Conferência “As cartas e o rádio na história da educação e da cultura popular: a experiência do Movimento de Educação de Base em Pernambuco (1961-1966)”

A conferência aborda a história da alfabetização de adultos no Brasil, a partir da experiência do Movimento de Educação de Base (MEB) e das escolas radiofônicas abertas pelo movimento no estado de Pernambuco, entre os anos de 1960 e 1966. Se analisa o papel do rádio e do intercâmbio epistolar como ferramentas através das quais os camponeses deram visibilidade as suas demandas pelo acesso à educação e aos limites para sua realização, diante das condições de infraestrutura das escolas radiofônicas, de vida e de trabalho das comunidades. Você pode assistir à conferência completa clicando neste link.

Entrevista – Radio Universidad de Salamanca

Entrevista com a professora Kelly Ludkiewicz Alves (UFBA) sobre o rádio como ferramenta para comunicar, entreter e apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Ela conversou com Elisa Duarte, coordenadora do Centro de Estudios Brasileños (CEB) da Universidade de Salamanca, no programa Brasil es mucho mas que samba da Radio Universidad de Salamanca. Você pode conferir a entrevista clicando neste link.

Seminario Historia de La Ciencia: La radiofonía educativa en España: ideas y aplicaciones en la enseñanza (1930-1936)

No dia 23/11/2023, às 07h (Brasil) / 12h (Espanha) acontecerá o seminário “La radiofonía educativa en España: ideas y aplicaciones en la enseñanza (1930-1936)”, organizado pelo Departamento de História da Ciência do Centro de Ciencias Humanas y Sociales (CSIC). Participará do mesmo a Professora Kelly Ludkiewicz Alves (Universidade Federal da Bahia).

Entrevista: O rádio como veículo de educação.

Entrevista com a professora Kelly Ludkiewicz Alves (UFBA) sobre as experiências de educação pelo rádio no Brasil na década de 1960, em especial o Movimento de Educação de Base (MEB). Ela conversou com a jornalista Estela Viana no programa Emissão em Português da RTVE – Espanha. Você pode conferir a entrevista neste link.

Seminário: La inserción social y educativa de la radiofonía en España: discursos e ideales en la revista Ondas (1925-1936).

No dia 27/09/2023, às 13h (Brasil) / 18h (Espanha) acontecerá o Seminário acerca da Inserção Social e Educativa do Rádio na Espanha: Discursos e ideias na revista Ondas (1925-1936). Participarão do mesmo a Professora Kelly Ludkiewicz Alves (Universidade Federal da Bahia) e o Professor Victor Guijarro Mora (Universidad Rey Juan Carlos de Madrid). Mais informações podem ser visualizadas clicando neste link.

Conheça a página da Rede Iberoamericana de História da Educação em Ciências (REDiHEC)

O projeto “História e memória da radioeducação na Bahia (1930-1989): o rádio como veiculo de educação” integra a Rede Iberoamericana de História da Educação em Ciências, a REDiHEC. Trata-se de uma Rede internacional de colaboração, com 26 pesquisadoras e pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa da América Latina e Europa, que se dedicam a estudos sobre o entrelaçamento do mundo científico com os processos de escolarização, de alfabetização científica, de circulação e difusão de seus discursos, bem como a expansão da ciência e da tecnologia no cotidiano.

Na página da REDiHEC é possível conhecer esta e outras pesquisas, além de notícias sobre publicações, eventos e chamadas relacionadas à temática.

Acesse aqui: REDiHEC

O nosso projeto

O Projeto “História e memória da radioeducação na Bahia (1930-1989): o rádio como veiculo de educação” é desenvolvido na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, com financiamento PIBIC-UFBA, e tem como objetivo realizar o mapeamento e a difusão de fontes históricas relacionadas a história da radioeducação na Bahia e em outros contextos. As fontes mapeadas são, em sua maioria, documentos produzidos pelo Movimento de Educação de Base (MEB), pelo Instituto de Rádio Difusão Educativa da Bahia (IRDEB) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Nosso intuito é dar difusão a tais conjuntos documentais por meio do repositório digital, bem como, aprofundar o conhecimento acerca da radioeducação na Bahia e em outros contextos, a partir da publicação de verbetes, podcast e outros materiais sobre a temática. É importante salientar que o projeto encontra-se em andamento, de modo que o repositório e a página web encontram-se em constante atualização.