Nos dias 20 a 24 de março a Faculdade de Direito da UFBA realizou a Semana de Acolhimento para dar boas vindas à comunidade acadêmica. A semana contou com uma programação de atividades voltadas não apenas a estabelecer as primeiras conexões que são significativas para toda a comunidade acadêmica.
O cronograma de atividades começou com uma Aula Magna inaugural proferida pela Professora doutora Maria Auxiliadora Minahim, no dia 21 de março, no Auditório Raul Chaves, abordando o tema “Percurso”, onde compartilhou um pouco de sua trajetória profissional e suas experiências como professora da faculdade, que desde 1980 tem desempenhado um papel fundamental na formação de muitos estudantes. Durante sua aula inspiradora para todos os presentes a professora perpassou por reflexões acerca dos desafios enfrentados, conquistas alcançadas e as transformações presenciadas no âmbito acadêmico.
A atividade teve como mestre de cerimônia a Professora Alessandra Prado e a abertura se deu pelos professores Julio Cesar Sá da Rocha e Mônica Neves Aguiar da Silva, Diretor e Vice-Diretora da Faculdade, que anunciaram a concessão da ‘Comenda Orlando Gomes’ pela Congregação. Além disso, o coordenador do Programa de Pós-Graduação (PPGD), Professor Daniel Oitaven Pearce Pamponet Miguel, anunciou a continuidade da presença do homenageado como docente.
Ademais, agregando valor e marcando o início da ocasião, foi realizada uma atividade musical conduzida pelo violonista e Professor Mário Ulhoa, da prestigiosa Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, que trouxe, além de tudo, um importante reconhecimento à arte e à cultura. A performance musical não parou por aí, os participantes foram agraciados com as empolgantes apresentações dos professores Sebastian Borges de Albuquerque Mello, Daniela Carvalho Portugal, Misael Neto Bispo da França, enriquecendo ainda mais o evento, além de proporcionar uma prestigiosa homenagem à estimada professora Maria Auxiliadora.
Além disso, para fortalecer e eternizar ainda mais esse momento especial, o Memorial da Faculdade de Direito, em colaboração com a professora Alessandra Rapacci Mascarenhas Prado, organizou uma exposição que retrata a notável trajetória da homenageada, principalmente dentro da instituição. Logo após, a exposição foi para o hall principal da Faculdade e, embora tenha sido de curta duração, todos interessados puderam visitar o Memorial e explorar os arquivos que foram cuidadosamente selecionados e apresentados durante esse período.
Não se pode deixar de prestar os sinceros agradecimentos pelo apoio prestado ao Sindicato dos Professores das Instituições Federais de Ensino Superior da Bahia (APUB/Sindicato), por intermédio do professor José Ponciano de Carvalho Junior, Gemimma Leal.
Agradecimento ao delicioso lanche proporcionado pela equipe de Ticiane Silva, da Cantina da FDUFBA.
Estiveram presentes o Serviço de apoio Jurídico (SAJU), Centro Acadêmico Ruy Barbosa (CARB), Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas (CEPEJ), Núcleo de Competições Internacionais (NCI), Laboratório de Inovação e Direitos Digitais da UFBA (LABIDD) e toda a comunidade acadêmica. A aula inaugural foi uma celebração do conhecimento e um lembrete do impacto e do papel transformador da educação.