Monthly Archives: setembro 2020

[Lives] Três conversas sobre comunicação científica

Charles Dickens abriu o romance A Tale of Two Cities escrevendo “Foi o melhor dos tempos, foi o pior dos tempos, foi a idade da sabedoria, foi a idade da tolice, foi a época da fé, foi a época da incredulidade, foi a estação da luz, foi a estação das trevas, foi a primavera da esperança, foi o inverno do desespero, tínhamos tudo diante de nós, tínhamos nada diante de nós.” Essas e outras ambiguidades emocionais e intelectuais do nosso estar-no-mundo aparentam percorrer diversos episódios da história humana marcados por aceleradas mudanças sociopolíticas. Foi assim na emergência do pensamento científico, da ciência e da comunicação científica e está sendo assim neste presente momento com aceleração de processos comunicacionais a partir da pandemia de COVID-19, que põe em evidência diversas contradições do ecossistema de publicação científica com as quais estávamos acostumados a viver quietamente.

Neste momento tumultuado de nossa história, dotado de tragédias mas também de possibilidades, no intuito de discutir confiança/desconfiança na ciência e alfabetização científica na interface entre comunicação científica e comunicação jornalística da ciência, o Centro de Medicina Baseada em Evidência da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública reuniu médicos, jornalistas e pesquisadores na Live Alfabetização científica da sociedade transmitida em 21/08/2020. Participaram a jornalista da Folha de São Paulo Cláudia Collucci, o professor titular de cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e chefe do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre Flavio Danni Fuchs, o professor associado do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da Universidade Federal do Rio de Janeiro, embaixador da ASAPBio e membro da Iniciativa Brasileira de Reprodutibilidade Olavo Amaral e o editor executivo do portal BAHIANA Journals João de Deus Barreto, membro da linha de Comunicação Científica […]

[Notícia] Publicação de Artigo – Revista BIBLOS

A última edição da Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – BIBLOS traz a publicação de artigo científico da profª Drª Flávia Garcia Rosa, membro do GEINFO, pesquisadora da linha III – Comunicação Científica e da Me. Davilene Souza Santos, sob o título ” Os Programas de Pós-Graduação da Área I da Universidade Federal da Bahia e a Relação com o Repositório Institucional”. Esse trabalho é o resultado de sua dissertação, defendida em outubro/2019 pelo Programa de Pós-Graduação Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (EISU) no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA).

A pesquisa publicada aborda a questão do Acesso Aberto e trata de estudo realizado a partir do Repositório Institucional (RI) da UFBA, mapeando o seu uso pelos Programas de Pós-Graduação da Área I da instituição, dando continuidade a pesquisa iniciada no doutorado da profª Drª Flávia Rosa. O trabalho espera despertar no grande público interesse em conhecer, através da disponibilidade de conteúdo em acesso aberto, os resultados das pesquisas desenvolvidas no âmbito da UFBA e também fomentar a cultura por parte dos programas de uso mais intensivo do Repositório Institucional como plataforma de disseminação dos conhecimentos produzidos pela instituição.

A Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação – BIBLOS é uma publicação semestral da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com temas relacionados a área da Ciência da Informação.

Você pode conferir a publicação deste trabalho através deste link.

Boa leitura!

[Live] Registros de Informação – SIBI/UFBA

No último dia 16/09, a edição do Registros de Informação, promovido pelo Sistema Universitário de Bibliotecas da Universidade Federal da Bahia (SIBI/UFBA), transmitida pelo Facebook do SIBI e disponível pelo YouTube através deste link. O tema abordado foi: “Avaliação de Biblioteca Universitária segundo os Instrumentos do MEC” .

A live contou com a participação da Mestra e Bibliotecária do SIBI/UFBA Flávia Bulhões, sob a mediação da profª Drª Nídia Lubisco, líder e pesquisadora do GEINFO, que atua na linha I – Gestão Institucional e de Unidades de Informação.

O Projeto Registros de Informação que acontece todas às quartas-feiras às 17h por meio de uma transmissão ao vivo pela Internet, onde se apresentam bibliotecários e outros profissionais do SIBI/UFBA juntamente com professores do ICI/UFBA. Os temas abordados dizem respeito aos projetos ou pesquisas concluídos ou em desenvolvimento. A mediação é feita por docentes, bibliotecários, arquivistas ou outros profissionais convidados.

O evento visa divulgar estudos, pesquisas, serviços, produtos de interesse da universidade, principalmente tratando questões na área da Ciência da Informação, trazendo soluções técnicas e tecnológicas, inovações temáticas, questões sociais emergentes, entre outros assuntos. Traz consigo a relevância de mostrar ao público em geral o conhecimento acerca das produções nos campos da Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e áreas afins.

  • Permalink Enecult 2020Gallery

    [Live] Mesa da Coleção Cult hoje (17/09), às 19h no YouTube

[Live] Mesa da Coleção Cult hoje (17/09), às 19h no YouTube

Como parte da programação do XVI Enecult – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, acontece hoje (17/09), às 19h, a live Mesa da Coleção Cult.

Com transmissão online através deste link, a mesa contará com os pesquisadores Flávia Rosa, Gisele Nussbaumer, Leandro Colling, Linda Rubim e Albino Rubim, todos docentes da Universidade Federal da Bahia. Flávia é diretora da Editora da UFBA (EDUFBA) e participa da linha III do GEINFO – Comunicação Científica.

A Coleção Cult – Criada em 2007, a Coleção proposta pelo Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), faz parte do catálogo da EDUFBA e objetiva ampliar e acelerar o intercâmbio entre os estudos de cultura e seus autores ao publicizar reflexões sobre a área da cultura em uma perspectiva multidisciplinar. A coleção já conta com 32 títulos publicados, alguns dos quais podem ser acessados gratuitamente no Repositório Institucional da UFBA.