Primeiro Encontro de Entidades Estudantis de Estudos Jurídicos e Direito da UFBA

Nos dias 08 e 09 de novembro, aconteceu o 1° encontro de Entidades Estudantis de Estudos Jurídicos e Direito da UFBA.
O evento oportunizou espaço coletivo de trocas de experiências e conhecimento onde os grupos, extensões e entidades compartilharam e explicaram o conteúdo das suas atividades, no intuito de atrair mais estudantes e explicitar ao meio acadêmico o impacto sócio-jurídico de suas atuações nas mais amplas áreas do Direito.
Read more“Primeiro Encontro de Entidades Estudantis de Estudos Jurídicos e Direito da UFBA”

Estudante da Faculdade defende seu TCC no Metaverso

Thamires Figueredo, graduada em Direito pela Universidade Federal da Bahia, fez a apresentação de seu TCC no Metaverso, terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais.
Trabalhando com tecnologia em uma Fintech, termo utilizado para designar empresas que oferecem serviços financeiros com processos inteiramente baseados em tecnologia,  e estudando sobre temas relacionados, Thamires ouviu sobre a possibilidade de realizar reuniões em uma plataforma chamada Spacial, onde é possível criar avatares e todo um ambiente virtual, decidiu, assim, usá-la em sua apresentação.
O tema trabalhado em seu TCC foi “Tutela à Propriedade Intelectual nas Transações de NFTs: Uma Análise Jurídica e Prática”, com aprovação nota 10, sob orientação do professor João Glicério de Oliveira Filho.
A principal vantagem nessa modalidade é o “senso de imersão” que acaba por ser explorado através dos sentidos pelo Metaverso, uma vez que prende a atenção por ser algo totalmente novo. “A sensação que tivemos foi de divertimento, apesar de ser um evento acadêmico”, diz Thamires.

Curso de Extensão Advocacy em Direito dos Refugiados

Em 19 de outubro, ocorreu o curso de extensão “Advocacy em Direito dos Refugiados” promovido pela CSVM/UFBA e ACNUR, que desde 2003 implementa a Cátedra Sérgio Vieira de Mello (CSVM) em cooperação com universidades e centros universitários, difundindo o ensino sobre temas relacionados ao refúgio e migração forçada,  promovendo a formação acadêmica e capacitação de professores, estudantes  e servidores dentro desta temática.
A programação de abertura contou com a participação do Reitor da Universidade Federal da UFBA, Paulo César Miguez de Oliveira, do Diretor da Faculdade de Direito (FDUFBA), Julio Cesar de Sá da Rocha, da Diretora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Maria Hilda Baqueiro Paraíso, da coordenadora  do ACNUR, Camila Sombra, dentre outras participações: Letícia Carvalho (Missão Paz),  Mariangela Nascimento (NAMIR UFBA) e Brunela Vincenzi (CSVM UFES).

CARB realiza eventos com os temas “Formas de combate à violência contra mulher” e “Democracia e a Política de Encarceramento da População Negra a partir da Lei de Drogas”

A roda de conversa do CARB teve como objetivo levar o compartilhamento de informações sobre práticas humanizadas na advocacia feminista, uma vez que sua  atuação nos casos de violência contra a mulher, por exemplo, é fundamental desde a abordagem inicial junto à vítima até a intervenção perante o Judiciário, visando garantir o cumprimento das medidas protetivas de defesa física, psicológica, sexual e patrimonial feminina.
Além disso, atravessamentos psicológicos sobre o tema nas demandas judiciais, recursos da lei Maria da Penha e demais assuntos relacionados foram abordados. 

Diante da importância que o Novembro Negro, como sendo momento de amplo debate e discussão em torno da sociedade igualitária que queremos, o debate fomentou discussões acerca do encarceramento da população negra e seus desdobramentos, propiciando não apenas uma consciência centrada na questão racial mas, também, reforçando a importância que os negros têm em todo processo de construção desse País.

SAJU promove  melhorias em suas instalações e evento abordando tema “A FDUFBA enquanto Quilombo em potencial”

No mês de novembro, visando melhorias em suas instalações e na prestação de seu serviço, o SAJU (Serviço de Apoio Jurídico da Bahia), através de sua  Comissão Interna de Estrutura, refez toda a pintura do espaço, instalou novas placas de identificação, tapetes e bebedouros.
Tratando-se de projeto de extensão gerido por estudantes, um dos mais antigos e maiores de toda a Universidade, o SAJU em sua retomada de atividades presenciais continua se empenhando na busca de seus propósitos, prestando assessoria jurídica  à comunidade.
Para informações sobre os serviços prestados, o contato pode ser feito através do telefone (71) 3283-9050 ou e-mail sajubahia@gmail.com 

————————————————————————————-

Com o propósito de “enegrecer” o espaço universitário e promover o fortalecimento da consciência de raça, gênero, território e social,  o Núcleo de Assessoria Jurídica Popular do SAJU (NAJUP) realizou evento chamado “A FDUFBA enquanto Quilombo em Potencial” e foi marcado por uma série de atos e manifestações:

– Varal de poesias de intelectuais negros/as, realizado no dia 03 de novembro;
– Mesa com o professor Samuel Vida, Vitor Marques, Hadassa Freire e Danilo Sodré, realizada no dia 09 de novembro;
– Feira cultural preta, com a Batalha da UFBA e a Drag Brendah Barbiere, realizada em 18 de novembro.

O evento incentivou o verdadeiro significado de Quilombo, que vai além de suas dimensões físicas e espaciais.

Terceira edição do projeto “Quintas Fundamentais” (CEPEJ)

 No dia 22 de novembro, o Centro de Pesquisas Jurídicas (CEPEJ) realizou o projeto “Quintas Fundamentais”, que representa uma parceria entre pós-graduação e graduação, com o intuito de difundir e incentivar a pesquisa acadêmica de qualidade na Faculdade de Direito da UFBA, através de debates e construções conjuntas entre pós-graduandos e graduandos.
Os convidados desta edição foram a mestranda Alexandra Maciel Veiga e o professor permanente do PPGD/UFBA Lawrence Estivalet de Mello, que realizaram exposições sobre a “Reestruturação do Trabalho Docente e Impactos do Neoliberalismo no Campo Educacional”. 

 Estudantes da turma de Prática Jurídica Penal, sob a supervisão do professor Misael França, realizam júri simulado no Fórum Ruy Barbosa 

“Tayó e Kaiodê” (em yorubá, “da alegria” e “caçador da alegria”, respectivamente) tiveram seus destinos cruzados em uma tragédia, cujo cenário foi a madrugada na periferia de Salvador”. Este foi o enredo do Júri Simulado da Turma de Prática Jurídica Penal da FDUFBA, sob a supervisão do Prof. Misael França, ocorrido no último dia 24/11, no Salão 1 do Júri do Fórum Ruy Barbosa. Passando pela violência policial, extermínio da negritude, política armamentista e legítima defesa putativa, o julgamento culminou com a absolvição de Tayó, por 4×3, e com a sensação de mais uma missão cumprida.

Primeira caminhada dos servidores da FDUFBA

No dia 26 de novembro às 07h da manhã, os servidores técnico-administrativos da FDUFBA se reuniram para participar de caminhada no percurso Barra-Ondina, em Salvador. A iniciativa partiu da necessidade de promover práticas saudáveis entre os servidores, uma vez que seus benefícios promovem, também, um bom desempenho no ambiente de trabalho. “Foi um momento de integração e resenha mas também de promoção da saúde. Espero que seja a primeira de muitas que faremos” diz Luis Carlos, organizador da caminhada.
E a próxima caminhada está com data prevista, dia 21/01/2023, também no percurso Barra-Ondina, dessa vez com uma corrida marcada nos Bairros Ondina, Rio Vermelho até a Barra.

MPF realiza pintura na salas de aulas da Faculdade

Em 27 de novembro, aconteceu na Faculdade de Direito da UFBA  a aplicação das provas para Procurador da Republica. Para isso, o Ministério Público Federal (MPF) apoiou a unidade e  realizou a pintura e ajustes nos pisos de 14 das principais salas da Faculdade para a realização das provas.
Essas não são apenas melhorias em sua estrutura, mas representam apoio à universidade pública que vem enfrentado grandes desafios.
A FDUFBA agradece ao MPF e a todos que estiveram diretamente envolvidos na realização desse trabalho, na pessoa da Procuradora da República, Vanessa Previtera Vicente. 

Professor Tagore Trajano e turmas de Direito Ambiental realizam revitalização do Espaço das Artes com apoio do CARB

Visando promover a preservação do Espaço das Artes, o professor Tagore Trajano, responsável pelas turmas de Direito Ambiental da FDUFBA,  juntamente com o apoio do Centro Acadêmico Ruy Barbosa, servidores e a comunidade acadêmica, realizaram conjuntamente a revitalização do espaço. Houve manutenções na parte elétrica, pintura e limpeza. Além da nova arte feita por @doisdetalhes e @srt.as. Também ocorreu plantação de mudas, inclusive de pau-Brasil,  árvore que tem importante significado histórico. A iniciativa foi precedida de conserto das portas de vidro de acesso ao Espaço das Artes com apoio de ex-alunos (as) da FDUFBA e atuação da SUMAI/UFBA

Faculdade realiza Seminário de Pesquisa

Nos dias 06, 07 e 08 de outubro, foi realizado na Faculdade de Direito da UFBA Seminário de Pesquisa, coordenado pela professora Maria Auxiliadora de Almeida Minahim, contando com o suporte dos docentes, como Alessandra Rapacci Mascarenhas Prado, teve apoio importante de monitoras e monitores do quadro de estudantes da unidade durante todo o evento.

Esse seminário contou com diversas apresentações de grupos de pesquisa, estudantes e servidores da FDUFBA. A palestra de abertura foi realizada pela Professora Doutora Petilda Vasquez, sobre o tema “Direito e emancipação”. Na sequencia aconteceu apresentação dos trabalhos acadêmicos, abordando várias linhas de pesquisa em Direito. E para finalizar, o último dia foi marcado por mesa de encerramento, com participação das Professoras Doutoras Ana Flauzina e Marina Possas, além dos lançamentos de livros produzidos pelos docentes da Faculdade.

 O evento foi importante instrumento de troca e divulgação de informações, mostrando que a participação nesses grupos proporciona grandes oportunidades de convivência com outras áreas do conhecimento, desenvolvimento de habilidades, além do aprofundamento de temas de grande relevância pra sociedade.

Reinauguração do Laboratório de Informática da Biblioteca Teixeira de Freitas

A Biblioteca Teixeira de Freitas reinaugurou o Laboratório de Informática. A Biblioteca Jurídica é considerada a mais antiga da Bahia e uma das mais antigas do Brasil.  É considerado um instrumento importante de consulta dos discentes, pesquisadores e pesquisadoras. Para Ana Valéria, bibliotecária, ” O redimensionamento do laboratório significa manutenção de um serviço importante da Biblioteca Teixeira de Freitas”.

Apoio de ex-alunos para melhoria das instalações na Faculdade

 

Memorial da Faculdade de Direito da UFBA 

No mês de setembro,  a FDUFBA com o apoio dos ex-alunos, realizou melhorias no prédio, com instalação de ar-condicionado em diversas salas; aquisição de dobradiças, assentos e outros equipamentos para sanitários femininos e masculinos. Os Agradecimentos da Faculdade vão para os ex-alunos Dante Bonfim,  Ariana Prata e Joaci Goés. No mesmo mês, o Memorial da Faculdade também recebeu para sua pintura a colaboração dos seguintes ex-alunos: Lídia Gonçalves; Rodolfo Barros; Artur Ferrari; Moisés Dantas; Renata Ferrari; Eduardo Jordão; Clarissa Diniz; Tiago Sena; Carlos Oliveira; Rafael Santana e  Márcio Belazzi. O atual site do Memorial apresenta informações adicionais, como a  conservação preventiva da Urna Funerária de Teixeira de Freitas da Faculdade. 

Veja: https://www.memorialfdufba.com.br/#

 Além disso, tivemos a retomada do Espaço das Artes,

local de sociabilidade da comunidade FDUFBA.

Isso foi possível graças ao apoio do ex-aluno Luiz Viana Queiroz

no conserto da porta de acesso. Os agradecimentos também vão para:

docentes, pessoal da cantina, CARB e SUMAI/UFBA.

 

Faculdade começa semestre com instalação de aparelhos de ar e pintura do Memorial

WhatsApp Image 2022-08-17 at 14.03.39
O semestre 2022.2 começou com novidade: campanha coordenada pela Diretoria da Faculdade  e Docentes com ex-alunos(as) possibilitou a instalação de aparelhos
de ar-condicionado nas maiores salas da Faculdade. As unidades de ar-condicionado foram adquiridas por emenda parlamentar e estavam aguardando disponibilidade
de contratação de empresa especializada pela UFBA.
A Faculdade agradece penhoradamente o apoio dos egressos, que em tempo hábil, possibilitaram os recursos para que as salas de aulas estivessem devidamente climatizadas.
O movimento superou as expectativas e estão programadas outras iniciativas de apoio, inclusive com reuniões realizadas e/ou agendadas com Ministério Público Federal,
Justiça Federal, Ministério Público Estadual e Tribunal de Justiça da Bahia. Adicionalmente, recebemos apoio para pintura do memorial da Faculdade de Direito.
 Neste sentido, a Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia agradece penhoradamente o apoio de seus ex-alunos (as):
Aaaron Jorge Cotrim
Abelardo Paulo da Matta Neto
Ana Paula Barros
Adelina de Cassia B O Carvalho
André Sturaro
Antonio dos Santos Carvalho Lima Filho
Catarina Pereira Villarpando
Claudenice  Mayo
Fernando Antonio Silva Neves
Lídia Izabella Gonçalves de Carvalho Lopes
Lidivaldo Reaiche Raimundo Britto
Maurício Kertzman Szporer
Mauro de Azevedo Menezes
Rafson S Ximenes
Rodolfo Nascimento Barros 
Rosane dos Santos Teixeira Garcia Rosa
Silvia Carneiro S Zarif
Sebastian Carneiro de Albuquerque Mello.
WhatsApp Image 2022-08-17 at 14.03.38 (1)

FDUFBA realiza café da manhã de boas vindas para o semestre 2022.2

WhatsApp Image 2022-08-17 at 16.56.53
Professores, estudantes e servidores da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia foram recepcionados com café da manhã de boas- vindas no retorno do semestre 2022.2, nesta segunda-feira (16). O encontro ocorreu na sala de congregação da FDUFBA e contou com a participação do novo reitor da UFBA, Professor Paulo Miguez.

O acolhimento foi iniciado com a apresentação das professoras Ana Verena Magalhães (NUFAP Prograd/IBIO), e Denise Guerra (NUFAP Prograd/Faced), que explanaram o tema “UFBA, ensino e sua Diversidade”.

Logo após a palestra, o reitor da Universidade Federal, Paulo Miguez falou importância da integração. “Hoje estamos aqui recebendo docentes e toda a comunidade da Egrégia . “Para mim é uma honra estar na Faculdade de Direito, aqui fui aluno e membro do CARB, mesmo depois de ter mudado de curso, guardo lembranças dos colegas, dos docentes e servidores”, ressaltou Miguez.

Para o diretor Julio Rocha, o momento foi oportuno para celebrar mudanças nas instalações internas da unidade. “Temos muito a comemorar na volta do semestre presencial com a presença da comunidade na unidade. Instalamos novos aparelhos de ar-condicionado nas maiores salas da Faculdade, reabrimos o Espaço Cultural Raul Chaves, e estamos realizando a pintura do Memorial da Faculdade de Direito. Outra novidade é a renovação do Convênio com a Universidade de Coimbra”, explica o diretor da FDUFBA.

Estiveram presentes também, a vice-diretora Mônica Aguiar, o ex-diretor Celso Castro, a coordenadora da graduação, Claudia Albagli, chefias de departamentos, docentes, servidores e representantes do Centro Acadêmico CARB e diversas entidades estudantis.

Café da Manhã de Boas Vindas FDUFBA

 

NAE e Colegiado na matrícula

IMG-2205 (1)
A Atuação da equipe do Núcleo de Atendimento ao Estudante  (NAE) e do Colegiado da Graduação tem garantido análise e acolhimento presencial das demandas  dos discentes. Coordenado por Luiz Carlos e Josilton Rosado,  o NAE é um  núcleo de acolhimento  que atende os novos discentes quanto para os veteranos. “A matrícula é o momento em que realizamos atendimentos humanizados dos alunos FDUFBA”, ressalta Josilton.
Já o colegiado, está disponível para atendimento sob o comando de  Antônio Carlos Senna, Natan Cruz, Laiane Rocha  e Suzane Tinel. “Fazemos o melhor para atender todas as demandas. Nossa equipe está sempre preparada para receber todas as demandas”, conclui a equipe.

Diretoria da Faculdade de Direito da UFBA participa de atividade na Faculdade de Direito do Largo São Francisco .

Largo do São FranciscoNo dia 11 de agosto ocorreu a leitura da Carta aos Brasileiros e às Brasileiras na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no dia que se comemora a criação da fundação dos cursos jurídicos em 1827.

Presente ao ato à convite do diretor da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, professor Celso Campilongo, o diretor da FDUFBA, professor Julio Cesar de Sá da Rocha avalia que “o respeito ao Estado Democrático de Direito faz parte da origem dos cursos jurídicos pois os juristas têm historicamente o papel de conformar o Estado, a leitura da Carta é a leitura expressão que temos o compromisso de defesa das instituições”, arremata. No mesmo dia e hora, o Reitor da UFBA, professor João Carlos Salles fez leitura da Carta no YouTube da Universidade Federal da Bahia, marcando a posição da Universidade em defesa da democracia.