Fruto de uma parceria com o Projeto UFBA Mostra Sua Cara, que tem como objetivo facilitar a interação entre estudantes de escolas de ensino médio na Bahia com a Universidade Pública, promovendo a troca de experiências e informações profissionais, os alunos do Colégio Estadual David Mendes Pereira participaram de uma visita guiada ao Memorial da Faculdade de Direito no mês de de Julho. Essa iniciativa visa fortalecer o ensino de graduação e disseminar os valores fundamentais da Universidade.
Os estudantes tiveram a oportunidade de assistir a uma aula ministrada pela Professora Sara Côrtes, abordando as complexidades e demandas do Direito enquanto instrumento de garantia dos direitos humanos e promoção da igualdade social, proporcionou uma visão prática e inspiradora aos estudantes presentes. O diálogo estendeu-se também às experiências de alunas de Direito, incluindo uma que teve sua formação no próprio colégio visitado, evidenciando a importância da educação como catalisadora de trajetórias acadêmicas diversas.
A visita guiada pela Faculdade foi enriquecida pela participação ativa de membros do Serviço de Apoio Jurídico da Faculdade (SAJU) e Centro Acadêmico Ruy Barbosa, que contribuíram para uma experiência mais completa e representativa do ambiente acadêmico. O Memorial, espaço carregado de história, despertou o interesse dos visitantes, suscitando discussões sobre a relevância da ocupação equitativa desses espaços por todos aqueles que desejam acessá-los.
Ainda no mês de Julho, os alunos do primeiro ano do Colégio Marista Patamares também vivenciaram essa experiência de conhecer o universo de possibilidades oferecidas pela Faculdade.
O professor Carlos Freitas promoveu um diálogo aberto, onde compartilhou suas experiências e percepções sobre a vivência estudantil na área do Direito, além de abordar aspectos relevantes sobre a profissão e a realidade jurídica tanto na Bahia quanto no Brasil.
A interação não se limitou às palestras, estendeu-se também aos projetos de extensão em parceria com o Centro Acadêmico Ruy Barbosa e a visita à biblioteca, guiada pela bibliotecária Maíra, que proporcionou uma visão dos recursos educacionais disponíveis, enquanto o tour pela faculdade ofereceu uma visão abrangente das instalações acadêmicas.
![](https://blog.ufba.br/informativodaegregia/wp-content/uploads/sites/95/2023/12/359662809_254934913949686_8418182130426094924_n-1-653x653.jpg)
Fonte: Foto reprodução Instagram/@memorialdedireito_uf