Rss Feed
Tweeter button
Facebook button
Myspace button
Delicious button
Digg button

Principal

Você acaba de chegar ao espaço virtual do Grupo Kant da FFCH-UFBA. Seja bem vindo. Aqui você encontrará informações sobre nossas atividades, pesquisas em andamento, realização de colóquios e seminários, encontros do Grupo.

O Grupo realiza suas atividades desde 2003, com encontros semanais.  Coordenado por Daniel Tourinho Peres, dele participam alunos da graduação e pós-graduação da UFBA, com claro interesse na pesquisa em filosofia. Seu objetivo consiste em dar a seus participantes uma sólida formação em filosofia e tem assim, como foco principal, o estudo da filosofia transcendental.  Faz parte dos interesses do Grupo não apenas o estudo dos textos de Kant, mas também de filósofos que, de um modo ou de outro, mantêm dialogo com o filósofo de Königsberg, ou seja, que influenciaram Kant ou que por ele foram influenciados, que buscaram manter distância dele, ou dele se aproximar. Pois o que importa é tomar a reflexão, em seu sentido kantiano preciso, como método da filosofia.

Ainda que com certo predomínio da filosofia política, não há, igualmente, o privilégio de nenhum domínio da filosofia, pois o que importa é a relevância filosófica do trabalho e seu caráter formativo. Além disso, os trabalhos aqui desenvolvidos são pesquisas autônomas, que resultam do interesse de cada pesquisadora ou pesquisador, em qualquer estágio de formação. As discussões em grupo fortalecem esse trabalho individual e autônomo, e dele também se beneficia, na medida em que se chega a uma pauta comum de problemas.

Desde sua criação, em 2003, o Grupo Kant recebe apoio institucional não só da UFBA, mas sobretudo das agências de fomento à pesquisa (CAPES, CNPq, FAPESB), nas mais diversas modalidades. Tais apoios não só tornam possivel a continiuidade de nossas pesquisas, mas viabilizaram a realização dos seguintes encontros: o Colóquio Justiça, Direito e Democracia (2005), em parceria com o Núcleo Direito e Democracia, do CEBRAP, o IV Colóquio Kant: Reflexão e Determinação (2007), com  colegas da PUC-Rio, UFRGS, UFSCAR e UNIFESP e  o  Colóquio Enlightenment e Aufklärung (2008), em parceria com os grupos Empismo, Fenomenologia e Gramática, da UFBA, e Luzes Britânicas, da USP.

Apoio:


Grupo Kant | Criar seu atalho