A Revolução que começou pelo rádio
Kelly Ludkiewicz Alves (professora da faculdade de educação da ufba)
Jornal A Tarde, 24/04/2024.
No dia 25 de abril se comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos em Portugal. Também conhecido como 25 de Abril, o Movimento das Forças Armadas, liderado majoritariamente por militares capitães do exército que participaram nas Guerras Coloniais em África, depôs o regime do Estado Novo vigente desde 1933.
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Celebrar o dia mundial do rádio
Kelly Ludkiewicz Alves e nelson pretto (professores da faculdade de educação da ufba)
Jornal A Tarde, 13/02/2024.
No dia 13 de fevereiro celebramos o Dia Mundial do Rádio. A data foi proposta pelos Estados Membros da Unesco em 2011 e proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2012. “O rádio ilumina o passado notável, o presente relevante e a promessa de um futuro dinâmico”, destaca o texto da Unesco para a celebração desse ano de 2024.
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Centenário da radiodifusão educativa no Brasil
Kelly Ludkiewicz Alves (FACED-UFBA)
caíque freire abade (licenciado em história-ufba)
Jornal A Tarde, 29/03/2023.
Em 2023 celebramos os 100 anos da radiodifusão educativa no Brasil com a criação da Rádio Sociedade/RJ, cuja missão era servir de veículo de difusão cultural, artística e educativa, sendo proibido a veiculação de propaganda política, religiosa ou comercial. Para Roquette-Pinto, seu fundador, o rádio deveria ser a escola daqueles que a tinham e, assim, “propagar no Brasil o T.S.F [Transmissão sem fio] como elemento de cultura popular”.
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Entre as cartas e o rádio: alfabetização de adultos e cultura popular nas escolas radiofônicas do movimento de educação de base
Kelly Ludkiewicz Alves (FACED-UFBA)
EDUFBA, 2022.
A obra trata da história da alfabetização de adultos no Brasil, por meio da combinação do rádio com o intercâmbio epistolar, enquanto tecnologias disponíveis à educação, circulação da informação e da cultura na década de 1960, que possibilitaram aos camponeses dar visibilidade as suas demandas pelo acesso à educação e aos limites para sua realização, diante das condições de infraestrutura das escolas radiofônicas, de vida e de trabalho das comunidades. O livro é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca de temáticas relacionadas à alfabetização de adultos, à educação popular, às experiências de educação radiofônica no Brasil e ao estudo das cartas como fontes para a História.
Disponível no Repositório UFBA – Clique aqui para acessar o livro.
O rádio e a educação, a pandemia e a radiodifusão educativa na Bahia
Kelly Ludkiewicz Alves (FACED-UFBA)
Tarcísio Sant’Ana (Mestrando PPGE-UFBA).
Jornal A Tarde, 05/02/2021.
Trata-se do rádio, que por suas qualidades técnicas e potencial de alcance tem sido historicamente um veículo importante de educação no Brasil. As primeiras experiências datam dos anos 30 e desde o início da pandemia não foram raras as notícias sobre o uso de aulas radiofônicas para transmissão de conteúdos escolares, sobretudo, nas zonas rurais onde o acesso à internet é ainda mais precário.
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