
- Situação Cadastral.”
5. Busquei saber quais eram então os meus dados que constavam na Receita. Na página, em Situação Fiscal, existe a possibilidade de gerar um relatório dos dados cadastrais, mas ali não é informado o Nome da mãe, Sexo e Nacionalidade. No telefone da Receita (146), também não consegui saber o nome da minha mãe. Ironicamente, eu não tenho acesso a todos os meus dados cadastrais junto à Receita, só eles tem.
6. só existe um Centro de Atendimento ao Contribuinte em Salvador, cujo atendimento deve ser agendado com alguns dias de antecedência pelo telefone 146.
7. tive que ir até lá para, em dois minutos, a atendente olhar o meu cadastro – que eu não tenho acesso-, para dizer que o nome da minha mãe estava errado:
ao invés de Lourdes Rxxxxxxl Hxxxxxxxx, estava Lourdes Hxxxxxxx.
[na época que eu fiz o cpf, pegávamos um formulário no correio, que foi preenchido corretamente e enviado à Receita, que, por sua vez, achou complicado demais escrever o sobrenome de solteira da minha mãe].
[UMA PERGUNTA: porque só o funcionário da Receita tem acesso a um dado como esse? porque não posso ver, no relatório dos nossos dados cadastrais, o nome da minha mãe?]
8. depois disso, você deve ir ao Correio, Banco do Brasil ou Caixa e pagar uma taxa de 5,50 para “Alterações Cadastrais”
9. Esperar 48 horas para a alteração entrar no sistema
10. Agendar novo antendimento
11. Retornar ao CAC
Lá o funcionário me informou que o serviço que o Correio fez estava errado, pois, ao invés de fazerem “Alterações Cadastrais Não Concluídas” o funcionário havia feito o serviço “Alterações Cadastrais Concluídas” e queria que eu retornasse ao correio, pagasse novamente, esperasse as 48 horas, retornasse….
Não sei se foi um surto de desespero, sanidade ou sei lá o que, mas comecei a sacar toda a papelada de toda a minha novela, argumentando que eu tinha feito tudo o que tinham me indicado, tudo anotadinho, pois, de tanto ir de um lugar a outro, já comecei a pedir para os funcionários me “ditarem” o que deveria ser feito. Inclusive, a atendente que havia me orientado (ela que me “ditou” as informações) da outra vez, estava ao lado… Aí, como sendo um “favor”, resolveram aceitar o serviço que o correio havia feito (talvez por ser já no final do expediente deles e eles estarem querendo ir embora logo… Se podia ser assim, porque me mandar devolta aos correios?). Porém, de “castigo” não recebi o protocolo do serviço feito pela receita, que, segundo o funcionário, ele não poderia registrar por conta do erro dos correios…
12. Ufa, depois de toda esta novela, ainda é necessário enviar o protocolo (que eu não recebi) ao cnpq. Enviei o relatório do serviço, que mostra as alterações feitas.
13. Depois de alguns dias sem resposta, precisei fazer atualizações em meu lattes, pois, na instituição onde trabalho, devo encaminhar o meu Currículo, onde constam os dados dos orientados (que precisavam ser atualizados) para marcar suas apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso;
14. Como eu já havia gasto duas das minhas 3 “tentativas” possíveis, fiquei com medo de gastar minha última “tentativa” e ter meu currículo bloqueado. Eu não sabia, mas não é possível salvar o currículo em arquivo sem antes enviá-lo à Plataforma (eu nunca tinha tentado salvar antes de enviar).
15. Por precaução, antes de enviar meu lattes, e com medo que ele fosse bloqueado, tornei a ligar para o 0800 do CNPq para saber se a divergência havia sido sanada. Ressalta-se que não é fornecido qualquer número de protocolo de atendimento. Nesta ocasião, o atendente me informou que a única forma de saber se o problema estava resolvido, era enviando o currículo. Quando eu lhe perguntei o que aconteceria se a divergência ainda existisse, o funcionário não titubeou: “ele será bloqueado!” Espantada com a resposta, perguntei se era necessário bloquear o meu lattes para descobrir se os dados estavam ou não corretos e, novamente, a resposta foi que este era o único jeito.
16. Enviei então um e-mail para o CNPq, informando que a alteração cadastral havia sido feita, solicitando que verificassem se a divergência ainda existia. A resposta foi positiva.
17. Tornei a ligar para o 0800, pois já não sabia mais o que conferir… ali então me deram um telefone de uma central em Brasília: (61) 21089981.
18. Ligando para a central, a atendente confirmou que o dado que havia divergência era o nome da minha mãe.
[!!!!!!!!! Se o CNPq sabe qual é o dado divergente, porque não envia um e-mail mais preciso, indicando onde está o erro?????? Pior, por que informam, várias vezes, que o CNPq não tem acesso a estes dados, se, na verdade, os tem? Pois, se eu tivesse logo este dado, iria logo aos Correios, pagava a tal taxa e resolvia logo o problema!!!!]
19. Informando à atendente que eu já havia feito a ateração, a funcionaria me orientou a retornar ao Centro de Atendimento ao Contribuinte, da Receita, para verificar quando que o dado seria validado.
20. Para a minha sorte, eu havia perguntado, ao atendente da Receita, quando a alteração estaria disponível no sistema, que me informou que imediatamente a alteração já estaria no sistema.
21. A partir disto, ela disse que, então, eu poderia enviar, mas que, como o sistema ainda apontava a divergência, meu currículo seria bloqueado, mas que ela também poderia desbloqueá-lo (!?!?!). Quanto à atualização que eu necessitava no lattes, segundo ela, o CNPq só receberia depois que a divergência fosse sanada.
22. Exausta de tanto vai e volta, comecei a relatar esta mesma história, tão longa quanto está aqui, para a atendente, que ouviu calada e, ao final, disse que era assim mesmo e, se eu quisesse reclamar, poderia enviar um e-mail para a ouvidoria (auditoria@cnpq.br) com cópia para GATI – que ela não soube informar o que era (gati@cnpq.br)
23. O e-mail repassado gati@cnpq.br retornou, diz que o usuário não existe.
Que novela imensa…”

Conclui a minha colega: “tive de ocupar duas vezes a vaga de um funcionário, além das várias ligações ao 146 (você só agenda falando com o atendente), pagos com nossos impostos, para corrigir um erro cometido pela própria receita. Eu tive de pagar por um erro da própria receita. Pior: todos nós pagamos.
Por toda esta novela, me deparei com muitos funcionários (do cnpq, da receita e dos correios) despreparados e desinformados, além de um sistema que não foi feito para facilitar a vida das pessoas.”
Lamentável todo esse acontecimento e o que é pior, isto associado à quantidade de outras coisinhas que fazem da nossa vida na Universidade – na verdade em toda a sociedade! – um verdadeiro inferno. Além do nosso “trabalho intensificado nas federais” (Silva Jr. e Sguissardi, 2009) ainda temos que enfrentar essa loucura burocrática administrativa.
Assim não é possível!
Mas não acreditem que a novela terminou.  Até hoje, passados 20 dias, a novela não acabou!

133 thoughts on “O CNPq, o Lattes e a Receita Federal!

  1. O Meu também está dando divergência no nome da mãe!!! Mas a droga do nome está certo!!!!
    Alguém conseguiu????

  2. Acho que deve estar havendo um erro geral. Também não estou conseguindo e o erro é o mesmo. E preciso cadastrá-lo para dar entrada à bolsa de iniciação científica. Alguém sabe como proceder?

  3. Não consigo tbm…e o nome da mãe é divergente!!O que acontece? Também já fui no site da receita federal e o nome está correto!!

  4. Deu isso comigo de divergência no nome da mãe. Fui na caixa econômica e descobri que quando fui emitir meu CPF eles tinham colocado o nome da minha errado (detalhe: dei todos os meus documentos pra eles). Aí vem a solução: Precisei pagar 5 reais para corrigir meu cadastro para poder cadastrar o meu lattes, sendo que eles que erraram ao cadastrar. Daí, depois de um tempo descobri que não precisava pagar… Era apenas ter visto como o nome da minha mãe estava cadastrado na receita federal e colocar igual. Simples? Não! DESNECESSÁRIO!

  5. O mesmo ocorria comigo. Fui descobrir que na Receita Federal o nome da minha mãe está correto, conforme a consta pelo CPF dela mesma. No entanto, na minha identidade a funcionária que digitou simplesmente ‘esqueceu’, não sei se por preguiça ou o que, de colocar o último sobrenome. Tentei novamente todo o cadastro através de outro e-mail e consegui. Maldita burocracia e falta de preparo.

  6. Estou tentando atualizar o currículo lattes, mas estou passando pela mesma situação, digito o nome certo da minha mãe e o sistema diz que está errado. Isso é um absurdo e quem sofre somos nós que temos que nos sujeitar a este cadastro da plataforma que convenhamos é horrível por conta desse “bloqueio” de segurança por 3 horas que impossibilita as atualizações.

  7. É muita coincidência! O que há de errado com os nomes de nossas mães! Por que o erro esse sempre neste item. Já tem meses que tento concluir o cadastro e nada! E a consulta que faço ao site da Receita também não me dá acesso ao nome dela!

  8. É o BRASIL! Por causa de uma bobeira, perdi uma inscrição. Detalhe há dois anos fui tentar preencher o currículo Lattes e a bobagem foi a mesma. Quanta burocracia! Quanto burrice!

  9. Achei que fosse só comigo, lendo isso tudo e os comentários fico um pouco aliviada, porém, com muita raiva desse negócio todo, concordo com todos e o meu erro é o mesmo, tinha que ter como fazermos alguma coisa em unidade, como eles querem saber mais o nome da nossa mãe do que nós que somos os filhos?

  10. ja faz uma semana que estou tentando me cadastrar mas n consigo por causa do nome da minha mas, o nome ta certo o que tenho q fazer por favor?

  11. Infelizmente estou com o mesmo problema. Sou de SP Capital e pelo que percebi, entre emails e tentativas de falar com o CNPq, tive a mesma resposta, que deveria procurar uma agência da receita federal. Não entendo como isso pode acontecer, se antes da mudança da plataforma era possível efetuar a atualização no lattes. Clara falta de organização e comprometimento do gestor do lattes.

  12. Para problemas com nome da mãe e que tenham feito o ENEM. Entre no site do ENEM, va em “Consultar nº de inscrição”, chegando lá vai ter o nome de sua mãe de acordo com a Receita Federal, como o nome estiver la vc põe no Lattes.

  13. Para problemas com nome da mãe e que tenham feito o ENEM. Entre no site do ENEM, va em “Consultar nº de inscrição”, chegando lá vai ter o nome de sua mãe de acordo com a Receita Federal, como o nome estiver la vc põe no Lattes. :-)

  14. Galera, sou acadêmico do curso de pedagogia, e para entrar na bolsa PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), precisava de ter o meu currículo Lattes, tentei faze-lo, mas quando isso ai salva-lo falava que tinha divergência, não tinha entendido a mensagem e continuei tentando, acabei gastando as minha 10 tentativas e para piorar minha situação fui bloqueado no Sit da Plataforma Lattes.
    Resolvi então buscar na internet como resolver, busquei em vários sits e nos comentários, mais todos somente relatavam o problema e não davam nenhuma alternativa de solução.
    Quando fui fazer minha inscrição para o ENEM deste ano descobri que a divergência estava no nome da minha mãe.

    ENFIM A SOLUÇÃO

    depois que descobri a divergência bastou ir no correio e pagar 5,50 para mudar o nome da minha mãe e gerar um protocolo de atendimento, (que pode ser usado dentro de três meses)e ir na Receita Federal (para mim ficava em aproximadamente 300km) para que eles solucionarem o problema.

    ESPERO TER AJUDADO, SE NÃO ENTENDERAM podem entrar em contato comigo pelo FACEBOOK: https://www.facebook.com/igordionne.santospadovan?ref=tn_tnmn

    att
    VLW

  15. Estou nesta mesma saga de cadastrar meu curricullo, mas como é sabido o nome de minha mãe é dado como divergente. Que droga!!!! Se eu que sou filho não sei, então quem sabe, caramba!!!!!! Já estou muito estressado com isso, e eles como é natural não resolvem nda……

  16. Tou a quase um ano tentando me cadastrar e não consigo por causa do nome da mãe! Fui a receita e o nome da minha mãe está correto! Eu não sei o que acontece, o porquê que diz que está errado… E outra, agora não consigo me cadastrar com meu email, então tentei com outro, mas o mesmo problema persistiu…

    Estou bem preocupada, pois quero tentar mestrado ano que vem e isso vai ser um baita empecilho

    Se alguém tiver uma alternativa, diga! Pois já fui na receita e nos correios e o nome da mãe está CORRETO! mas mesmo assim diz que está errado…

  17. Eu estou com o mesmo problema, isso é um completo absurdo, como assim o nome da minha mãe esta errado ?
    A Receita Federal já confirmou que o nome que eu estou colocando e mesmo assim o site não permite o cadastro!!!!!!!!!!

  18. No meu caso, não consigo nem cadastrar o currículo, pois lá, aparece uma mensagem afirmando que o meu CPF já existe; só que eu nunca o fiz. Estou muito preocupada!

  19. Este país é ridículo.

    Estou voltando para a unicamp, depois de 10 anos, em um auxílio a pesquisa.

    Esqueci que tinha que abrir uma conta no BB para poder receber uma bolsa de auxílio cnpq. Isso já me deixo muito puto pois este banco é um lixo (experiencias das contas do meu pai, mae e irmao).

    Adoro o bradesco na parte de banking online, porque a porcaria do BB?? alguém está ganhando com isso e eu que nao sou.

    Tive alguns problemas para rever meu lattes, nada comparado com o que vcs passaram, mas houveram sim dores de cabeça.

    A minha conclusao nesta volta é de um sistema muito arcaico. Eu cai de costas ao vontar a interagir com o CNPq.

    Até o Pag Seguro (nem vou citar paypal, amazon, ebay…etc) tem um sistema mais esperto que lida com dinheiro, cartoes e contas correntes.

    República do bananal do inferno.

    Sorte a aqueles qeu estao tendo dores de cabeça.

  20. O meu problema é igual ao da maioria!

    dado divergente: nome da mãe

    mas entro na receita faço a consulta e bate com os meus documentos, acontece que a plataforma lattes não aceita!

    q merda!

  21. Eu consegui descobrir o erro sem precisar ir na receita… rsrs

  22. depois deixem recado pra saber se deu certo… vlww

  23. o meu da um erro “o curriculo nao pode ser publicado pois existe uma validação aguardando processamento” mas eu nao tenho passaporte, o que poderia ser isso? disseram que passaporte nao é obrigatorio.. Alguém me ajuda??? púfavor…

  24. Fiz o que o Claudemir escreveu, e deu certo! O nome da minha mãe tá erradíssimo.. Em vez de Carmem Suzana está Carmen Sozana. aff… Coloquei no Lattes e ele aceitou. Depois vou nos Correios para alterar. Valeu!

  25. Obrigado Claudemir, sua dica foi fundamental para descobrir que o nome de minha mão estava cadastrado errado. Valeu!!

  26. Estou com o mesmo problema, não consigo enviar o currículo pois diz que existe divergência no nome da mãe, preciso do currículo com urgência e acontece uma coisa dessa, falta de respeito!

  27. Claudemir MUITO OBRIGADA! Consegui! Finalmente! O absurdo é que a cada cadastro de meus irmãos o nome da mãe está diferente. Agora com calma, seguirei a orientação do Igor Padovan: irei aos correios e após a Receita. Deus te abençoe!

  28. O meu problema também é com o nome da mãe,meu Deus já não sei mais o que fazer preciso muito desse curriculum para participar do PIBID estou em desespero.

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