Untitled

Lançamento do livro Escritos sobre educação, comunicação e cultura, de Nelson Pretto

Será lançado no dia 13 de maio, terça feira, às 19 horas, na livraria LDM da Faculdade de Educação da UFBA, o mais novo livro de Nelson Pretto, Escritos sobre Educação, Comunicação e Cultura, pela editora Papirus. O livro apresenta um mosaico de reflexões do autor sobre diversos temas, que abrange o período da década de 80 até os dias atuais, abordando principalmente temas relacionados com a comunicação, a formação de professores, os livros didáticos, a ciência, as tecnologias de informação e as questões culturais. Nelson Pretto reflete sobre esses temas a partir de um olhar que vincula o cotidiano das cidades e a academia.

O livro propõe uma ampliação do campo de atuação dos profissionais da educação na perspectiva da divulgação científica, hoje intensamente facilitada pelos recursos tecnológicos. O conjunto de textos é composto de artigos, discursos e entrevistas, uns já publicados em jornais e revistas – mas modificados e atualizados para o novo livro –, outros ainda inéditos. Neles, o autor defende que o processo educativo seja questionador, extrapolando o espaço escolar, do ensino fundamental à pós-graduação, em ações políticas que ganhem, literalmente, o mundo.

A apresentação do livro foi escrita pelo reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, que vê no livro “uma espécie de grande familiaridade na leitura dos textos” ao mesmo tempo que, “sentimos uma sensação de estranheza, causada pela maneira como certos problemas são apresentados, pela forma original e inesperada do pensar”.

Para o jornalista baiano Bob Fernandes, autor do texto da orelha do livro, a importância dessa obra é porque ela apresenta a possibilidade de “uma escola menos formal, menos careta, menos atemorizante. Uma escola para o mundo que já é, virá a ser, não para um mundo que já foi.”

Nelson Pretto é professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, pesquisador do CNPq, membro titular do Conselho Estadual de Cultura já tendo sido diretor da FACED por dois mandatos, assessor do Reitor da UFBA Felippe Serpa, superintendente de Projetos Especiais da Fundação Centro Brasileiros de Televisão Educativa (FUNTEVÊ), diretor de Estudos e Análises do INEP e membro da diretoria do Sindicato dos Professores do Estado da Bahia (SINPRO). Foi um dos pioneiros da implantação da internet na Bahia e atualmente dá aulas na Faculdade de Educação da UFBA exatamente sobre as temáticas do livro.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


8 + um =

Arquivos