Monthly Archives: março 2021

[Produção] Fazendo laço e desfazendo nós

A temporada Mulheres nas Ciências tem o objetivo de socializar as histórias de vida e acadêmica das pesquisadoras mulheres, especialmente as vinculadas ao Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da FACED/UFBA que vencem distintos desafios para concretizar seus projetos de vida e acadêmicos, imergindo no mundo das ciências, formando novos pesquisadores e professores.
O documentário evidencia a força e determinação destas mulheres guerreiras e inspiradoras.
Em seu oitavo episódio, a professora Flávia Goulart Roza, diretora da EDUFBA e professora da Universidade Federal da Bahia, membro da Linha III – Comunicação Científica do grupo de pesquisa GEINFO, conta como foi fisgada para área de produção editorial científica, relatando ao longo da sua vida pessoal e acadêmica o privilégio de realizar sonhos, através da publicação de livros e disseminação na comunicação científica.
A professora Flávia destaca que o diálogo com seus pais, avôs e tias contribuíram para delinear sua trilha “para fazer laços, desfazer nós, entrelaçando, sempre juntando livro a livro, original a original, contribuiu para ampliar o número de leitores e o acesso a livro”.
Este documentário está vinculado aos Projetos de pesquisa: Ciência, Tecnologia e Cultura: delineando novas práticas de aprender e ensinar Ciências através da produção de documentários, financiado pelo Conselho Nacional de Pesquisa – CNPq, coordenado por Lynn Alves; Projeto Educação Colaborativa em Ação Nordeste – EDUCA Nordeste, vinculado ao Programa Ciência na Escola – MEC/MCTIC, sob a coordenação de Andréia Oliveira – UFBA/FACED, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História da Ciência, nos eixos: Produção de materiais curriculares e educativos e divulgação científica.

O episódio está disponível na plataforma YouTube e pode ser conferido clicando neste link:
Disponível também no formato de podcast, no Spotify.

  • Permalink Gallery

    [Produção] Projeto Ciclo de Contação de Histórias SISBI-UEFS

[Produção] Projeto Ciclo de Contação de Histórias SISBI-UEFS

O Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI-UEFS) apresenta o projeto Contação de Histórias. Mediado pela bibliotecária Maria do Carmo Sá Barreto, membro da Linha I – Gestão Institucional e de Unidades de Informação, do grupo de pesquisa GEINFO, o projeto possui a missão de levar informação e entretenimento para os usuários, em formato virtual, ocasionado pela situação pandêmica do Covid-19, vivenciada em nível mundial. A proposta visa a continuidade do vínculo entre biblioteca e usuário, com atividades mensais que acontecem no formato de séries, publicada nas mídias sociais do SISBI-UEFS.

As transmissões das atividades do projeto Contação de Histórias podem ser assistidas através da página do SISBI-UEFS, no YouTube. As séries de histórias podem ser conferidas clicando nos links abaixo.

Série Esperança – A Lenda do Pinheiro de Natal

Série Semana Nacional do Livro e da Biblioteca – A Mulher que Contava Histórias – Adaptação do conto de tradição judaica “O Homem que Contava Histórias”

Série Festival Literário Cultural de Feira de Santana (FLIFS) –  Romeu e Julieta

Série Escritos de Julieta – Felicidade, o que é?

Série Escritos de Julieta – A meu pai

Série Contos Africanos – A história das histórias

Série Monteiro Lobato – Reinações de Narizinho

[Evento] Arquivistas Online 2021

No dia 05 de março de 2021,  Nivaldo Barreto, mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia (PPGCI-UFBA), membro da Linha II – Memória, Patrimônio e Diversidade, do Grupo de Pesquisa GEINFO, liderado pela profª Drª Nídia Lubisco, foi o convidado do II Simpósio Arquivistas Online 2021, que ocorre pelo segundo ano consecutivo. O evento deste ano trata do tema ACESSO E PRESERVAÇÃO 21-30: O NECESSÁRIO PAPEL PROTAGONISTA DOS ARQUIVISTAS. O mestrando participou do painel que trata de Acervos Acadêmicos – A implantação da Portaria MEC 318/2018. O evento conta com a participação de alguns nomes do cenário da Arquivologia nacional.

A transmissão do evento foi realizada através do YouTube e está disponível através deste link.

[Evento] VI Seminário de Estudos da Informação – UFF

No último dia 25 de fevereiro de 2021, aconteceu o VI Seminário de Estudos da Informação, promovido pelo Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal Fluminense (PPGCI-UFF). Nesta edição houve a possibilidade de diálogos interdisciplinares sobre a avaliação e a inovação em pós-graduação nas áreas Sociais e Humanas, considerando discussões epistemológicas e metodológicas da Ciência da Informação para fundamentação e estruturação dos temas apresentados.

Na ocasião, o Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia (PPGCI-UFBA) foi representado com a exposição da pesquisa do mestrando Nivaldo Barreto, membro do Grupo de Pesquisa GEINFO, que atua na Linha II – Memória, Patrimônio e Diversidade, o qual apresentou sua pesquisa intitulada como PRESERVAÇÃO DIGITAL DE ACERVOS PALEONTOLÓGICOS: OS ACHADOS FÓSSEIS DO POÇO AZUL, NA CHAPADA DIAMANTINA/BA – UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, SOCIAL E CULTURAL DE NOVA REDENÇÃO/BA, orientado pela profª Drª Nídia Lubisco, líder do GEINFO.

A transmissão do evento foi realizada através do YouTube e está disponível através deste link.

 

[Notícia] Publicação de Artigo – Revista PontodeAcesso

A última edição da Revista do Instituto de Ciência da Informação – PontodeAcesso traz a publicação de artigo científico da profª Drª Flávia Garcia Rosa, membro do GEINFO, pesquisadora da linha III – Comunicação Científica e da Me. Davilene Souza Santos, sob o título ” O movimento de acesso aberto e a UFBA: Dez anos de implantação do Repositório Institucional”. Esse trabalho é o resultado de mapeamento das produções acadêmicas e científicas realizadas sobre o repositório, seja como objeto de estudo ou como base para fontes de informação.

A pesquisa publicada descreve a questão do Acesso Aberto no cenário internacional até sua chegada ao Brasil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), em 2005. O estudo é realizado a partir do Repositório Institucional (RI) da UFBA, fruto da continuidade dos estudos da profª Drª Flávia Rosa.

A Revista do Instituto de Ciência da Informação – PontodeAcesso é uma publicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com temas relacionados a área da Ciência da Informação.

Você pode conferir a publicação deste trabalho através deste link.

Boa leitura!