“Durante esses dias, discutir as perspectivas da sociedade em rede e as transformações do sistema tributário brasileiro renovam nossos olhares sobre uma tributação em conformidade com os pilares da democracia, igualdade e desenvolvimento”
-CEPEJ
O Centro de Estudos e Pesquisas Jurídicas (CEPEJ) da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBA) concluiu sua participação de destaque no II Congresso Internacional de Direito Tributário.
Durante o evento, realizado nos dias 3, 4 e 5 de maio no Teatro L’Occitante em Trancoso BA foram promovidos debates, exposições e compartilhamentos de conhecimento que fortaleceram o compromisso da entidade com a disseminação da pesquisa científica.
A ocasião foi promovida pelo Instituto de Aplicação do Tributo (IAT), uma instituição sem fins lucrativos, voltada ao desenvolvimento de projetos e estudos que explorem novas abordagens e desafios enfrentados no sistema tributário nacional. É presidida desde 2016 pelo Prof. Doutor Tácio Lacerda Gama.
O evento contou com uma programação que incluiu palestras e até um momento cultural, onde houve um coquetel, dois shows espetaculares, com Diego Figueiredo e Mariana Aydar, dois DJs, lançamento de 3 livros, clínica de golfe e exposição de obras de arte, além da entrega do Prêmio Paulo de Barros Carvalho ao vencedor do primeiro concurso de monografias. Foram 180 palestrantes nacionais e internacionais que interagiram de forma dinâmica, em grupos simultâneos com diversos congressistas.
O professor da Faculdade de Direito, Harrison Leite, desempenhou um papel fundamental ao estabelecer uma ponte entre o CEPEJ e o Presidente do Instituto IAT Tácio Lacerda para que os membros do Centro de Pesquisa, composto por estudantes e professores, pudessem trocar experiências e fazer parte de um rico debate entre participantes da iniciativa privada e do poder público.
Com essa participação de destaque no II Congresso Internacional de Direito Tributário, o CEPEJ reafirma seu compromisso com a pesquisa científica, sempre empenhado em continuar desenvolvendo projetos e eventos que fomentem o debate acadêmico e contribuindo para o avanço do conhecimento jurídico no Brasil.