O QUALIS CAPES, é um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que classifica as revistas científicas utilizadas para a divulgação da produção bibliográfica dos programas de pós-graduação stricto sensu.
A Rede EQUATOR (Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research, no acrônimo em inglês), por sua vez, é uma iniciativa internacional que objetiva promover a transparência e fidedignidade dos relatos dos estudos em ciências da saúde de modo a aumentar a confiabilidade na literatura biomédica.
Será que de fato QUALIS e adesão à Iniciativa EQUATOR se encontram?
E será que isto resulta em variação positiva no desempenho de citação de uma revista em comparação com revistas similares no QUALIS?
O estudo desenvolvido por Helena Fraga Maia (Universidade do Estado da Bahia), Lorena Rosa Santos (Hospital Geral Roberto Santos) e João de Deus Barreto (Universidade Federal da Bahia e membro do GEINFO) encontrou, na amostra pesquisada, que a transparência dos relatos variou de acordo com o QUALIS do periódico, que as revistas que aderem à iniciativa EQUATOR tiveram, no geral, melhor desempenho de citação mas não necessariamente um melhor QUALIS e que as revistas que tiveram um melhor QUALIS não necessariamente aderiam aos checklists da iniciativa EQUATOR, incorrendo em possível perda de transparência no relato publicado (o que é problemático para garantir a idoneidade do relato). Apesar disto, as revistas de maior QUALIS mantiveram o maior desempenho de citação mesmo sem concomitante adesão ao EQUATOR.
Os resultados sugerem na amostra pesquisada que QUALIS, e transparência e reprodutibilidade não se sobrepoem.
O estudo completo é parte do livro Metodologia científica aplicada à Fisioterapia: incertezas, probabilidades e raras evidências, organizado pelas pesquisadoras Cristiane Maria Carvalho Costa Dias e Katia Nunes Sá, e pode ser baixado neste link publicado no Repositório Institucional da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.