Archive formaio, 2013

Número da Revista IHU (Unisinos) sobre Kant

Link para o número da Revista IHU dedicado a Kant. Como afirma no Editorial, Examinar o conceito de autonomia em suas diferentes acepções e, sobretudo, analisar a herança e atualidade kantiana para compreendermos os desafios que se colocam em nosso tempo a partir do protagonismo e responsabilidade do sujeito é o tema em discussão da revista IHU On-Line desta semana.

Como resumo do material:

Para Jerome B. Schneewind, professor emérito da Universidade John Hopkins, nos Estados Unidos, e autor do clássico A invenção da autonomia (São Leopoldo: Unisinos, 2001), o iluminismo kantiano pode nos mostrar conflitos insolúveis entre a felicidade e o dever.

O filósofo Oswaldo Giacoia, docente na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, assinala que, reagindo ao “kantismo”, Nietzsche assentou no perspectivismo histórico e genealógico a sua compreensão de autonomia.

O filósofo francês Paul Valadier, acentua que “heteronomia e autonomia são indivisíveis”, e que desde a Renascença europeia a autonomia é cada vez mais reivindicada.

O filósofo e psicanalista Mario Fleig atenta para a contraposição entre uma “sociedade organizada à luz de imperativos morais do tipo kantiano” e outra cujos imperativos egoístas são seu modelo. O delírio de autonomia, observa, surge do imperativo de gozar sem limite.

Os impasses do indivíduo como fundamento do direito são uma das perspectivas abordadas por Daniel Tourinho Peres, professor da Universidade Federal da Bahia – UFBA, que aponta a existência de nexo confuso entre autonomia e individualismo.

Vinícius Berlendis Figueiredo, docente na Universidade Federal do Paraná – UFPR, pondera que para Kant, a autonomia não se basta a si mesma e que a relação entre democracia e autonomia não é evidente.

A pós-modernidade exalta a autonomia e atribui caráter absoluto ao sujeito, que transfere essa prerrogativa à razão, constata Carlos Josaphat, teólogo.

Por fim, Rejane Schaefer Kalsing, professora do Instituto Federal Catarinense, em Santa Rosa do Sul-SC, examina detalhadamente o conceito de autonomia na obra de Kant e pontua a novidade desse sistema em relação ao eudaimonismo aristotélico.

Comentários

Cadernos de Filosofia Alemã

Saíram os números XVII, XVIII e XIX dos Cadernos de Filosofia Alemã, que podem ser lidos (e baixados) no blog do Grupo Filosofia Crítica e Modernidad. Textos de José Carlos Estêvão, Axel Honneth, Pauline Kleingeld, Marcos Nobre e entrevistas com Honneth e Giannotti.

Comentários