Calouros participam de Visita Guiada ao Memorial da Faculdade de Direito 
Calouros participam de Visita Guiada ao Memorial da Faculdade de Direito 

Calouros participam de Visita Guiada ao Memorial da Faculdade de Direito 

No dia 14 de abril de 2023, os novos estudantes tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada ao Memorial da Faculdade de Direito da UFBA. Essa experiência teve como objetivo oferecer uma visão introdutória e histórica da instituição, permitindo um contato na rica trajetória da faculdade ao longo dos anos.

Os estagiários do Memorial, Lucas Mahacri, Mateus Brandão e Juliana Gueiros, sob coordenação de Maria Solenar Nascimento,  foram os responsáveis por conduzir os calouros durante a visita. Com entusiasmo e conhecimento, eles apresentaram os principais pontos de interesse do Memorial, compartilhando informações sobre a história da faculdade, personalidades ilustres que passaram por lá e documentos imprescindíveis para a instituição. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o contexto social e político do período em que a faculdade foi fundada, enriquecendo assim o seu entendimento sobre o papel  que ela possui na formação jurídica e na luta pela justiça social.

O início das atividades do Memorial da Faculdade ocorreu em janeiro de 2012 objetivando custodiar e tratar os documentos produzidos e recebidos pela Faculdade, provenientes de suas atividades administrativas e acadêmicas.

Para garantir a preservação do conhecimento acumulado ao longo da história da Faculdade, os documentos recebem um tratamento técnico especializado. Essa medida se faz necessária, uma vez que esses documentos são imprescindíveis para a instituição, bem como para o ensino e a pesquisa desenvolvidos.

O espaço do Memorial é aberto ao público e é uma oportunidade para estudantes, profissionais do direito, pesquisadores e interessados em geral mergulharem na história da Faculdade de Direito da UFBA e compreenderem a relevância dessa instituição na formação de juristas e na construção do conhecimento jurídico no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *